Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• diego_moicano

Gostaria de se tornar um analista em Remoção de Malware?   07-12-2015

Gostaria de se tornar um analista em Remoção de Malware? O Fórum Clube do Hardware deu início a um programa de treinamento em análises de log. Os interessados deverão enviar um email para aprendizes (arroba) clubedohardware (ponto) com (ponto) br respondendo as seguintes perguntas: Por que você gostaria de aprender a analisar logs? Possui tempo hábil para o treinamento? Tem conhecimentos em informática? Se sim descreva-os. Possui inglês para leitura? Qual seu objetivo após completar o treinamento?   Não se esqueça de incluir no e-mail o seu nome de usuário (fornecer o link também), idade e cidade onde vive. Adicione também qualquer experiência e/ou razão sobre o porquê você seria um bom Analista. É digno de nota que apenas os que forem selecionados receberão resposta por MP (Mensagem Pessoal), não existe um padrão na escolha dos futuros aprendizes, todos os e-mails serão lidos e serão analisados de forma imparcial, portanto não será permitido reclamações neste aspecto. O treinamento é dado no próprio fórum. Quando um aprendiz é selecionado ele é movido para um novo grupo, onde terá acesso a fóruns fechados para os demais usuários onde poderá dar inicio ao seu treinamento. Importante: A cada 30 dias os e-mails não selecionados serão apagados, portanto você pode enviar um novo e-mail após 1 mês, e-mails enviados antes serão desconsiderados.  
    • Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Serginho

Qual melhor antivirus free?

Recommended Posts

Bom dia pessoal poderiam me orientar em qual antivirus free devo usar, fui informado que o avast deixa a maquina lenta.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Serginho amigo eu sempre escolho pelo AVAST ou AVG, na minha opinião são os melhores

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
16 minutos atrás, Serginho disse:

Bom dia pessoal poderiam me orientar em qual antivirus free devo usar, fui informado que o avast deixa a maquina lenta.

Obrigado.

Gosto muito do Mawarebytes, porém após o período triall ele não fica de forma ativa na máquina (e isso é até bom).

Só você periodicamente realizar Scans no PC.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Nenhum, só serve pra atrapalhar :). Bom, brincadeiras (porém, verdades) a parte, o que o saga indicou é o melhorzinho mesmo, na minha opinião.

Editado por TheSnow
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Cara eu uso o win defender e olhe lá! kk eu sou meu próprio anti vírus, se você não for um usuário tão leigo você consegue sobreviver  

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Felipe Censi Krüger disse:

Cara eu uso o win defender e olhe lá! kk eu sou meu próprio anti vírus, se você não for um usuário tão leigo você consegue sobreviver  

Só uso ele porque é muito chato desativar. Anti vírus só atrapalha a vida. Máximo que faço é baixar um anti malware só pra scanear e deletar depois... Mas normalmente formato antes disso.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@TheSnow Eu antigamente usava o Avast, e mais um coquetel de programinhas para otimizar/limpar a maquina..  porém com o meu novo pc achei meio balela esse papo de anti vírus, ai volta e meia eu faço um scan (faço uma ova, ta programado pra fazer essa desgraça) com o win defender só pra desencargo de consciência kkk 

Mas uma coisa garanto, nenhum anti virus te protege! só te da a impressão de segurança, você mesmo tem que estar hapto para se esquivar de possíveis "ataques" até porque quem ta na chuva é pra se molhar, ou melhor dizendo, quem esta "conectado" é para se  infectar kkk 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade né gente, Anti vírus eu instalo no PC da minha vó kkkkkk

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso vou ficar rico huauhha

Leigo vem em fórum falar que anti vírus é balela.

Obrigado Deus!

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, SagaGemini disse:

Por isso vou ficar rico huauhha

Leigo vem em fórum falar que anti vírus é balela.

Obrigado Deus!

E você acha que anti vírus, ainda mais free, da alguma segurança, Saga? (Estou perguntando de verdade, não ironizando ou algo do tipo)

Editado por TheSnow
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@SagaGemini maséclaro :v ou você acha que não tem um trojanzinho ai de leviz na sua maquina que nem sequer você sabe que existe kkkk como eu disse quem ta na chuva é para se molhar, eu me garanto se você crer em depositar sua fé em um anti vírus que em teoria te deixa seguro bele, cada um com seus problema.. ai você vem e me diz se o proprio criador de um anti vírus fala que é "balela" você acha que não é verdade? a maldade é muito maior do que você pensa amigo.. nesse mundo há de tudo e te garanto um mero anti vírus não te deixa nem 10% seguro :P 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
agora, TheSnow disse:

E você acha que anti vírus, ainda mais free, da alguma segurança, Saga? (Estou perguntando de verdade, não ironizando ou algo do tipo)

Sim, dá sim.

Vejamos o exemplo do AVG Internet Security (tem ele 180 dias trial [muita coisa]). Para um PC mais atual, ele não pesa em nada no desempenho, tendo várias configurações, entre elas Firewall (descente até). Com isso, você bloqueia tudo que possa tentar acessar seu PC, bloquear aplicativos que tentam ferrar com a banda da sua internet. 

