Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre viabilidade de upgrade para i7


Visitante

Posts recomendados

Então, tenho um i5 6600k com uma 1070 e um amigo ofereceu trocar o i7 6700k dele pelo meu i5 6600k e + algum dinheiro. Então, fui ver outras ofertas assim e achei uma pessoa na minha cidade fazendo a mesma coisa, mas com um 7700k, só que um pouco mais caro e, claro, menos confiável por eu não conhecer. Bom, o custo não seria tão grande pra mim, então eu estou pensando em fazer isso. Minha dúvida maior é se vale a pena investir em um i7 agora ou se é melhor esperar uma arquitetura nova. Pelo que vi, a Intel divulgou que a 8 geração ainda vai ser 14nm e não vai mudar nada na arquitetura, não é? Sei que é difícil tentar "prever" isso, mas quero saber se vocês acham que essa 8 geração vai dar alguma diferença dos kaby ou sky, se vale a pena esperar por uma possível arquitetura nova, etc. A questão é que provavelmente eu mudaria de GPU no final do ano que vem e prefiro não gastar muito dinheiro ao mesmo tempo, então pensei em já comprar um desses i7 para não precisar upar o CPU junto com a GPU Vocês acham que um desses i7 ainda vai ser topo de linha até la? Digo, se ainda vai segurar tranquilo as xx70 e não ter stuttering? Sei que é difícil dizer, mas estou procurando opiniões.

E, caso sim, o 7700k tem alguma diferença relevante em relação ao 6700k? (pelo que vi, não né). Tenho MB Z270 e WC 240mm, um 6700k com overclock teria o mesmo desempenho, aproximadamente, de um 7700k? Mesmo se eu for comprar novo, pelo que vi, o 6700k está consideravelmente mais barato, ele vale mais a pena que o 7700k?

Grato desde já pelas respostas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com um I5 você tem CPU para uma 1060/1070.......... com um I7 teria CPU para 1080/1080ti....

 

Se tem o $$$$ um I7 sempre é um bom investimento (fora que não é fácil encontrar alguem disposto a trocar um I7 por um I5)....... teria CPU para 2 gerações (pelo menos) tranquilamente.........

 

A diferença de Kaby para Sky, falando de um modo simplista, é uma melhoria no sistema onboard para vídeo em 4k...... então, para fazer valer a troca a Intel deu um pequeno UP na frequência base.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BiGMac O amigo em questão está precisando de dinheiro e quer vender... Eu tenho o dinheiro disponível no momento, meu único medo é fazer esse upgrade agora e, quando for trocar de GPU no futuro (algum tempo depois de sair a próxima geração da NVIDIA, provavelmente), já ter um processador que deixe o i7 bem pra trás, entende? (Não estou abordando ryzen aqui, pois já tenho uma z270 e não pretendo trocar de plataforma, já que o custo subiria mais ainda). Como não entendo tanto assim, queria saber se há chances consideráveis de essa suposta 8 geração superar muito a 7, apesar de eu achar meio impossível, já que a arquitetura vai permancer igual. Por fim, um 6700k com overclock chega a frequências próximas do 7700k com overclock? Sei que este está demonstrando problemas de superaquecimento também, mas não estou acompanhando muito o potencial de OC dos 2

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os Kaby são, na verdade, um Sky "requentado"..... então existe sim a chance da 8ª ser, de fato, a última do 1151........

 

Prever futuras compatibilidades (embora muitas empresas prometam milagres) é complicado.....

 

O lembrete que é importante fazer é que, seja em um futuro próximo ou distante, vender um I7 (ou kit com I7) sempre será mais fácil que vender um I5.......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, BiGMac disse:

Os Kaby são, na verdade, um Sky "requentado"..... então existe sim a chance da 8ª ser, de fato, a última do 1151........

 

Prever futuras compatibilidades (embora muitas empresas prometam milagres) é complicado.....

 

O lembrete que é importante fazer é que, seja em um futuro próximo ou distante, vender um I7 (ou kit com I7) sempre será mais fácil que vender um I5.......

