Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
PsychoMantis

Problemas para ligar o PC (Complexo)

Recommended Posts

Então galera, tenho uma maquina bem antiga (vai fazer 5 anos mais ou menos) que vem me salvando bastante. De uma semana pra cá, ela começou com o seguinte Problema: Cheguei da faculdade e tentei ligar o pc, apertava o botão power e nada, tirei o cabo de energia da fonte e recoloquei, depois de um tempo "aparentemente" ligou mas não dava vídeo e nem conseguia desligar o pc no botão power (só puxando a tomada), depois de um tempo consegui fazer ele ligar e funcionou normalmente durante 2 dias (período que deixei ele ligado). Agora, toda vez que desligo e depois volto pra casa pra usar, ele apresenta o mesmo erro. Geralmente desconecto tudo e conecto de novo, de inicio não resolve mas um tempo depois parece funcionar.

Testes que pude fazer, já que não tenho outras peças iguais aqui:

 1 - Tentar ligar direto no contato da placa-mãe, não funcionou também, descartando algum defeito no botão power.

 2 - Olhei os capacitores e aparentam estar todos normais, nenhum estufado.

 3 - Tentei ligar só com o processador/memorias (são 2 pentes, tentei com 1 de cada) e com a placa onboard/offboard e não deu resultado.

 4 - Não uso estabilizador, ligo direto em uma extensão onde também está ligado o monitor e o modem da GVT.

 5 - Atualmente uso uma fonte da EVGA 430W 80 Plus White PFC Ativo 100-W1-0430-KR (completou 1 ano de uso mês passado).

 6 - Não costuma faltar luz ou dar picos aqui onde moro.

 7 - Não costumo desligar o pc da tomada quando não estou usando.

 8 - Já troquei o cabo de força da fonte.

 9 - Meu PC é: Athlon x2 270, GTX 550ti ASUS, HD Samsung 500 GB, 4GB ddr3 1333, 2 coolers genéricos.

10 - Acontece exatamente a mesma coisa, todas as vezes que desligo.

 

O que mais me deixa pensativo é o fato do computador não apresentar nenhum tipo de problema enquanto está LIGADO e sempre que desligo, e tento ligar depois de algumas horas é está batalha, mas liga e funciona. Realmente preciso por causa da faculdade, é inviável ficar sem pc e no momento estou com o orçamento zero (o famoso vendendo almoço pra comprar a janta hahahaha).

 

Ah, recentemente um slot de memoria parece ter dado adeus (percebi que estava só com 2GB, só funciona a memoria no primeiro slot, já tentei trocar, limpar e tudo mais).

Galera, queria uma luz, caso não tenha ideia do que está acontecendo, pelo menos me direcionar para algum outro tópico do fórum que possa me ajudar.

Teria algum jeito de testar a fonte sem ser em outro pc? to num corredor apertado... Preciso do pc para faculdade e to extremamente sem orçamento, estava pensando em fazer uma loucura e tentar pegar algo parcelado, caso eu consiga ter certeza que é a mobo e a minha fonte está de boa, ficaria bem mais tranquilo.

 

Desculpa pelo texto meio grande e pelo problema esquisito, obrigado a todos desde já!

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@PsychoMantis posso te ajudar mas para isso preciso saber se você tem um multímetro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, PsychoMantis disse:

@Harry Marson Então, multímetro eu posso pedir emprestado, vou precisar de algo a mais? abraço! 

passa o modelo de sua placa-mãe. que iniciaremos os testes. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mano , faz o seguinte eu tava com a mesma coisa na minha gtx 550 ti, da uma geral nela, verifica a pasta termica da placa , dá uma limpada nela  também nas memorias também , usa limpa contato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@PsychoMantis com o multímetro em mãos e esse gabarito que marquei em sua placa, veja se aparece um desses problemas. A linha de 12v "fios amarelos" devem dar continuidade, a linha neutra "fios pretos" também. Aí testa amarelo e preto para ver se dá continuidade, se isto ocorrer é porque há um curto em algum fet ou ci da placa-mãe que gerencia esta área da mesma. Quanto ao slot que falha ou não funciona, veja os mosfets que marquei. 

 

m5a78l-m_lxbr_4.jpg.70270f38295b514760f8bb127464beee.thumb.jpg.4a494f13bc3f103dfae5beb822583892.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@PsychoMantis

 

Para um slot de memória deixar de funcionar pode ser que algum chipset sul esteja com problema de BGA devido a aquecimento por muito tempo ( anos ).

 

Mas pode ser também algum curto aleatório da placa-mãe com o gabinete especialmente de alguma perninha do espelho mais saliente que encosta em alguma linha de algum circuito.

 

Tenta remover tudo do gabinete e ligar o sistema do lado de fora só com o básico ( uma memória, processador, cooler, fonte e monitor pra ver se funciona bem por uns dias ligando e desligando.

 

Quanto á BGA, talvez um simples reflow resolva aplicando um ar quente de um secador de cabelos e pressionando ao mesmo tempo o chipset.

 

Se a máquina voltar a funcionar, coloque o dedo da mão no chipset sul e perceba se está muito quente durante o funcionamento.

 

Outra coisa que poderá fazer é o chamado " curto de hardman ". Este tem que ser feito com atenção e cuidado que pode ser que resolva o caso do não funcionamento do slot de memória.

.

Editado por Henrique - RJ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×