Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

incompatibilidade de peças - build completa micro-ATX ~R$3000


Posts recomendados

Boa tarde pessoal!

 

Preciso montar uma máquina nova com restrições de tamanho, de orçamento(~R$3000-3100) e de dissipação de calor.
Decidi usar um gabinete com formato ~cúbico porque estou limitado em espaço, e em um local onde a circulação de ar não é exatamente ideal.

 

Se rodar jogos em low-medium/1280x720/30fps e jogos antigos a 50+fps estou satisfeito. De resto, principalmente edição de imagens de maneira bastante confortável. Armazenamento não é problema a princípio. Não tenho intenção nenhuma de fazer overclock em nenhuma peça.

 

Me deparei com vários problemas. O principal deles é que nunca fiz uma build de tamanho pequeno antes, e fez muito tempo desde que montei minha última máquina. O segundo problema é que pra mim não é óbvio enxergar problemas de compatibilidade das peças. Depois de pesquisar durante o dia, cheguei na seguinte lista(os preços já são à vista):

 

  • Gabinete(~R$400): Aerocool DS Cube Dead Silence Black
  • Filtro frontal(~R$20): genérico de nylon 200mm (gabinete vem sem filtro...)
  • Gabinete(~R$260): Thermaltake Suppressor F1 SGCC Preto CA-1E6-00S1WN-00
  • Processador(~R$680): AMD Ryzen 5 1400, Quad Core, Cache 8MB, 3.2GHz (Max Turbo 3.4GHz) AM4 - YD1400BBAEBOX
  • Processador(~R$330): Intel Pentium G4560 3.5ghz 3mb Kabylake Lga1151
  • Placa-Mãe(~R$450): GIGABYTE p/ AMD AM4 mATX GA-AB350M-DS2 DDR4
  • Placa-Mãe(~R$620): GIGABYTE p/ Intel LGA 1151 Mini-ITX GA-H270N-WIFI DDR4
  • Memória(~R$270): Kingston HyperX FURY 8GB 1600Mhz DDR3 CL10 Red Series - HX316C10FR/8
  • Memória(~R$330): Kingston HyperX FURY 8GB 2133Mhz DDR4 CL14 Red - HX421C14FR2/8
  • Placa de Vídeo(~R$650): Placa de Vídeo VGA NVIDIA Galax GEFORCE GTX 1050 TI 4GB OC DDR5 128Bits 50IQH8DSN8OC
  • HD(~R$360): SSD 240 Gb Kingston Sata 3
  • Fonte(~R$260): Corsair ATX CXM 450W 80 Plus Bronze PFC Ativo Semi-Moldular CP-9020101-WW
  • Total + frete: ~R$2900 

 

O cpu tem TDP de 65W 54W e a gpu de 75W, que foram fatores importantes na hora de optar por esses modelos. Tenho receio de escolher outra coisa e acumular muito calor na case.
Eu optaria por uma mobo mini-ITX e um gabinete mais barato (Supressor F1 mini-ITX ~R$ 260), mas pelo que vi ainda não chegaram por aqui placas-mãe mini-ITX com socket AM4. Infelizmente não encontrei um gabinete cúbico micro-ATX mais barato que a Aerocool DS Cube a ~R$400(outros estavam fora de estoque, ou tinham o dobro de peso, ~12kg ao invés de ~6kg). 

Outro caminho que vi seria ir direto pra mini-ITX com algum cpu Intel. Não tenho muito argumentos do porque ter preferido esse Ryzen além de ser novidade e parecer razoavelmente ""frio"". Usando padrão mini-ITX agora.

 

Aí apareceram um monte de dúvidas:

  1.  A 1050 Ti engasga com esse cpu?
  2.  Existe alguma incompatibilidade entre esse conjunto de peças?
  3.  Essa fonte é suficiente? Ela cabe nesse gabinete?
  4.  É provavel que eu tenha problemas de acúmulo de calor nesse gabinete? Vai ser difícil manter pressão positiva com ar filtrado nele?
  5.  Alguém recomenda alguma alternativa de gabinete cúbico micro-ATX mais barato disponível aqui no Brasil?

 

Peço mil desculpas se falei alguma besteira e agradeço mil vezes por qualquer luz nessas questões.

EDIT: modificações com as sugestões

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lobstercake Em uma olhada rápida na configuração achei um erro, a memória ram é DDR3 e a placa-mãe é DDR4, ou seja, memória não compatível, apenas troque a memória ram. Nos demais, creio que tem outros amigos que vai entender mais que eu.

 

Acrescente um hd ai na configuração, só ssd é pouco, ele tem que ficar mais para sistema operacional e alguns programas apenas, o ssd vai ser bom, mas e os dados onde será que fica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

(...) memória não compatível, apenas troque a memória ram (...)

@Elder Nauvirth Você é um santo!

 

10 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

Acrescente um hd ai na configuração, só ssd é pouco, ele tem que ficar mais para sistema operacional e alguns programas apenas, o ssd vai ser bom, mas e os dados onde será que fica.

Então, no momento o grosso do armazenamento/backup todo vai ficar em outros locais da rede local. Logo que ficar tudo mais confortável aí pretendo adicionar mais armazenamento local e memória.

 

10 horas atrás, Atretador disse:

@lobstercake A 1050Ti é bem fraquinha, um G4560 seria mais indicado para ela, para um R5 1400 seria bom ter pelo menos uma RX470.

@Atretador Caraca, eu nem sabia que isso existia. Esse G4560 cai como uma luva pro que eu queria, agora posso diminuir o tamanho pra mini-ITX, diminui um pouco o TDP do processador, e diminui o orçamento que tava bem apertado (em ~R$300).
(Editei o primeiro post)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...