Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito temporizador com 2 tempos definidos


Posts recomendados

Olá , to precisando ajuda com um circuito temporizador. 

 

O que preciso e que ao precionar um botão acione e mantenha acionado um relé por 3 a 4 segundos e ao precionar outro botão acione o relé (poder o mesmo ou outro rele )por 7a 8 segundos

 

agora vem a parte difícil (interessante ) eu tenho uma fonte 29v 1.5A que alimenta um circuito de sensor de toque que é usado pra reverter a rotação de motores dc.ou seja troca positivo pra negativo nas saídas, ele tem 2 relés internamente. 

 

E o que quero seria isso ao tocar num sensor aciona se o relé por 3 a 4 segundos e ao tocar no outro aciona se o relé por 7 a 8 segundos.

 

seria possível montar um circuito assim?

agradeço por toda ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

O que preciso e que ao precionar um botão acione e mantenha acionado um relé por 3 a 4 segundos e ao precionar outro botão acione o relé (poder o mesmo ou outro rele )por 7a 8 segundos

Simples, só montar dois temporizadores separados. Se for usar o mesmo relé "junte as pontas" das duas saídas usando a lógica OU.

3 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

E o que quero seria isso ao tocar num sensor aciona se o relé por 3 a 4 segundos e ao tocar no outro aciona se o relé por 7 a 8 segundos.

Implemente o circuito de toque aos temporizadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Qual circuito temporizador devo usar já que a fonte e 29v, o 555 e fora de questão já que ele suporta ttensões até15v.

Testei esse da foto e funciona , essa lista de componentes pra 12 v

 

T1 e T2 – Transistor BC548 ou BC547

R1 –  resistor 100 Ω x 1/8W

R2 e R3 – resistor 10 k x 1/8W

R4 –  Potenciômetro ou Trimpot de 500 k

C1 – Capacitor  Eletrolítico 220uF x 25v

 

pra 29v troquei T1 e T2 por bc337 , R1 usei 680r, R2 e R3 usei 38k  e C1 usei de 47 uf por 100v  e funcionou.

 

Esses valores estão bons preciso mudar algo?

Penso em usar 2 relés, e por serem difíceis de achar os de 29v usarei de 12 v com lm7812.

Por isso pergunto se posso usar o 7812 pra 29v já que o tempo Max que ele será usado e apenas 8 segundos? 

 

 

 

 

2017-05-20-13-47-45-1481987235.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Mestre88 disse:

Se vai usar 7812 pra alimentar o relê, nada impede de usar o 555. 

Como a potência é baixa não há problema com a alimentação de 29V. 

Logo de cara pensei nesse circuito transistorizado, só que para temporizador uso um único transistor. 

Claro porque nao pensei nisso antes ,coloco os reguladores de tensão nas saidas do sensor de toque , assim posso usar o circuito original ou um 556, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim@Mestre88 pretendo juntar os dois, penso q teria que ser 2 reguladores pois os sensores inverte a polaridade na saida, pois originalmente era usado pra reverter rotação de motores DC.

assim eu pegaria o GND direto na fonte pra todo o circuito , e os positivos nas saida do sensor de toque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim motor foi eleminado

 

na primeira foto a parte de toque do sensor

Na segunda foto os fios sao 

verde : vcc do circuito toque

branco: Gnd do circuito de toque

amarelo: positivo se tocado no sensor 1 e negativo se tocado sensor 2

preto: negativo se tocado no sensor 1 e positivo se tocado sensor 2

4° foto e da fonte

5° foto parte interna do circuito  sensor de toque (note os relés que fazem a inversao de polaridade )

Ultima foto do circuito de toque completo.

20170521_151124.jpg

20170521_151151.jpg

20170521_151228.jpg

20170521_151403.jpg

20170521_151539.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora sim eu entendi, eu não estava entendendo que o circuito de toque era algo comprado, pensei que foi algo que você fez.

O que você tem que fazer é usar os fios amarelo e preto para disparar os temporizadores.

Usando este circuito que eu postei em outro tópico fica fácil:

imagem89.GIF

Ali onde eu coloquei o pressostato, você liga o fio preto ou amarelo. R3 deve ser eliminado.

Regule C1 e R1 para o tempo que você quer, no caso aí é pra 1 segundo.

Na saída da fonte coloque o 7812 pra alimentar os circuitos.

Poderia fazer com transistor mesmo, mas esse circuito é mais simples pra eliminar o efeito Flip-Flop do sensor de toque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Jaime Francisco da Silva disse:

então tera que ser dois circuitos mesmo , e cada um com seu lm7812,  um para cada tempo ...

Não, um único 7812 alimenta tudo ele será ligado na fonte, o pino 1 dele você liga no fio verde e o 2 no fio branco.

A saída vai para o 555 e os relès.

O fio preto você liga no capacitor C2 do meu desenho e o amarelo no outro capacitor do segundo circuito.

Precisa de dois temporizadores, pode usar o 556 ou dois 555. Um para 4s e outro para 8s.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 mas o circuito com sensor de toque precisa ser alimentado com os 29v, ate porque tem 2 reles interno de 28v, logo na saida dos fios amarelo e preto saem 29v , por isso digo que precisa de 2 reguladores de tensão.

oo poderia ligar os 29v no 555?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
2 horas atrás, Mestre88 disse:

É só fazer uma "cascata" monte um terceiro circuito igual e ligue o capacitor de 100nF na saída (pino 3) de um dos dois circuitos já existentes.  

beleza, agora a parte fácil Kkkkkk,

Como fazer os dois Circuitos acionarem o tempo desse terceiro circuito?  

Tinha pensado em 2 diodos 4148 assim

Pino 3 de um 555---------->|saida|<--------pino 3 do outro 555

 

Funciona?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

57 minutos atrás, Mestre88 disse:

Sim, eu ia falar pra você fazer assim. Mas acabou que ontem não deu tempo. 

A R1 da porta tem que ser menor que 22k. 

4,7K é um bom valor pra não forçar muito a saída do 555.

Usei de 1k e ta funcionando bem, devo alterar pra não ter problemas futuros?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...