Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador de potência para circuito inversor de tensão


Posts recomendados

Bom pessoal estou com um projeto de inversor de tensão que ele vai ser alimentado por uma bateria de 12v com 7A vou usar o ci555 para oscilar o circuito ai eu queria fazer um circuito de potência com mosfets em especifico com o meu se der (modelo 2837), que eu quero colocar o gate deles na porta de output do 555 só que eu só tenho mosfet de canal N e irei usar um indutor e um trafo de 110v para 12v so que de forma invertida no caso o secundário como primário , se puderem me ajudar, eu vi uns inversores mas são muito fracos, e eu quero gerar um P.E.M(pulso eletro-magnético), ai os inversores são só de 100w quero fazer um de pelo menos 200w caso quiser usar em outra coisa.

 

No caso quero Fazer esse projeto que segue ai abaixo, porém quer fazer um circuito de potencia e colocar no lugar desses transistores NPN e PNP o mosfet de Canal N, ai estou precisando de ajuda para entender e fazer o circuito, sei lá, com uns 4 mosfet para aumentar a potencia dele para eu gera um P.E.M considerável, Eu sei que para gerar um P.E.M muito forte precisaria de muito energia então por favor não precisa falar isso

NE555-DC-to-Ac-Inverter.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho um pouco estranho desejar ter 200W numa bateria de 12V x 7A. Se olhar a curva de descarga dessa bateria, em menos de 15 minutos estará no chão. Fora isso, tem outra  questão. O inversor vai ter que dar onda senoidal ou serve quadrada? Para senoidal vai precisar de um LLC (circuito com tanque de ressonância entre capacitor e bobina para geração de senoidal de potencia). Tem até melhor rendimento energético, mas é um pouco mais complexo e caro. Para quadrada, coisinhas simples com o 555 vai fácil.

Guia de escolha:

LLC -> onda senoidal, mais caro, mais complexo,  permite motores AC, melhor rendimento energético

Quadrado -> onda quadrada, é aceito por qualquer fonte chaveada, barato, simples de projetar e ajustar, provoca ronco e vibrações em motores AC.

adicionado 5 minutos depois

Olhando melhor o post inicial, você já tem o LLC. Vai ter que calcular muito bem isso para que a placa não exploda na sua cara. Os componentes são selecionados quase que na frequencia de ressonancia, isto é, quase que dando curto.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inversor senoidal com circuito ressonante LC dá mais certo com transformador de núcleo saturado.

Inclusive já foi muito comercializado, e ainda são comercializados assim.

 

E não é tão simples o quanto parece.

 

O mais simples seria um PWM unipolar ou bipolar, para formar a senoide. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...