E quanto à diferença, você acha que o 6700k alcança o 7700k em OC? Considerando que ele é mais barato, acha mais viável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheSnow
Um i7 (seja um "simples" 3770K ou um poderoso 7700K) ainda tem um grande desempenho de sobra em jogos e aguentam uma GTX 1080 muito bem, então vale a pena sim ter um i7. Quanto ao futuro de CPU + GPU ninguém sabe, mas a tendência da Intel é lançar um i7 com 12 threads, coisa que quase nenhum jogo precisa no momento. A diferença entre um Sky e Kaby é muito pouco em IPC, praticamente então só muda o clock (quanto maior, melhor), onde neste caso o i7-7700K é o processador mais potente, não que um i7-6700K seja uma escolha ruim.
Quanto te pediram de retorno? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte 450, mas você diz isso na geração que vai sair esse ano ainda? Digo, é possivel aumentar thread sem alterar a arquitetura?  Sei que o 7700k tem clock maior, mas essa limitção de fábrica do 6700k é so fábrica ou de chip também? Quero dizer, você sabe se, trabalhando à mesma tensão, o 7700k tem tendência a conseguir frequências maiores que o 6700k ou isso é só votlagem e clock de fábrica mesmo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheSnow

Não há confirmação se vai ser neste próximo lançamento, mas é a expectativa dos mitos assim como pode ser outro socket, então é possível que tenha aumento de núcleos e threads. Para ter certeza apenas com algum anúncio oficial da Intel.
Em questão de OC fico devendo, entendo pouca coisa na prática, mas os resultados por aí mostram que um i7-6700K chega entre 4.6 e 4.9GHz enquanto o i7-7700K em 4.8 a 5.1GHz, sendo uma diferença de 5~8% (5 FPS nos jogos no máximo) de desempenho.
O problema fica entre esperar um pronunciamento da Intel para confirmar e não deixar passar uma chance dessas de pegar um i7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara... eu não poria fé num upgrade para um de 8a geração, se eu fosse você. Pode até ser que seja no mesmo soquete LGA 1151, e se for, ótimo. Mas minha intuição, também conhecida como "chutômetro", me diz que não vai ser. Ou se for, vão dar uma de Broadwell e vai ser como se nem tivesse lançado. É meio complicado explicar porquê eu acho isso (a final, é só mesmo por opinião), mas eu acredito que não vá ser uma boa apostar num Cannon / Coffee.

 

Quanto ao 6700k VS 7700k, a diferença é que o 7700k consegue fazer overclocks mais altos a uma dada tensão... com o contraponto de gerar bem mais calor nessa mesma tensão. Os 6700k param na faixa dos 4.6~4.7ghz, os 7700k param nos 4.9-5Ghz, se você tiver um cooler que aguente (spoiler: por incrível que pareça, você não tem, um WC de 240mm é meio "fraquinho").

 

Objetivamente, não há muito motivo para ir no 6700k se um 7700k é uma opção. Mas no seu caso, eu iria no Skylake mesmo, já que é uma troca com um amigo; no fim das contas, a diferença não é grande o suficiente que justifique dar preferência a um estranho ao em vez de um conhecido.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Imakuni Eu só vi seu post hoje, mas me tira uma dúvida? O 7700k é "usavel", mesmo que em stock, com o meu WC? (CM Masterliquid 240mm). Se ele é "fraquinho", pra fazer OC nesse CPU, eu precisaria de um 360mm? (não que haja possibilidade de comprar, não creio que seja necessário qualquer tipo de OC em um processador desses, só pra saber mesmo). Mas, bom, por tudo que vi, o 7700k está com temperaturas muito altas, mesmo em stock, você acha que seria algum problema usar ele com o meu WC? E teria margem pra algum aumento da frequência? Não achei nada muito concreto em relação a temperaturas dele em iddle e em games, etc. Quanto ao 6700k, sei que ele tem mais margem pra OC pela temp, mas ele meio que chegaria no mesmo ponto que o 7700k em stock, correto? Pensando assim, acho que não é muito viável o 6700k se o 7700k for uma opção. como você disse. Mas o 7700k está realmente "usável"? Pois, pelo que já vi, as temps estão BEM altas...

