Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
ilovepic

Número de ciclos de cristal para uma instrução

Recommended Posts

Olá,

 

Li algures e sei que nem todos os microcontroladores utilizam o mesmo número de ciclos por instrução. Estou a estudar o pic16f690 que utiliza 4 ciclos por instrução. Enquanto que existem outros pic que utilizam 12 ciclos de cristal para uma instrução.

Existe alguma tabela ou termo onde possa consultar para saber mais sobre este standards?

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • I know!

    Estou procurando uma tabela onde contenha todas as situações possíveis. Ou pelo menos as mais comuns, para ter uma ideia do que existe.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Não consigo entender...estudar um pic16f690 (8 bits que não deve ter 1 k de flash e que não tem serial e nem EEPROM) e estar preocupado com número de ciclos do cristal? Pega qualquer um de 16 bits pra cima e seja feliz hahaha 

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @ilovepic ,

     

    De modo geral, um microprocessador pode demorar vários ciclos de clock para fazer uma instrução, mas não tem como colocar isso em uma tabela pois varia muito em função da família utilizada .....

     

    Para o caso de microcontroladores ( que são microprocessadores com um monte de hardware de I/O embutido ) de 8 bits, baseando nas duas famílias mais comuns para os hobbystas, temos que a linha PIC12 e PIC16 fazem as instruções em 4 ciclos de clock, e a linha AVR ( que compreende os Atmegas, Attiny e Atxmega ) fazem a grande maioria das instruções em um único ciclo de clock, embora existam algumas que podem demorar dois ou até três ciclos. Nunca utilizei as famílias do PIC18 em diante, então não posso afirmar nada sobre elas.

     

    Existem alguns microprocessadores chamados de RISC, que possuem poucas instruções, mas todas são feitas em um único ciclo de clock, e eles podem atingir clocks bem mais altos, podendo atingir um desempenho muito superior aos outros do tipo CISC, mas custam mais caro e são bem menos usados para as finalidades de hobby.

     

    Existem também os microprocessadores de 16, 32 e 64 bits, que permitem instruções bem mais complexas, e podem rodar com clocks acima de 1 Gigahertz, mas sua utilização sai fora do escopo dos hobbystas.

     

    Lembre-se sempre de uma coisa : velocidade de clock por sí só não é indicativo de desempenho, pois um microcontrolador rodando a 48 Mhz mas que precisa de 4 ciclos de clock para fazer suas instruções tem o mesmo desempenho de um outro que roda a 12 Mhz e faz suas instruções em apenas um ciclo, ok ?

     

    Paulo

     

    Editado por aphawk

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×