Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Iluminação para aquário


Posts recomendados

boa tarde pessoal estou querendo fazer uma luminária para meu aquário com leds vão ser 15 Leds de 5000k cada e uma fonte de 127 para 12v e também vou colocar um potenciômetro só que quando fui comprar o rapas me perguntou qual seria a potencia dele ai eu pergunto como eu descubro esse valor? se alguem poder ajudar eu agradesco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, odair ferreira penitente disse:

boa tarde pessoal estou querendo fazer uma luminária para meu aquário com leds vão ser 15 Leds de 5000k cada e uma fonte de 127 para 12v e também vou colocar um potenciômetro só que quando fui comprar o rapas me perguntou qual seria a potencia dele ai eu pergunto como eu descubro esse valor? se alguem poder ajudar eu agradesco

Para projetar isso dai há que se saber.

Tensão de cada led

Potência de cada led

Uma referência ou site em que ele é vendido ou pelo menos aonde consta seus dados..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 minutos atrás, odair ferreira penitente disse:

bom dia amigo essas são as referencias do led 

led.docx

Ai está seu circuito, com 15 leds..

http://ledcalculator.net/default.aspx?values=12,10,1000,15,0

 

Guarde essa calculadora de arranjo de leds que poderá lhe ser muito útil

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, faller disse:

Ai está seu circuito, com 15 leds..

http://ledcalculator.net/default.aspx?values=12,10,1000,15,0

 

Guarde essa calculadora de arranjo de leds que poderá lhe ser muito útil

no caso aqui um potenciômetro de 100k ele daria certo ? pois quero regular a iluminação manualmente 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 minutos atrás, odair ferreira penitente disse:

no caso aqui um potenciômetro de 100k ele daria certo ? pois quero regular a iluminação manualmente 

Meu amigo, a corrente final ai desse holofote será de 15 Amperes. Um potenciômetro aguenta no máximo dos máximos de 10 a 20 mili Amperes. Não vai dar mesmo para ajustar com um simples potenciômetro. Há que se ter um circuito eletrônico para essa função, que possa ajustar a tensão de 12 Volts numa variação de 10 a 12 Volts..

O melhor mesmo é fazer um variador de tensão com modulação PWM, desses dai por exemplo:

power-pwm-circuit-555-smp60n06-pwms.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pretende mesmo colocar 15000 lumens de luz no seu aquário? Tem ideia do que isso representa em termos de iluminação? Apenas para te dar uma referencia, essa é a quantidade de luz que uma luminária de posto de gasolina produz, lembrando que  basta apenas algumas delas colocadas naquele teto super alto para iluminar bem todo o estabelecimento. Em todo o caso, não conheço o seu aquário, se tiver o tamanho de uma piscina tudo bem. Se a ideia for ter peixes cegos, tá no caminho certo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Sérgio Lembo Acredito que esses 5000K que o autor se refere é a cor da luz produzida.

Um exemplo: uma lâmpada fluorescente de 4000K tem uma coloração amarelada muito próximo ao amarelo de uma lâmpada incandescente.

Acredito que esses 5000K seja um branco perto das lâmpadas fluorescentes de 6500K! (super branco do dia) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@odair ferreira penitente, vamos simplificar as coisas. Tem umas barras metálicas de led com adesivo que fornecem de 12w a 18w por metro e são baratas. No ML sai por R$5,00. Existem uns dimers para esse tipo de led que tb é baratinho, a seleção de intensidade luz é por toque, tem uns 6 níveis de saida se bem me lembro. As vantagens dessa solução:

1 - Não vai ter que se preocupar com dissipador caro e volumoso. 10W numa única peça sem um dissipador grande torra em menos de 1 minuto.

2 - Não vai ter que se preocupar com a regulação de corrente. O sistema é modular, a cada 3 leds tem um ci que regula a corrente.

3 - Na parte inferior da tampa do aquário, uma chapa de metal para ajudar a dissipar o calor, coisa barata, pode até ser de ferro galvanizado.

4 - Se quiser mesmo ter um regulador de luz no botão, o circuito do @faller resolve o seu problema. Como a potência não será muito alta, um Mosfet de uns 20V, que aguente uns 5A ou mais, com Rds_on < 100 mOhms sai bem mais em conta. O sugerido pelo @faller seria para os 150W. Ou tb pode comprar um regulador de velocidade PWM para motorzinhos de 12v, o que dá na mesma.

5 - Essas barras podem ser quebradas a cada módulo de 3 leds, o que te irá facilitar na distribuição da luz.

Uma fonte de 12V x 1A dá e sobra para um aquário pequeno/médio ou 2A se for grandão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia pessoal eu esqueci de falar com vocês eu preciso de claridade forte mesmo pois estou montando um aquário marinho então as corais elas precisam que tenha bastante claridade para não morrer, não é pra um aquário comum não, vou usar 11 leds brancos de 5000k cada e 4 azul de 10500k cada e duas fontes de 12v estava querendo usar um potenciômetro para regular quais leds ficariam acesas nos horários mas pensando bem acho que vou por um timer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5000K e 10500K é cor, não é capacidade. Faz o circuito sugerido pelo @faller, componentes fáceis de serem encontrados. Se fizer um circuitinho daqueles para cada led, compre mosfets de 2A que são bem mais baratos que o sugerido no circuito ou use o grandão se for controle único. Curiosidade: quantos m² esse aquário vai ter?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...