Esse é apenas um exemplo.

No caso do Malwarebytes, fazendo um scan por dia já ajuda a fazer uma manutenção corretiva caso algum link que você acessou deixou algum rastro no seu PC que possa vir na frente ferrar com tudo.

Mesmo free, é melhor ter alguma defesa contra pragas virtuais do que confiar apenas no seu tato.

adicionado 0 minutos depois
1 minuto atrás, Felipe Censi Krüger disse:

@SagaGemini maséclaro :v ou você acha que não tem um trojanzinho ai de leviz na sua maquina que nem sequer você sabe que existe kkkk como eu disse quem ta na chuva é para se molhar, eu me garanto se você crer em depositar sua fé em um anti vírus que em teoria te deixa seguro bele, cada um com seus problema.. ai você vem e me diz se o proprio criador de um anti vírus fala que é "balela" você acha que não é verdade? a maldade é muito maior do que você pensa amigo.. nesse mundo há de tudo e te garanto um mero anti vírus não te deixa nem 10% seguro :P 

E não ter te deixa 100% seguro né?

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Serginho
O melhor antivírus gratuito a princípio é o próprio usuário que sabe evitar sites/arquivos maliciosos, não cair nos pega ratões que aparecem por aí e outros... Logo, ter um programa que ajude neste quesito, um bom é o Malwarebytes, porém não tem scaneamento em tempo real, sendo você tendo que realizar a operação manualmente (basta um click).
Uso o Windows 7 com o combo Malwarebytes + Microsoft Security Essentials (cujo este scaneia em tempo real, porém é básico demais) e nunca tive problemas!
No demais, mesmo com o melhor antivírus mesmo pago, o PC ainda assim é vulnerável a um ataque. Nunca esqueci uma frase que um amigo disse: "O sistema mais seguro é aquele que trabalha em rede offline!"

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho utilizado o Panda Cloud em computadores mais antigos e não tenho tido problemas.

Mas faz um bom tempo que não pego vírus, se bem que algumas infecções estão muito sofisticadas, exploram um conjunto de falhas. Agora, com certeza o melhor antivírus é o bom comportamento do usuário.

Apesar de antigo, para algumas que uso ainda uso o sistema de Deepfreeze, porque são usados em sua maioria para acessar sistemas de loja, email, etc. Logo não existe necessidade de grandes atualizações, quando congelo geralmente nem uso antivírus é claro. (Mas por precaução executo um KAV portátil para não ficar algo oculto congelado/instalado)

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Lost Byte disse:

@Serginho
O melhor antivírus gratuito a princípio é o próprio usuário que sabe evitar sites/arquivos maliciosos, não cair nos pega ratões que aparecem por aí e outros... Logo, ter um programa que ajude neste quesito, um bom é o Malwarebytes, porém não tem scaneamento em tempo real, sendo você tendo que realizar a operação manualmente (basta um click).
Uso o Windows 7 com o combo Malwarebytes + Microsoft Security Essentials (cujo este scaneia em tempo real, porém é básico demais) e nunca tive problemas!
No demais, mesmo com o melhor antivírus mesmo pago, o PC ainda assim é vulnerável a um ataque. Nunca esqueci uma frase que um amigo disse: "O sistema mais seguro é aquele que trabalha em rede offline!"

Linux é vulnerável.

Pagar R$200 em uma licença de um Kasp é vulnerável.

Mas não, não ter nada no PC te deixa 100% invulnerável.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, SagaGemini disse:

Sim, dá sim.

Vejamos o exemplo do AVG Internet Security (tem ele 180 dias trial [muita coisa]). Para um PC mais atual, ele não pesa em nada no desempenho, tendo várias configurações, entre elas Firewall (descente até). Com isso, você bloqueia tudo que possa tentar acessar seu PC, bloquear aplicativos que tentam ferrar com a banda da sua internet. 

Esse é apenas um exemplo.

No caso do Malwarebytes, fazendo um scan por dia já ajuda a fazer uma manutenção corretiva caso algum link que você acessou deixou algum rastro no seu PC que possa vir na frente ferrar com tudo.

Mesmo free, é melhor ter alguma defesa contra pragas virtuais do que confiar apenas no seu tato.

adicionado 0 minutos depois

E não ter te deixa 100% seguro né?

Perguntei porque o que eu disse foi baseado em mera experiência e pesquisas na Internet, em anti virus, sou completamente leigo mesmo. Mas, bom, toda experiência com anti vírus que já tive só serviu para bloquear arquivos que eu queria baixar, sendo seguros ou não, além de que formato o computador todo mês. Acredito que seja só ter bom senso de saber o que baixar e em qual link clicar, claro que ninguém nunca vai estar 100% seguro, mas a maioria dos anti vírus é extremamente chata. Você, como analista de sistemas,  compraria (ou tem, sei lá), um desses anti vírus, como o karspersky(que virou moda, por sinal)?

Por tudo que já vi, não é como se fizesse uma diferença significativa na vida, ainda mais com formatações regulares no SO

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
50 minutos atrás, TheSnow disse:

Só uso ele porque é muito chato desativar. Anti vírus só atrapalha a vida. Máximo que faço é baixar um anti malware só pra scanear e deletar depois... Mas normalmente formato antes disso.

