Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quando usar PHP e quando HTML


Posts recomendados

Criando uma página simples em .php e usando html nela fiquei com uma dúvida. Quando devo usar PHP e quando devo usar HTML na mesma página para realizar uma função que as duas linguagens podem fazer? Por exemplo, seria melhor usar algo como 

<h1>título</h1>

ou

<?php echo "<h1>título</h1>"?>

Eu pensei em fazer a maioria da página em html e usar o php só quando for realmente necessário, para banco de dados ou cabeçalho, mas não sei se é mesmo o melhor a fazer. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Guarda Chuva @bngomes

Explicando de uma outra forma, pode ser usado os dois. 

Mas o PHP precisa ser interpretado, então há necessidade de ter um servidor apache rodando na sua máquina para testes locais com os arquivos no root.

 

No caso do HTML, você pode simplesmente clicar no arquivo e abrir no navegador.

 

Você pode ter um arquivo .php somente com marcações HTML.   Particularmente quando desenvolvo um site, eu uso o php direto, pois quase sempre é feita conexões com banco de dados e/ou uso da linguagem de servidor.

 

Mas por exemplo, se for um Hotsite estilo one-page e não vai usar banco de dados, você pode usar somente o HTML em extensão .html mesmo.

 

Outro caso que não pode e nem precisa do PHP é quando for desenvolver Apps com o Node-webkit. É um recurso que possibilita você criar aplicações desktop com a linguagem WEB. Muito poderosa.

 

Em suma,  Se for usar o php,  instale e use junto o EasyPHP. que é um programa que reuni o servidor apache e o servidor MySQL(banco de dados).

 

3 horas atrás, bngomes disse:

o que é fixo na pagina fica em HTML mesmo, o que é dinamica, você carrega no php

Nem sempre! Você pode criar o dinamismo na página usando Javascript e métodos de requisição assíncrona. como por exemplo dinamizar uma tabela com dados populados de um arquivo JSON ou XML ao invés de um  banco de dados! O que dá o dinamismo além do php é a interação do usuário com o site através do Javascript( jQuery)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá...

 

No seu caso, o PHP está escrevendo linhas de HTML, então, tanto faz ai a forma que você vai usar.

 

 

Mas tenha em mente o que digo abaixo:

 

PHP é uma linguagem que roda no servidor...

Quando você acessa uma página de internet, ela passa pelo servidor que está hospedado, processa o que tem que processar e devolve os dados. Esse é o serviço do PHP, >> devolver os dados que estão no servidor << naquele momento.

 

O HTML apenas exibe o resultado. É igual você tirar uma foto sua hoje e uma nova foto em outro momento, quem recebeu sua foto anterior, só vai ter acesso a primeira imagem até que você mande a segunda, certo? ;) << Entenda isso como um F5 kkk atualizar os dados :v

 

O HTML não muda sozinho, ele precisa de alguém pra alimentar as informações em tela, aqui entra nosso amigo PHP para fazer os acessos ao banco e normalmente é ele quem devolve tudo.

 

Uma observação: o javascript com ajax, é usado para solicitar ao servidor dados e então modificar o HTML... então numa requisição ajax:

 

1. Quem alimentou os dados? PHP
2. Quem escreveu as novas informações em tela? Javascript
3. Qual formato foi responsável pela exibição adequada em tela? HTML.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF Beleza entendi! To usando o EasyPHP, salvando em .php e escrevendo em html, php e javascript e vou (descobrir como) usar banco de dados, valeu mesmo :D

adicionado 2 minutos depois

@Carlos Zanon Aah sim, ótima analogia, valeu me ajudou a pensar em quando utilizar as linguagens! Obrigado :D

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...