Obrigado e foi mal a demora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheSnow

 

Seu WC é usável com o 7700K, mas tem outro fator pra levar em consideração que é a MOBO.. Uma das coisas que ajudam a esquentar mais uma CPU é o Vcore, que a placa-mãe dispõe pra CPU.. Em algumas, ele vem alto de fábrica, pro Kaby Lake..

 

Se sua placa permitir o controle manual do Vcore, dá pra minimizar bastante esse problema..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, RS Faria disse:

Sendo Z270, chance é enorme mas, dê uma olhada na BIOS..

Sim, ela permite, eu faço OC com ela, mas todo chipset Z disponibiliza controle de tensão, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria  Ela tem esse controle, mas eu percebo que, por exemplo, uso 1,315v no meu i5 6600k pra 4,5 ghz, mas eu percebo que ele oscila muito, chegando a descer de 1v e chegando a 1,4xx, por exemplo. Se é manual não era pra ficar estável na tensão que eu setei?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, TheSnow disse:

Eu só vi seu post hoje, mas me tira uma dúvida? O 7700k é "usavel", mesmo que em stock, com o meu WC? (CM Masterliquid 240mm). Se ele é "fraquinho", pra fazer OC nesse CPU, eu precisaria de um 360mm?

Não precisa comprar um novo, e inclusive você pode muito bem já conseguir um OC considerável... só não espere chegar em 5ghz com um cooler de 240. É nesse sentido que eu digo que o chip aguenta, mas o cooler é  "fraco".

 

2 horas atrás, TheSnow disse:

Mas, bom, por tudo que vi, o 7700k está com temperaturas muito altas, mesmo em stock, você acha que seria algum problema usar ele com o meu WC? E teria margem pra algum aumento da frequência?

Vide acima.

 

2 horas atrás, TheSnow disse:

Quanto ao 6700k, sei que ele tem mais margem pra OC pela temp, mas ele meio que chegaria no mesmo ponto que o 7700k em stock, correto?

V

Em 5/26/2017 às 11:55, Imakuni disse:

Quanto ao 6700k VS 7700k, a diferença é que o 7700k consegue fazer overclocks mais altos a uma dada tensão... com o contraponto de gerar bem mais calor nessa mesma tensão. Os 6700k param na faixa dos 4.6~4.7ghz, os 7700k param nos 4.9-5Ghz

Pense no 7700k como um 6700k Versão 2.0.

 

2 horas atrás, TheSnow disse:

ensando assim, acho que não é muito viável o 6700k se o 7700k for uma opção. como você disse. Mas o 7700k está realmente "usável"? Pois, pelo que já vi, as temps estão BEM altas...

Se as pessoas fizessem OC no 6700k para 5ghz, iam ter exatamente o mesmo problema que o 7700k. A diferença é que os Skylake não aguentam tanto, então as pessoas param bem antes, ao passo que os Kaby são capazes de atingir clocks maiores, fazendo com que as pessoas tentem chegar lá e tenham os "problemas" de temperatura.

 

50 minutos atrás, TheSnow disse:

@RS Faria  Ela tem esse controle, mas eu percebo que, por exemplo, uso 1,315v no meu i5 6600k pra 4,5 ghz, mas eu percebo que ele oscila muito, chegando a descer de 1v e chegando a 1,4xx, por exemplo. Se é manual não era pra ficar estável na tensão que eu setei?

Se isso for em idle ou em cargas variáveis (que o processador não fica em 100%), é um comportamento esperado. Agora, se for em teste de stress, aí deve ser culpa do LLC automático; se você não fixá-lo manualmente, é bem capaz dessa opção jogar a tensão para cima/baixo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...