Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Investir em 1155 ou partir pro Ryzen 5?


Posts recomendados

Fala galera, beleza?
Seguinte, atualmente tenho uma h61 + i3-2100 , 2x4Gb DDR3 1333Mhz e Rx 470 4GB.

Estou sofrendo muito com gargalo.. Jogar tem sido uma experiencia chata, pois o uso de GPU cai lá embaixo e sobe, parece uma senoide infinita.. O processador, na maioria do tempo, está entre 90 e 100% de uso, chegando até 76º. 

Enfim.. Não da mais..
Tenho minhas ultimas economias guardadas aqui e estou pensando em comprar um kit com Ryzen 5, visto que ele me pareceu mais interessante do que o i5 7400..
Só que esses dias resolvi procurar no mercado livre e vi que é possivel comprar um i7 3770 por cerca de R$800.. A questão é, se eu comprar esse i7, eu vou ficar preso aos meus 8GB, porque a H61 só tem 2 slots e também não poderei usar o USB 3.0 do gabinete, pois ela nao tem suporte..

 

Quero fazer uma decisão "sábia" , pois não pretendo mexer em nada, a não ser a placa de video, nos proximos 4/5 anos. E quero escolher algo que daqui 4 anos ainda aguente levar uma serie 60 da nvidia ou serie 80 da AMD, sem sofrer igual meu i3 sofre.. 

Resumindo, eu sei que ambas as opções supririam minhas necessidades atualmente. Mas visando em ficar mais uns 4/5 anos sem mexer em nada, compensa mais comprar esse 3770 usado ou montar o setup novo com o Ryzen 5?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zeroso Para o intervalo de tempo que você pretende ficar sem mexer na configuração do PC vale a pena, se dinheiro não for problema, montar uma nova plataforma AM4.

 

Se bem que trocando os seus 2 módulos de 4 GiB por 2 de 8 GiB e pondo um i7 3770 sua plataforma atual durará um bom tempo. Você tem de ver quanto tem para gastar, comparar o preço de um i7 3770 e 2 módulos de 8 GiB (R$ 1.079,98) com o preço que você pagaria pela configuração AM4 que tem em mente e ver qual é mais vantagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu montei essa config em 2012. De lá pra cá, eu só fui trocando a placa de vídeo, conforme a que eu estava usando não estava mais atendendo as necessidades. 

O que quero fazer agora, é exatamente a mesma coisa, entende ? Investir em algo que vai conseguir levar a vida por esse tempo. 

Quanto aos preços, eu olhei aqui é o módulo de 8GB DD3  tá com uma diferença de 10 a R$20 pro DDR4 . O processador tá mais ou menos na mesma faixa também do i7 usado. Basicamente, entre uma opção e outra  eu gastaria com a placa-mãe. 

Questão do dinheiro, eu tenho um pouco de grana que estava juntando pra fazer esse upgrade.  Eu quero fazer igual fiz com o i3, gastar uma vez pra depois ter que gastar de novo daqui uns 5 anos ...

 Não sou o tipo de cara que atualiza PC todo ano e tal.. fiquei 2 anos com uma gt 520 , depois mais dois é meio com uma 750ti, esse ano peguei a RX 470 e espero que ela viva mais ou menos esse tempo.  Obrigado pelas dicas, vou fazer mais uns orçamentos e retorno aqui.

 

adicionado 2 minutos depois

@Zeroso @danielmarinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

 

Recomendo voce nao pegar o Ryzen 5 pelo fato de voce ter mencionado sobre sue orçamento. voce vai gastar em torno de 450 à 600 em uma mobo AM4, mais uns 850 à 1100 dependendo do modelo do R5, e mais uns 280 à 350 reais na memoria ddr4. Minha sugestao, é atualizar a BIOS de sua placa-mãe, investir em um I5 (3450, 3470, 3550, 3570) ou ate mesmo em um I7 3770 (Já achei ele por 700 reais), Comprar se preferir 1 modulo de 8GB ddr3 para totalizar 12GB de RAM que voce tera. Dependendo do modelo de sua MOBO, ele segurara bem, e o melhor, Sandy Bridge e Ivy bridge ainda detonam no mercado do hardware, eu mesmo tenho um I7 3770 a quase 1 ano e nao precisarei trocar ele por uns 3 a 5 anos pois o desempenho dele ainda é espetacular desde seu lançamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Zeroso disse:

Cara, eu montei essa config em 2012. De lá pra cá, eu só fui trocando a placa de vídeo, conforme a que eu estava usando não estava mais atendendo as necessidades. 

O que quero fazer agora, é exatamente a mesma coisa, entende ? Investir em algo que vai conseguir levar a vida por esse tempo. 

Quanto aos preços, eu olhei aqui é o módulo de 8GB DD3  tá com uma diferença de 10 a R$20 pro DDR4 . O processador tá mais ou menos na mesma faixa também do i7 usado. Basicamente, entre uma opção e outra  eu gastaria com a placa-mãe. 

Questão do dinheiro, eu tenho um pouco de grana que estava juntando pra fazer esse upgrade.  Eu quero fazer igual fiz com o i3, gastar uma vez pra depois ter que gastar de novo daqui uns 5 anos ...

 Não sou o tipo de cara que atualiza PC todo ano e tal.. fiquei 2 anos com uma gt 520 , depois mais dois é meio com uma 750ti, esse ano peguei a RX 470 e espero que ela viva mais ou menos esse tempo.  Obrigado pelas dicas, vou fazer mais uns orçamentos e retorno aqui.

