Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nobreak semi-senoidal, devo arriscar no meu sistema?


Posts recomendados

Fala pessoal, tudo certo?
Não sei se estou na seção certa do fórum, se eu fiz algo errado me perdoem.

Todo mundo (ou a maioria das pessoas, pelos menos) sabe que existe o drama das fontes PFC Ativo conectadas à nobreaks de onda semi-senoidal no inversor. A questão é que estou querendo comprar o nobreak WEG Personal 1200VA semi-senoidal e quero utiliza-lo no meu PC (Fonte ATX Corsair CX 750W) que possui PFC Ativo. Ao contrário dos nobreaks da SMS, no manual desse nobreak da WEG não fala nada sobre utilizar o equipamento em fontes PFC Ativo.

A minha grande dúvida:
Devo arriscar comprar esse nobreak e utiliza-lo no meu sistema?
Quero saber a opinião de vocês!

Por mais que seja uma melhor opção, nobreaks com onda senoidal pura além de serem muito caros "são mais do que eu preciso". Acredito que esse tipo de equipamento tenha uma finalidade mais profissional. Meu objetivo é só desligar o PC, em caso de energia interrupta para evitar a perda de dados. Não vou utilizar meus equipamentos quando a bateria estiver alimentando o meu sistema. 

MANUAL DESSE NOBREAK DA WEG: http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/WEG-nobreak-personal-50040923-catalogo-portugues-br.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sic14

 

Vai trocar seis por meia dúzia e ainda aumentar seus custos com manutenção pois deve ter duas baterias.

 

O @_rau_ , que entende desse assunto, costumava usar um nobreak da APC de 600VA alimentando um PC com fonte com PFC ativo sem problemas e ainda indicava o aparelho aqui no fórum.

 

Primeiro que não é todo o dia que as baterias entram em operação e segundo que quando entram não costumam ficar mais de 15 minutos alimentando o PC com onda quadrada.

 

Então o risco de danos me parece pequeno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ 

 

Primeiramente, muito obrigado pela resposta.

 

Eu penso nesse nobreak para solucionar o meu problema de excesso de piques de energia. Acredito que seja uma boa solução. Não entendi a parte de trocar 6 por meia duzia. 

Você citou ali que preciso ter duas baterias. Não entendi bem ao certo. Uma de reserva?

 

Tenho uma outra dúvida: Suponhamos que, se meu computador conectado no nobreak e em caso de uma queda de energia elétrica a bateria comece a alimentar o meu sistema com essa onda quadrada. Logo após a energia elétrica de minha casa voltar eu preciso reiniciar o nobreak para o meu PC voltar a ser alimentado com uma onda senoide normal (direto da tomada) ou é só deixar ligado, tudo normal, que quando a energia voltar o nobreak vai parar de alimentar o meu sistema com a bateria e vai voltar a alimentar os meus equipamentos com energia da tomada?

 

@_rau_

 

Gostaria de saber a sua opinião e o seu relato! (:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sic14

 

O @_rau_ faz tempo não o vejo aqui no fórum.

 

Sempre usei nobreak de 600VA e o modo de trabalho é esse de só alimentar com bateria quando acontece algo irregular na energia elétrica ( blackaute, sobretensão, sobtensão ou ruído excessivo ). Quando a energia volta ao normal a bateria deixa de alimentar o PC e passa a se recarregar, tudo automaticamente.

 

Esses nobreak acima de 600VA costumam usar mais de uma bateria devido ao aumento de carga. Então, quando chega a época da troca das baterias, as duas têm que ser trocadas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-5-23 às 01:35, Sic14 disse:

Pelo manual, até o de 1200VA seria sub-dimensionado pra sua fonte, pois ele oferece míseros 500 Watts (!!!) de potência apenas.. E você tem uma fonte de 750 Watts, com as características de uma fonte dessa potência....

 

Além disso, diz que tem um estabilizador interno.. Outro problema..

 

RESUMINDO: 99% do tempo, você vai ter um estabilizador, na frente da fonte.. Vide tópico acima.. O 1% restante, a bateria + onda quadrada..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...