Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
MOR

Minha Ponteira para Componentes SMD

Recommended Posts

Olá pessoal! Tudo bem?
Recentemente acabei enveredando para o uso dos componentes SMD.
São muito pequenos e, com o aumento de minha idade, acaba ficando difícil tanto manipulá-los como ler os valores sem aquelas lupas de testa.
Mas não podemos ficar parados enquanto a eletrônica evolui, né?
Então comprei transistores, resistores e capacitores no Ebay.
Como só comprei transistores NPN e de dois tipos, um para propósito geral e outro para UHF, não tenho dificuldade em determinar quem é quem aqui.
O problema começou com os capacitores SMD. Eles não possuem nenhuma marcação e nas fitas que recebi, as indicações encontram-se borradas, não dando para ler direito.
Quando tentei medir um capacitor, me senti como um aluno de primeiro ano de medicina, tentando fazer uma operação de cérebro, hehehe. Minhas mãos e dedos teimavam em contrariar meus desejos. 

Como tenho um capacímetro, decidi tentar montar uma ponteira que pudesse usá-la nas três situações que imaginei.

1 - Nas fitas que os condicionam.
2 - Com o componente avulso.
3 - Com o componente no circuito.

Depois de pesquisar na net sobre isso, descobri que só havia o produto pronto. Mas sabe como é; minha veia de tupiniquim pesou mais e construí minha própria ponteira.
Fiz um arremedo de vídeo considerando a sequência de fotos que tirei da ponteira e coloquei no YouTube. Segue o link.

https://www.youtube.com/watch?v=pGVTkAOehWk

Claro que falta cortar os parafusos, mas isso é elementar. O fato é que dediquei quase meio-dia, para conseguir fazer e postar um vídeo composto por apenas 5 fotos. Portanto, deixo os detalhes de término subintendidos.
[]'s
MOR_AL

  • Curtir 3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Bcpetronzio

    Grato amigo.

    MOR_AL

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Para quem estiver acompanhando...
    Medi um monte de tiras com capacitores SMD e tenho um feedback importante.
    O fato da ponteira possuir um ajuste semi-fixo da distância entre as pontas das agulhas, foi fundamental para um bom posicionamento com os extremos dos SMDs. 
    Uma ponteira do tipo pinça, sem fixação da distância, também é viável, porém com o ajuste fica bem mais simples de se medir.
    MOR_AL

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @MOR, igual a ti deve ter muita gente com os mesmos problemas de identificar essas coisinhas, muitas delas menores que um grão de arroz quebrado. Se industrializar a ideia vai vender fácil, será tão necessário nas bancadas quanto o multímetro.

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • É bem fácil de transformar em um produto final. 

    Antes de torna-lo um produto, creio que um similar aparece no mercado, hehehe.

    MOR_AL

     

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×