Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Leds, Resistores e Potenciômetro


Posts recomendados

Boa tarde a todos, gostaria da ajuda de vocês ( pessoas que entendem do assunto e pessoas curiosas, assim como eu, mas que já testaram algo do tipo ) para saber se o esquema abaixo funcionaria na pratica! Digo na pratica porque, no simulador do 123d ciruits funcionou. Para ficar mais fácil entender, e assim me ajudar, a ideia é a seguinte, quero controlar 5 conjuntos de 4 leds RGB ( ou ao menos ter suporte para tal coisa ), para que possa iluminar 3 coolers, cada um com 4 leds RGB, e ainda ter mais 8 leds disponíveis caso eu queira espalhar pelo fundo do gabinete, ou colocar próximo a tampa, mas emfim... pretendo alimentar esse conjunto de leds com 12v, controlar cada cor com um potenciômetro de 10k, e no primeiro projeto, usaria 1 resistor para cada "perna" ( menos o catodo ) de cada led, ou seja, 20 leds precisariam de 60 resistores, e apesar de saber que esse seria o processo mais indicado, fiquei pensando um pouco ( e ai que está o problema ), resolvi testar outro esquema na protoboard do app, e esse esquema funcionou, pelo menos na simulação. Então eu pergunto, esse esquema funcionaria de fato? Qual o valor que eu precisaria para os resistores? Acima de 130 ohms os leds pararam de queimar, com 180 ohms eu consegui um bom brilho, e os leds só queimaram quando chegou em 13,8v. No primeiro projeto, em que eu iria usar 1 resistor para cada cor de cada led, iria usar resistores de 620 ohms 1/4w, para ter uma folga bem grande entre do resultado do calculo (Vfonte-Vled)/Iled.
Outra duvida, só poderia usar resistores de 1/4w para os vermelhos( Vred=2,2v | 2,2*0,02=0,044w * 4 = 0,176w), correto? Com o azul, por exemplo, que dependo da fabricante pode ter até 3,3v, teria que usar resistores de 1/2? ( Vblue=3,3 | 3,3*0,02=0,066w * 4 = 264w ) Ou errei as formulas?

 

Desculpem o texto gigante e as varias perguntas, a ideia era otimizar e perguntar tudo de uma vez...kkkkk

 

Obrigado.

 

Esquema_3_pot_3_resist_4_led_rgb_2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...