Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Minha Ponteira para Componentes SMD


MOR_AL

Posts recomendados

Olá pessoal! Tudo bem?
Recentemente acabei enveredando para o uso dos componentes SMD.
São muito pequenos e, com o aumento de minha idade, acaba ficando difícil tanto manipulá-los como ler os valores sem aquelas lupas de testa.
Mas não podemos ficar parados enquanto a eletrônica evolui, né?
Então comprei transistores, resistores e capacitores no Ebay.
Como só comprei transistores NPN e de dois tipos, um para propósito geral e outro para UHF, não tenho dificuldade em determinar quem é quem aqui.
O problema começou com os capacitores SMD. Eles não possuem nenhuma marcação e nas fitas que recebi, as indicações encontram-se borradas, não dando para ler direito.
Quando tentei medir um capacitor, me senti como um aluno de primeiro ano de medicina, tentando fazer uma operação de cérebro, hehehe. Minhas mãos e dedos teimavam em contrariar meus desejos. 

Como tenho um capacímetro, decidi tentar montar uma ponteira que pudesse usá-la nas três situações que imaginei.

1 - Nas fitas que os condicionam.
2 - Com o componente avulso.
3 - Com o componente no circuito.

Depois de pesquisar na net sobre isso, descobri que só havia o produto pronto. Mas sabe como é; minha veia de tupiniquim pesou mais e construí minha própria ponteira.
Fiz um arremedo de vídeo considerando a sequência de fotos que tirei da ponteira e coloquei no YouTube. Segue o link.

https://www.youtube.com/watch?v=pGVTkAOehWk

Claro que falta cortar os parafusos, mas isso é elementar. O fato é que dediquei quase meio-dia, para conseguir fazer e postar um vídeo composto por apenas 5 fotos. Portanto, deixo os detalhes de término subintendidos.
[]'s
MOR_AL

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem estiver acompanhando...
Medi um monte de tiras com capacitores SMD e tenho um feedback importante.
O fato da ponteira possuir um ajuste semi-fixo da distância entre as pontas das agulhas, foi fundamental para um bom posicionamento com os extremos dos SMDs. 
Uma ponteira do tipo pinça, sem fixação da distância, também é viável, porém com o ajuste fica bem mais simples de se medir.
MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...