Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alto-falante para som antigo


Posts recomendados

Olá.

Eu tenho um aparelho de som "TOSHIBA STEREO SOUND SYSTEM SL - 3147" antigo com toca discos e gostaria de comprar novos alto-falantes pra ele. (pois a caixa que eu estou usando nele esta com os alto-falantes em péssimo estado)

Logo, consigo enxergar duas opções: 

Compro alto-falantes novos e coloco eles nas caixas que já tenho, ou compro outras caixas de som já com os falantes.

Um detalhe é que não tenho certeza se essa caixa que eu tenho é a original que vinha com o aparelho, mas o nome "SS - 3147" escrito na caixa de som é sugestivo...

 

As minhas dúvidas são as seguintes:

1º: Qual alto-falante será compatível (potência, impedância, polegadas) com esse aparelho de som? Caso eu vá comprar somente os falantes e instala-los na caixa que eu ja tenho.

2º: Qual caixa de som está disponível no mercado que será compatível com esse som? Caso eu vá comprar novas caixas com falantes

 

Desde já agradeço. Forte abraço, colegas!

 

Segue fotos com especificações do aparelho e o aparelho em sí

 

59386d8339d8c_manualsemp.thumb.jpg.b9f6d8b24a8f09d4e7aeef40dd3134d8.jpgasdasdasdasd.thumb.jpg.a4c3942b78296a77d4f0930d4fd29425.jpgasdasdasd2.thumb.jpg.0fb3641bc029ec1abbf235654bc41de6.jpgasdasdasd3.thumb.jpg.b2a142086c8439799ad07acec2847ea0.jpgasdasdasd4.thumb.jpg.6095b81ccc0f70f74d080bba44714c01.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@lldos Bem vindo ao Fórum.

Dificilmente você vai comprar caixas acústicas novas "baratas" com as dimensões dessas suas ai! Pelas fotos se percebe que elas estão em muito bom estado! Eu manteria elas!...

Se não me engano esses falantes são de 8 polegadas e a potência ideal para cada um é de no máximo 20W se encontrar de 15W será melhor, a impedância padrão para esses sons é a de 8 Ohms, o som suporta falantes de 4 Ohms, mas te digo que os de 8 Ohms o som tem mais grave e é mais agradável!.

Para os Tweeter, eu colocaria os de Piezo de 80W ou 100W da Leson, (4 ou 8 Ohms) para mais agudos, o melhor é de menor impedância...

Não se atente tanto para a marca! Sendo piezo elétrico, te garantirá um agudo com boa fidelidade (Melhor que os tweeter com cone de papel, original de sua caixa).

Se o tweeter não tampar o buraco do tweeter antigo não tem tanto problema, isso tem que ser observado só no falante principal.

Outro detalhe é que você tem que colocar um capacitor de 4,7uF/63V em série com o tweeter, isso garantirá uma frequância de corte boa e uma vida longa a ele!...

Qualquer outra dúvida é só perguntar!...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito obrigado pelas dicas, ajudou muito. Vou procurar os alto-falantes nessas especificações então! Quando estiver pronto posto aqui pra mostrar o resultado.

os tweeter seriam como estes? > tweeter piezo bomber 80w

os alto falantes não encontrei na internet nessas especificações

 

Quanto ao tamanho dos falantes não tem problema, eu tenho as ferramentas pra ajustar o tamanho do corte na madeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Beleza!!!.. Outra coisa é ter ferramentas próprias para cada aplicação! Isso é muito importante!...

Só um detalhe! Falantes superiores a 8", exemplo: 10"/8 Ohms, não costumam ter potências mais baixas, geralmente eles são de 70W para cima! (Essas potências são RMS!), ai você vai comprometer os graves desse aparelho, pois ele tem potência nominal de 10W por canal!... 

Acaba que o resultado final não é tão vantajoso!....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@lldos Bom dia

 

@Bcpetronzio obrigado pela indicação, @lldos está bem pequeno a foto do manual mais consegui ver o que preciso rsrsrs.

Não tenho certeza que essa caixa é original do aparelho, porque no manual fala que o falante instalado na caixa é um full range de 12cm que seria uma falante de 5" do tipo full range, sem nem um tweeter.

Falante do tipo full range é um falante que pode ir de 2" até 12" eu acho e no centro existe pequeno cone que tem a finalidade de funcionar como um tweeter.

alto-falante-bravox-D_NQ_NP_22473-MLB202

A finalidade do tipo full range é ser um alto falante simples e barato que conseguida reproduzir de 20Hz á 20Khz, só que não consegui reproduzir essa gama de frequencia de uma maneira bacana.

No próprio manual da caixa mostra que a caixa responde de 100Hz a 13khz, essa resposta para quem gosta de ouvir um som com uns graves mais gordo (graves macio) e uns agudos mais cristalinos ele não vai consegui responder.

@lldos faça uma medição do falante que está na caixa, se forem realmente de 5 polegadas recomendo colocar esse cara.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-781520449-alto-falante-linha-gm-5-polegadas-20-w-1-peca-_JM

Indiquei esse falante porque ele é de original de algum carro da GM e normalmente eles suportam baixa potencia e alta sensibilidade e possui  ohms, que casa certinho com o aparelho.

O amplificador do radio libera 10WRMS a 4 ohms por canal e se você colocar falante de 8 ohms ou vai o som vai tocar muito fraco, e conseguintemente ao aumentar o volume vai distorcer.

Instale e ouça como ficou a sonorização sem o tweeter instalado, se você gostou se ficou um som agradavel no burado do tweeter coloque um duto (duto é pedaço de cano no diâmetro do furo por 10cm).

Se o som ficou com pouco brilho passe o diâmetro do furo do tweeter que vou pesquisar um bacana para você.

 

Att Edvaldo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico então realmente essas caixas não são originais, pois os falantes tem aproximadamente 20cm de diâmetro. Estou pensando então em fazer como o amigo@Ricardo S Ferreira falou e tentar recondicionar os falantes, já que ainda tenho todos... Pois não encontrei nenhum alto-falante de 8" com uma potência tão baixa (20w) na internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@lldos beleza, eu particularmente não sou fan de falante recondicionado não fica igual o original em matéria de qualidade de som; em potencia fica quase igual.

Repetindo novamente isso é um gosto pessoal, tem pessoa que gosta.

Mesmo assim não deixe de postar o resultado, o importante é te agradar :thumbsup:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Finalmente achei os alto falantes nas especificações que precisava!

Comprei um par de alto falantes da marca ETM, modelo EG8-73S de 8" e 27w de potência.

Também comprei um par de tweeters da mesma marca que serviram certinho!

 

O som ficou maravilhoso, agora só vou dar um trato na tela protetora da caixa que esta com o tecido manchado e estará pronto.

Muito obrigado à todos que ajudaram! @Edvaldo J. Frederico @Ricardo S Ferreira @Bcpetronzio

 

alto-falantes2.jpg

caixa com falantes novos2.jpg

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
1 hora atrás, BCP disse:

@Stadonni Procure em oficinas antigas de sua cidade, talvez ainda exista alguém que tenha um em sucata....

tinha um cara aqui no DF pedi para reservar afim de que eu retirasse a peça porque houve atraso no pagamento e que eu comunicaria essa semana só que vendeu

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 09/06/2017 às 15:02, lldos disse:

@Edvaldo J. Frederico então realmente essas caixas não são originais, pois os falantes tem aproximadamente 20cm de diâmetro. Estou pensando então em fazer como o amigo@Ricardo S Ferreira falou e tentar recondicionar os falantes, já que ainda tenho todos... Pois não encontrei nenhum alto-falante de 8" com uma potência tão baixa (20w) na internet.

Essa caixas são originais sim ja tive esse aparelho, comprei em 1991, ele era vendido na versão caixas pequenas e essa maior com woffer de 8 pol, no manual vinha tambem a especificações da caixa de 8 pol, se eu não me engano descia até os 40hz nos graves a caixa maior, pode ver que na caixa maior o modelo é ss-3147

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...