Abra o notepad cola esse código: 

reg add "HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows Defender" /v DisableAntiSpyware /t REG_DWORD /d 1 /f

crtl + s, escolha "todos tipos de arquivos" e coloque o nome de algo.bat

execute como administrador e reinicie. 

GG easy e adios WinLixosoDefender que rouba seus fps.

@Serginho Como dito nesse tópico o mais importante é você se precaver, porém, o uso de algum firewall é recomendado.

O do Windows geralmente se sai bem, caso queira uma proteção maior pois você entra em muitos sites duvidosos, te recomendo o Comodo Firewall.

Avisando que você deve ter um minimo de conhecimento.

Editado por rickreaper
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não querendo ser chato! Mas você pode comprar uma licença do Kaspersky por R$ 20,00 reais na Kabum. Comprei 10 licenças por R$ 100,00 na semana passada e revendi pra meus clientes por um preço camarada. Vale a pena o investimento.

Caso queira continuar numa versão free, experimente o Panda Antivírus. Meus clientes não tiveram mais problemas com vírus de pendrive que era minha dor de cabeça constante!

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, TheSnow disse:

Máximo que faço é baixar um anti malware só pra scanear e deletar depois

Faço o mesmo, uso o malwarebytes.

Meu win7 sem antivirus nem nd, quando infecta eu passo o malwarebytes e só.

Nunca tive problemas.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@TheSnow

Então.

Se fosse há uns dois meses atrás eu indicaria sim a compra do Kaspersky, mas hoje como estudante de MBA em Segurança da Informação, não.

Calma hehe, não somente ele.

Isso porque aprendi que é uma regra de um bom profissional da área que queira prestar auditoria,  que apresente para o cliente pelo menos 3 alternativas de um produto, pois pode colocar em cheque seu profissionalismo tentar enfiar boca abaixo determinada marca :)

Então vamos lá, minhas indicações.

1. Kaspersky
  2. Bitdefender
  3. Malwarebytes Premium

1 - Kaspersky: Tem uma cartela de clientes GIGANTE, com isso enfrentam muita coisa no dia a dia e seu database de assinatura de vírus é enorme. É um laboratório que conseguiu inclusive encontrar chaves de criptografia de alguns ransomwares. O preço do anti virus basico deles é bem atraente, sendo encontrado regularmente na loja  Kabum por menos de R$30

2 - Bitdefender: Mesmo caso da Kaspersky com um Firewall ótimo.

3 - Leve e eficiente, pega muito malware que anti virus grátis não pegam, firewall descente.

Editado por SagaGemini
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
8 horas atrás, Serginho disse:

Obrigado.

O Avast é ótimo pra te enganar e te fazer acreditar que estás seguro com ele.

Até o poderoso e pago Kaspersky Internet Security deixou que um simples script de ransomware deixasse sequestrar toda a documentação de uma rede de PCs de uma empresa mês passado.

Aqui no Windows uso somente o firewall gratuito e em português da Comodo que trás tranquilidade com seu HIPS e sandbox.

Compartilhar este post

Link para o post

@SagaGemini Hmm... Mas você usa algum desses? porque eu tenho amigos que usam o karsperksy e dizem que ele bloqueia muita coisa chata, por exemplo. Eu entendo usar um firewall, já que dá um pouco a mais de segurança, mas todas as experiências que já tive com antivirus foram bem ruins, já usei esses avast, aira, avg da vida, há muuitos anos. A questão é: hoje em dia, vale a pena usar esses programas? Digo, fornece alguma margem extra significativa de segurança? porque, pelo que vejo, o windows defender não serve pra praticamente nada também.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@TheSnow

Tem que levar em conta também as infecções durante a simples navegação pela internet quando se entra em sites que foram invadidos ( até sites da Globo e de jornais como o Estadão já foram invadidos ).

Quando um site é invadido, pode passar a disseminar vírus para internautas que visitam suas páginas sem que os mesmos tenham qualquer conhecimento.

Há ransomwares que atacam dessa forma.

• Curtir 4

Compartilhar este post

Link para o post

@Henrique - RJ Sim, mas um desses antivirus, ou mesmo o windows defender, possui algum tipo de proteção significativa em relação a isso?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
11 minutos atrás, TheSnow disse:

@Henrique - RJ Sim, mas um desses antivirus, ou mesmo o windows defender, possui algum tipo de proteção significativa em relação a isso?

O Comodo tem.

O HIPS dele detecta com antecedência a execução desses scripts maliciosos e avisa ao usuário que pode bloquear mas caso queira executar o mesmo vai pra uma sandbox isolada do sistema.

A tendência é o usuário sempre negar qualquer execução estranha alertada pelo programa.

Um exemplo prático, ano passado, ao acessar um site de risco, o Comodo me alertou que um EXE estava para ser escrito na pasta temporária do sistema e me perguntou se eu permitia. Claro que cliquei em bloquear.

Editado por Henrique - RJ
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais