Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Tobi Norris

Motor para automação de porta

Recommended Posts

Pessoal, pretendo criar um projeto com arduino para abertura de uma porta de correr. Dúvidas:

1 - Qual motor utilizar até 5v? Não precisa ser muito rápido ou ter muito torque, pois a porta está em um trilho que desliza levemente.

2 - estou pensando no caso de alguma obstrução, portanto gostaria de adicionar algum dispositivo para "patinar" minha correia nesta situação, igual aqueles de parafusadeira. Não pretendo usar sensores de presença.

Alguma sugestão? De preferência motores baratos, pois inicialmente será apenas uma prova de conceito, depois posso colocar algo mais profissional.

Obrigado 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Tobi Norris Com 5 volts fica complicado... mas você pode tentar usar o 28YBT-48 :v dependendo do peso da porta e da redução de atrito que ela sofra...

No mercado livre, você encontra ele por um valor +- de R$ 16,00

Editado por Carlos Zanon

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Pensei em 5V por conta do arduino, mas posso usar uma fonte 12v se for o caso.

Compartilhar este post

Link para o post
    9 horas atrás, Tobi Norris disse:

Pensei em 5V por conta do arduino, mas posso usar uma fonte 12v se for o caso.

Motor de 5V é difícil de achar um bem potente, os mais comuns são de 12 ou 24V.

Sobre os 5V para o arduíno não há problema, alimente o seu motor com uma fonte de 12V e use um 7805 para obter os 5V.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que alimentar motor mesmo que 5v com as portas do Arduíno pode não ser uma boa ideia. Existe uma limitação de corrente máxima de 40mA por porta. Uma solução pode ser usar um motor comum  usando um relé ou um mosfet para alimentar e endstops para o fim de curso.

Compartilhar este post

Link para o post
    1 minuto atrás, I-niciusv disse:

Creio que alimentar motor mesmo que 5v com as portas do Arduíno pode não ser uma boa ideia. Existe uma limitação de corrente máxima de 40mA por porta. Uma solução pode ser usar um motor comum  usando um relé ou um mosfet para alimentar e endstops para o fim de curso.

Isso non ecziste!

Impossível ligar qualquer motor direto na saída do Arduíno, PIC ou qualquer outro circuito integrado digital. As saídas desses integrados são apenas sinais para serem aplicados a transistores.

Por isso mesmo é muito melhor usar motor de 12V ou tensão maior, pois vai precisar de transistores, Mosfets ou Relès.

Esses componentes em sua maioria foram feitos para tensões maiores que 5V.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Isso mesmo, não vou ligar o motor na alimentação do arduino não, devo seguir a ideia de uma fonte 12v para o motor com 7805 para chegar nos 5v do arduino.

Alguém tem alguma ideia sobre como colocar um sistema de fricção para patinar  minha correia?

Compartilhar este post

Link para o post
    14 horas atrás, Mestre88 disse:

Isso non ecziste!

:huh: Acho que me expressei mal, quando falei em usar mosfet ou relé era para controlar a alimentação de uma fonte. Por isso falei dos 40mA por porta que não dá pra nada. Só quis reforçar o que você já tinha falado antes...

Sobre a fricção, polias lisas devem patinar de acordo com a tensão na correia.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais