Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock FX6300, compensa?


Posts recomendados

Bom dia galera!

Possuo um FX 6300 + GA970A DS3P rev 2.0 + RX 480 8GB + 8GB RAM + CX 500.

Rodo a maioria dos jogos de modo satisfatório (GTA V, PUGB, BF1)... não sinto gargalo. Queria saber se vale a pena realizar um over, minha mobo tá com o TurboCore ativado, gostaria de saber se esses 4.1Ghz que ele chega, já é suficiente, ou com algum over eu teria um ganho relevante... enfim, não manjo muuuuito de over, mas se REALMENTE fosse válido, pensaria em fazer. Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Rodrigo Pieroni disse:

Bom dia galera!

Possuo um FX 6300 + GA970A DS3P rev 2.0 + RX 480 8GB + 8GB RAM + CX 500.

Rodo a maioria dos jogos de modo satisfatório (GTA V, PUGB, BF1)... não sinto gargalo. Queria saber se vale a pena realizar um over, minha mobo tá com o TurboCore ativado, gostaria de saber se esses 4.1Ghz que ele chega, já é suficiente, ou com algum over eu teria um ganho relevante... enfim, não manjo muuuuito de over, mas se REALMENTE fosse válido, pensaria em fazer. Obrigado a todos.


O ganho será bem pouco e caso o exista.

Ficaria com os clocks atuais, pois caso não possua um cooler descente a temperatura do processador seria um problema, podendo existir inclusive ter limitação de uso do CPU por esse aumento na temperatura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SagaGemini O Cooler é um DeepCool Ice Blade, com os clocks atuais, não passa de 50c, até porque o quarto vive com o ar ligado, e tem um fan jogando ar frio pra dentro do gabinete. Então, queria saber se esse Turbo falado, realmente dá esse up... Se souber me responder, agradeço! Valeu pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Rodrigo Pieroni disse:

@SagaGemini O Cooler é um DeepCool Ice Blade, com os clocks atuais, não passa de 50c, até porque o quarto vive com o ar ligado, e tem um fan jogando ar frio pra dentro do gabinete. Então, queria saber se esse Turbo falado, realmente dá esse up... Se souber me responder, agradeço! Valeu pela resposta.


O turbo dá sim um up no desempenho.

Então, as temperaturas atuais não estão ruins, procure algum tutorial na internet e tente dar um over até 4.5 ou 4.7, acompanhe a temperatura do processador, se não subir muito deixe e aproveite. 

Aqui em casa com o PC aberto meu FX 8350 chega fácil a 68 graus sem over hehe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SagaGemini Que isso rapaz... Araxá não é tão quente assim, ou é?! ahuhuaahuahu

O que queria saber, era se realmente daria um UP visível nos jogos... mas como você mesmo disse, talvez seja algo imperceptível, e pra "forçar" o CPU a troco de "nada", melhor deixar como tá... Meu monitor é 60Hz, então... jogando em 60 FPS, to feliz. Tava pensando em pegar um FX 8350! Gastaria cerca de 100 reais, pois passaria esse meu FX e compraria o 8350... acha que é mais válido??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Pieroni  O problema é que essa placa-mãe não tem "MOSFET's\VRM's para atender uma demanda de energia em um OC.

Por exemplo, tenho esse FX e essa placa-mãe:

y50nd7.png

 

Eu rodo o FX a 4.6Ghz, beleza, mas vale a pena?

No meu caso, como uso muito recurso via CPU ficou interessante mas em jogos, ficou elas por elas, 1% a 3% melhor.

Além de que tive que por um TX3 Evo. Juntando ao gabinete super ventilado e uma gambiarra de fan em cima das phases.

Em dias mais quentes (+30ºC) tem a frustração de nem dar BOOT, em dias padrões, dependendo do "temperamento" da CPU, ele vai decidir quando dar BOOT.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Pieroni

Para jogos o ganho será algo perto do ridiculo.

Digo isso pois esses processadores da AMD não são bons para games. Para aplicativos que usam muitos cores, sim são bons. 

Edit: Araxá tem dias que parece que é o portal para o inferno de tão quente. Debaixo de uma sombra (se você encontrar uma) chega fácil aos 32~34 graus.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zopek Eita CPU emotiva... hahahaha.

Achoo que foi respondido! Uso o pc quase que só pra jogos... Se o ganho é pouco ou quase nulo, não compensa então. Acho que os 4.1Ghz, já seguram a RX... Como falei no post acima, acho mais válido trocar por um FX8350 e gastar 100 merréis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SagaGemini @zopek Ah sim! To pensando em pegar a linha Ryzen... ta valendo a pena pra jogos?? Até porque... como falei, to jogando os jogos que quero de boa... e daria pra pegar um FX8350 por 100 reais... Não to muito inclinado a investir 1,7k em mobo + proc + ram. Aceito opiniões... Valeuzão manos!

adicionado 1 minuto depois

@zopek Mas nesse caso, eu só mudaria o clock?? E deixa a tensão padrão??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SagaGemini Bom saber... quem ganha somos nós no final de tudo. Vou pensar seriamente nisso... até porque, a mulher tá com papo de noivado, e tá numa de juntar dinheiro... se souber que to falando de comprar PC hashuashuas taquepariu. Mas acho que pegando o FX8350 vou ganhar alguma coisa, e por 100 reais... acho que compensa tranquilo. Acredito que essa config aguente mais um tempo rodando os games, mesmo que seja no low, não ligo muito pra gráfico... desde que rode fluido.

PS: Araxá from hell mano? hashuashuas sabia dessa não... com essas temps aí, tá perdendo em nada pro Rio kkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Pieroni Se for realmente R$100 (acho difícil, porque um novo é mais de R$600) até valeria a "pena".

 

4 minutos atrás, Rodrigo Pieroni disse:

Não to muito inclinado a investir 1,7k em mobo + proc + ram. Aceito opiniões... Valeuzão manos!

R$1,700? Um Kit Ryzen básico mal passa de R$1,400 e ainda sim, melhor que qualquer FX. Além de serem novos e durarem bem mais. R$1,700 é um KIT com R7 1700, totalmente overkill para uma RX480.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, zopek disse:

@Rodrigo Pieroni Se for realmente R$100 (acho difícil, porque um novo é mais de R$600) até valeria a "pena".

 

R$1,700? Um Kit Ryzen básico mal passa de R$1,400 e ainda sim, melhor que qualquer FX. Além de serem novos e durarem bem mais. R$1,700 é um KIT com R7 1700, totalmente overkill para uma RX480.

Então... eu simulei pelo Kabum, e deu perto de 2k na verdade... tinha aberto um tópico aqui no CdH. Deixa eu ver se acho o print que mandei. E pelo que falaram, tava básico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A foto não tá carregando aqui pelo trabalho... vou colocar os modelos. 

 

Proc Ryzen 5 1500x - 947,00

Mobo GA AB350M - Gaming - 600,00

RAM Kingston Fury 2133Mhz 4GB x 2 - 423,00

adicionado 1 minuto depois

@zopek O preço tá bom mesmo! Será que eles trocariam o 4 pelo 5? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Pieroni Se é parcelado, dá para montar combinações melhores do que este:

13 minutos atrás, Rodrigo Pieroni disse:

Proc Ryzen 5 1500x - 947,00

Mobo GA AB350M - Gaming - 600,00

RAM Kingston Fury 2133Mhz 4GB x 2 - 423,00

Ficaria um pouco abaixo do i7-7700K mas com OC, já encosta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, zopek disse:

@Rodrigo Pieroni Se é parcelado, dá para montar combinações melhores do que este:

Ficaria um pouco abaixo do i7-7700K mas com OC, já encosta.

Já fica em 1.800... ótimo mano! Obrigado pelo trabalho de procurar aí! Vou pensar mesmo nisso... teria um PC pra anos. Caso não compre... recomendaria trocar o 6300 pelo 8350?? Como falei, seriam só 100 reais que iria "investir" huashuashuas. Vi que não tem muuuita diferença pra jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, zopek disse:

@Rodrigo Pieroni É quase a mesma coisa, mas em jogos pouco mais CPU-BOUND (BF1, GTA5...) você ganha estabilidade. Tanto que o FX-8300 é inferior ao FX-6300, por causa do clock menor.

Entendi! Se eu conseguir realmente pegar por 100 reais... vou ficar então. Já que ganha alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...