Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montar um comp com 16GB RAM ou comprar um de 8GB


Posts recomendados

Boa noite, é meu primeiro post no fórum, então já peço perdão caso esteja fazendo algo errado.

 

Estou em dúvida com relação a memória RAM, pois estou precisando com urgência do computador.

 

Eu montei um com as seguintes configs:

 

PROCESSADOR INTEL CORE I5-7400 KABY LAKE + COOLER DEEPCOOL GAMMAXX 400 LED VERMEHO, DP-MCH4-GMX400RD

placa-mãe GIGABYTE GA-H110M-H DDR4

MEMORIA KINGSTON HYPERX FURY 16GB DDR4 2400MHZ BRANCA, HX424C15FW/16

PLACA DE VÍDEO GALAX GEFORCE GTX 1060 6GB EXOC, 60NRH7DVM6EC

HD SEAGATE 1TB BARRACUDA 3,5" 7200 RPM, 64MB CACHE, SATA III, ST1000DM010

GABINETE G-FIRE HOME TECH PRETO COM JANELA, HTX010B06S

FONTE CORSAIR VS500 80PLUS WHITE PFC ATIVO 500W, CP-9020118-LA

 

Ficou R$3.921,04.

 

Como podem ver, com 16gb de RAM... Mas ai seria pela Pichau, e demoraria cerca de 8 dias para a montagem + o envio, e eu estou precisando bastante do computador, ai teria a opção de um com 8gb já pronto (envio mais rápido, ja que pula a montagem), desse aqui: COMPUTADOR PICHAU GAMER, I5-7400, GALAX GTX 1060 OC 6GB, 8GB DDR4, 1TB, 500W, S340 RED . Que no caso eu poderia colocar um i5 7500, porque minha ideia é que as parcelas não passem de 400 reais (quero gastar no máximo 4mil no cartão)

 

Ai vale a pena mais eu esperar esse que eu "montei" ou se eu comprar o já pronto não vou perder tanto em desempenho? Pretendo usar no dia a dia, nada de edição ou essas coisas, no máximo jogar um ARK, CS:GO, LoL, GTA V, Euro Truck, Dying Light, Overwatch com gráficos aceitáveis visualmente falando.

 

Grato e um ótimo domingo a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

i5 não vale a pena atualmente, com o que você esta gastando ai da para montar algo melhor.

 

R5 1500X 800$

B350 450$

1x8Gb DDR4 2400Mhz 330$

HD 1Tb 220$

CX430 190~205$

Total: 2005$

Sobra 1900$ para uma GPU, da para pegar uma GTX1070 8Gb e sobra para um gabinete legal ainda, dependendo do gabinete da até para pegar um Ryzen 5 1600 ao in vez do 1500X.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Amigo, muito obrigado pela resposta! Montei um assim com meu orçamento de 4k:

 

Processador: R5 1600 (Sim, deu pra pegar esse, eu não manjo nada de processador, mas esse é melhor né?)

Placa-Mãe: B350 (a que você disse)

Memória RAM: 1x 8GB 

Placa de Vídeo: Pny GEFORCE GTX 1060 6gb (a 1070 mesmo sendo mini passava do que posso gastar)

HD: 1TB

Fonte: CX 500 vs 500W (Não tinha essa CX430 :/ )

Gabinete: um simples com janela, não faço tanta questão, mas ele tem lugar pra por até ventoinhas adicionais)

 

O que acha? E sobre a memória RAM, vai dar pra eu rodar as coisas que eu falei no post? Eu não sou daquelas pessoas que deixa muita coisa aberta enquanto joga, no máximo uma página no Chrome com um tutorial sobre o jogo kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Afrânio Araujo Amorim disse:

@Atretador Amigo, muito obrigado pela resposta! Montei um assim com meu orçamento de 4k:

 

Processador: R5 1600 (Sim, deu pra pegar esse, eu não manjo nada de processador, mas esse é melhor né?)

Placa-Mãe: B350 (a que você disse)

Memória RAM: 1x 8GB 

Placa de Vídeo: Pny GEFORCE GTX 1060 6gb (a 1070 mesmo sendo mini passava do que posso gastar)

HD: 1TB

Fonte: CX 500 vs 500W (Não tinha essa CX430 :/ )

Gabinete: um simples com janela, não faço tanta questão, mas ele tem lugar pra por até ventoinhas adicionais)

 

O que acha? E sobre a memória RAM, vai dar pra eu rodar as coisas que eu falei no post? Eu não sou daquelas pessoas que deixa muita coisa aberta enquanto joga, no máximo uma página no Chrome com um tutorial sobre o jogo kk

 

Vai ficar de boas, se precisar economizar no proc para pegar a 1070, o 1500X ja serviria bem.

 

Atualmente, 8Gb é o suficinente para 99% dos usuarios, quando der você coloca +8Gb caso precise, se sobrar uma grana, ao in vez de pegar 16Gb pegue um SSD 120Gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Montei como deu, colocando as melhores peças e tentando ficar dentro do orçamento, e não sei como, montei um com 16GB de RAM e com um 1500x, a gtx 1060 6GB e ficou dentro dos 4k! Eu não sabia que o i5 não estava valendo a pena, e você salvou minha vida e meu dinheiro k

Muito obrigado mesmo amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Afrânio Araujo Amorim  Como a maioria dos jogos não puxa mais que 8Gb, ter 16Gb não traria ganhos, --a não ser nos poucos casos em que isso ocorre, ou tendo meio caminhão de janelas do Chrome abertas--

 

O SSD ja traria um ganho mais real, ao meu ver. E dai no futuro você coloca mais 8Gb quando precisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão da RAM é puramente sob a sua demanda. 

Se você vai usar sua máquina apenas para jogar, talvez 8GB sejam suficientes. Claro que ter dois ou quatro canais tb ajuda, mas não sei se a diferença é gritante.

 

A maioria dos jogos que estou pegando, ficam na faixa dos 5.5, 6.5GB. Mas você tem que ter em mente, que só o Windows 10 vai usar uns 1.200MB de Ram fácil. É claro que quanto mais RAM você tiver mais RAM eventualmente os games vão usar. Se está lá parada, é prejuízo. Não quer dizer que quando você ver um review de um game consumindo 8.5, 9GB de RAM ele não vá rodar aí. Possívelmente, apenas usou essa quantidade de RAM porque estava lá ociosa, é bacana manter em cache. Isso acontece até mesmo com VRAM.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador não parece ser o que alguns reviews vem demonstrando. Sem contar que mais canais ajudam em outras tasks pesadas, como compilações, codificações. Existem reviews de alguns games aí, com até 15fps de diferença entre 8/16GB. Não sei se somente pelo Dual Channel neste caso, pois a VGA do teste parecia meio fraca. Particularmente, nunca realizei testes em Single Channel na minha máquina. E quando trocar o kit para montar um Quad Channel, tb não vou ter base de comparação, porque vou ter trocado praticamente tudo. Eueheuhue.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

 

adicionado 1 minuto depois

Quad channel? Vai montar um PC X99 \ X299? Honestamente, é jogar dinheiro fora, mas isso é assunto para outro topico :P

 

 

Normalmente o que é mais afetado por dual channel é iGPU\Grafico integrado que depende da velocidade de transferência da memória do sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se pegar uma mobo com 4x slots, não tem problema, ja que vai poder fazer ups no futuro sem trocar os modulos. Se pegar uma mobo com 2x slots, pegue 1x8Gb.

 

Performance vai ser a mesma, mas o 1600 é mais forte, mas...O limitador sendo a GPU, a performance vai ser a mesma.

adicionado 1 minuto depois

@Eduardo Frazão Então, um R7 1700 com 8 núcleos e 16 threads ja é equivalente a um i7-6900K custando 1/5 do preço e suportando 64Gb de RAM.

 

Mas, como eu falei, assunto para outro topico xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pro meu uso, um 1700x seria até mais apropriado do que meu CPU atual. Para jogos, um 1700x tem basicamente a performance de um i7 de quarta geração. Para uso geral, não, os núcleos ajudam muito, é significativamente melhor.


Mas eu devo trocar meu kit daqui 1 ano +/-, até lá já vai ter saído a oitava geração. A intel promete 30% de ganho em cima da sétima, que na verdade, não trouxe tantos benefícios como a galera tava esperando. Será bom porque vou poder aguardar um pouco e ver como a família dos Ryzen vai evoluir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Frazão Levando em consideração as melhoras das ultimas 5 gerações, eu não contaria com 30% xD

 

Até la, Zen+ ja deve ser uma realidade e Zen 2 a caminho, com ThreadRipper e X299, vai ter bastante opção ^^

 

@Afrânio Araujo Amorim Se, sair mais barato, sim. Mas em performance, vai dar no mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador, com certeza. Mas eu acho que dessa vez, a intel vai precisar dar uma evoluída, já que finalmente, existe alguma concorrência para eles. A oitava geração terá i7 com até 8 núcleos + HT, sem contar nos i9, mas esses, nem levo em consideração, porque o preço será fora da realidade.

Vamos deixá-los duelar e ver o que acontece com os preços.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...