Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte para preamp valvulado 3A com 6,3V; 12V; -12V e 350V


Posts recomendados

Pessoal,

 

estou num projetinho de preamp valvulado para meu estúdio de gravação. Porém estou com problema na fonte.

 

A saída +12V e -12V só funciona se eu aterro o meio do transformador 1 (9V+9V), porém quando eu faço as duas outras pontes retificadoras queimam. Se eu ligo exatamente como esta na imagem, sem aterrar o meio do trafo, ele sai +12V e 0. Alguém sabe me ajudar?

 

Caso vocês vejam como melhorar em qualquer outro aspecto, ou corrigir algo que esteja eventualmente errado, sugestões são sempre bem vindas.

 

Valeu!

Raphael

FONTE.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para uma fonte simétrica precisa de um transformador com center tap.

Os 6V para o filamento pode se obter através da saída de +12V, pode até usar um 7806.

A alta tensão se tira diretamente dos 120VAC, muito mais simples do que transformar 9V em 320V. Basta encontrar um transformador adequado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
46 minutos atrás, Mestre88 disse:

diretamente dos 120VAC

dá choque

47 minutos atrás, Mestre88 disse:

encontrar um transformador adequado

aí sim

 

Aquela configuração com T2 se funcionar, não deve ser a contento e deve te dar pouca potência

Por gentileza, google imagens "fonte para amplificador valvulado" e use alguma referência

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz o cara tá ligando um transformador de alta tensão em 9V, por isso eu disse que ele deveria usar outro transformador, um que transforme 120VAC em 220VAC para obter os 320Vcc.

Mas pensando melhor, essa ideia que o @Raphael Cassis teve pode não ser econômica na questão de gastos com energia elétrica, mas fica barato na questão dos transformadores.

O primeiro transformador abaixa 110V para 12V e o segundo é outro transformador igual, só que ligado ao contrário transformando 12V em 220V, quando retificar teremos 320VCC isolado da rede.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Mestre88 agora que vi sua menção complementar. Aí sim.

Mas também pensando melhor, a configuração que ele usa não é totalmente ruim. Além de isolar melhor, não precisa de muita potência (ao contrário do que eu disse) pois é só um pré.

 

Em tempo: penso que sw de edição de som simula os efeitos de um amplificador a válvula. Só chute pois certa feita arranhei a superficie do aplicativo sound forge e os efeitos são infindáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...