 

adicionado 2 minutos depois

@Zeroso @danielmarinho

 

Então vai de Ryzen sem titubear. Só te aconselho a comprar um bom Ryzen, para não sofrer de gargalo devido ao processador como você está sofrendo tanto agora, já que tem uma VGA muito mais potente do que as que o seu i3 pode levar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Marinho Então, cara, eu tenho no total de R$ 1700,00 que venho juntando há quase um ano e meio,  justamente pra um UP de processador. Analisando os preços em lojas online, vi que da pra pegar um Ryzen 5 1600 com 8Gb de memoria e uma mobo que tenha slot sobrando, pra caso eu precise colocar mais 8GB no futuro. Já no lado Kaby Lake, eu vi que com essa grana ou eu só consigo i5. Logo, eu acho que pensando no futuro, o R5 1600 é mais vantagem que um i5(posso estar errado, claro). Cheguei até considerar o 7400, mas na minha opnião, esse processador nao vale o preço que é vendido(800), logo fui estudar os Ryzen..

Se eu tivesse uma placa-mãe da linha Z, eu ja teria pego o 3770, mas o meu medo é der dor de cabeça com as limitações dessa H61 ou mesmo ela dar problema e eu ter que correr atrás de alguem com placa 11151 pra vender.

 

Cara, você acha que um i7 3770 usado(nao sei as precedencias, mas o vendedor disse estar 100%), mais esse meu kit vai aguentar o tranco daqui uns 4/5 anos? 
outra, Com esse valor, o Ryzen 5 1600 é a melhor escolha que eu estaria fazendo, ou da pra conseguir algo melhor(pensando no futuro) ?

aaah e valeu pelas dicas xD

adicionado 2 minutos depois

 

adicionado 3 minutos depois

Galera, gostaria de agradecer a todos pelas dicas, ainda estou com um pouco de dúvidas, mas graças a vocês estou "caminhando" . Meu maior medo mesmo é gastar essa grana, que custei pra juntar, de forma "indevida" ou não gastar da melhor forma possível , e depois ficar choramingando aqui jhasdvgouydfgf5df4g65srgeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Zeroso disse:

Cara, você acha que um i7 3770 usado(nao sei as precedencias, mas o vendedor disse estar 100%), mais esse meu kit vai aguentar o tranco daqui uns 4/5 anos? 

 

Não.

 

1 hora atrás, Zeroso disse:

Com esse valor, o Ryzen 5 1600 é a melhor escolha que eu estaria fazendo, ou da pra conseguir algo melhor(pensando no futuro) ?

 

Recomendo um Ryzen 7, pois estamos falando de 5 anos e você sabe muito bem com o seu i3 a dor de cabeça que você teve e está tendo com gargalo. Estou me baseando na minha experiência própria e não no que os Mr. Teoria vivem dizendo, pois em 2013 eu queria montar uma máquina para, assim como você, só montar outra partindo do zero depois de no mínimo 5 anos, sendo assim apostei e no FX mais forte da época, o 8350 e não me arrependo. Por isso que lhe recomendo comprar um Ryzen 7 seja ele qual for, pois os Ryzen 7 são os melhores AMD desta época e nunca se esqueça: você está montando uma máquina para não ter dor de cabeça com gargalo nem com as VGAs lançadas daqui há 5 anos.

 

Você comprou um intel de entrada, o i3 em 2012 e sabe o que está sofrendo com gargalo hoje, 5 anos depois. Eu comprei o AMD topo de linha da época, o FX 8350 (hoje defasado em comparação aos Kaby Lake e os Ryzen), quase na mesma época e sei o que não estou sofrendo com gargalo mais de 4 anos depois com uma VGA atual igual à sua, embora em 2013 muitos dissessem que o FX 8350 era desnecessário, que seus 8 núcleos não seriam utilizados, que nem eram reais e aquela baboseira toda. Só que se eu fosse no FX intermediário da época, o FX 6300, que era mais do que suficiente para jogos em 2012/13 diga-se de passagem, eu estaria lenhado hoje como muita gente que conheço, mas não estou, tanto que não penso em mudar de plataforma até o segundo semestre de 2018.

 

Já coloquei todos os meus argumentos neste tópico, espero ter ajudado, boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zeroso Pode pegar um R5 sem medo, é um investimento muito melhor que um i5 atual. Eu recomendaria até um i7-3770 ao in vez de um i5 devido as limitações de threads.

 

R7 1700 não tem la muita necessidade, a não ser que vá fazer edição de videos, VMs, ou tarefas bem pesadas.

 

Pode pegar um R5 1400 mesmo, e daqui a uns 3~4 anos pode pegar um proc para um up sem trocar o kit todo, ou simplesmente manter ele. Mas, se pode pegar o 1600, vai firme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ooopa! Muito obrigado a todos que aqui comentaram, graças aos comentarios de vocês pude perceber que nada adiantaria pegar um kit muito de entrada agora pois ele não duraria os 5 anos que eu tanto almejo. Valeeeeeeeeeeew galera! Espero que outras pessoas com as mesmas dúvidas, possam chegar até esse fórum um dia e conseguir se decidir xD 
Então, o que eu acabei fazendo foi o seguinte:
Como eu precisava resolver isso rápido e a grana não daria pra pegar um kit melhorzinho, resolvi pegar o i7 3770 . Mas vou continuar juntando pra quando ele nao der mais conta poder comprar algo realmente f*da.
O negocio é o seguinte, ele chegou hoje e estou tendo uns problemas com superaquecimento. Se puderem me dar um help, criei um topico detalhando a situação: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...