Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Linux, inicialização


Shadow2059

Posts recomendados

Galera, eu sei, provavelmente deve ter algum tópico criado com essa mesma dúvida, já peço desculpas por isso, mas o fato é que eu nem faço ideia do nome disso para poder perguntar.

Eis algumas duvidas:
Primeiramente, eu quero saber se existe a possibilidade (e como fazer isso) de eu instalar um linux na minha maquina com um determinado espaço que tenho livre no HD (da partição que já existe) e quando o pc iniciar, ele perguntar se quero iniciar com windows ou com linux, e caso eu fique alguns segundos sem escolher o linux, ele inicie automaticamente com o windows.

Quanto de espaço no HD preciso parar instalar o linux ? Lembrando que nao irei instalar muitos programas nele, somente o básico pois pretendo usar apenas para efetuar compras na internet e como sou curioso estou querendo também acessar a deep web.

Qual linux instalar ? Quero um linux que seja seguro e que não seja muito complicado para utilizar pois não tenho la muita experiência com linux.

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shadow2059  Bem.

1 minuto atrás, Shadow2059 disse:

ele perguntar se quero iniciar com windows ou com linux, e caso eu fique alguns segundos sem escolher o linux, ele inicie automaticamente com o windows.

Isso é um "bootloader", existe a versão GRUB 2.0 para preferencialmente Linux e Windows Boot Manager para Windows.

VOCÊ PRECISA CRIAR OUTRA PARTIÇÃO, as distros Linux usam FAT32 enquanto o Windows é NFTS.

 

4 minutos atrás, Shadow2059 disse:

Quanto de espaço no HD preciso parar instalar o linux ?

O ideal é 10GB, 8GB pras Aplicações e 2 GB para SWAP.

 

5 minutos atrás, Shadow2059 disse:

Qual linux instalar ? Quero um linux que seja seguro e que não seja muito complicado para utilizar pois não tenho la muita experiência com linux.

Depende, estável e "popular" é o Manjaro, Ubuntu e Debian. Acho que você quer algo "cara de windows"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, zopek disse:

Isso é um "bootloader", existe a versão GRUB 2.0 para preferencialmente Linux e Windows Boot Manager para Windows.

VOCÊ PRECISA CRIAR OUTRA PARTIÇÃO, as distros Linux usam FAT32 enquanto o Windows é NFTS.

Então a primeira coisa que tenho que fazer seria criar outra partição e instalar o linux nele e após isso configurar o grub 2.0 ?

Como faço pra criar uma partição a partir de um espaço vago de uma partição já existente ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...