Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema na configuração de Fuses ATMEGA328P


Posts recomendados

Estou com o seguinte problema, estou testando um hardware que projetei é basicamente um Arduíno standealone com um cristal oscilador de 16Mhz.

Estou gravando um codigo blink simples e utilizo a porta PB5 para acender o led e gravo utilizando um USBasp usando a configuração ICSP.

 

O problema é que a oscilação do led que defini em 1000ms esta demorando muito mais tempo do que especifiquei.

 

Segue a configuração dos fuses:

#include <avr/io.h>

FUSES = {
    .low = LFUSE_DEFAULT,
    .high = HFUSE_DEFAULT,
    .extended = EFUSE_DEFAULT
};

Ja tentei mudar o fuse .extended para:

.extended = 0x3F

.extended = 0x7F

.extended = 0xE0

 

Segue codigo blink gravado:

#include <avr/io.h>
#include <util/delay.h>

void config_uc(){

    DDRB |= (1<<PB5);
    PORTB &= ~(1<<PB5);

}

int main(void){

    config_uc();

    while(1){

        PORTB ^= (1<<PB5);
        _delay_ms(1000);

    }

    return 0;
}

Segue a imagem do esquemático do projeto:

 

Sem título.jpg

Se alguém poder dar uma luz eu agradeceria muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Felipe Soares Gonçalves ,

 

Se você pegou um AVR novo, a configuração padrão dele é usar o oscilador interno de 8 Mhz, mas tem um fuse setado que manda dividir por 8, então o resultado disso é que ele está rodando a 1 Mhz em vez de 16, o que faz ficar 16 vezes mais lento....

 

Eu uso um programador USBASP para mudar os Fuses, não sei fazer nada na IDE do Arduíno, espere aparecer alguém que possa lhe ajudar nisto, ok ?

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk O que exatamente você usa pra fazer a gravação, falo dos programas, pois estou usando o codeblocks pra compilar o programa e gravando usando uma tools que utiliza o AVRDUDESS, quando tento gravar direto pelo ARVDUDESS não da certo sempre falha.

 

@test man*~ Então vou tentar usando essa configuração de fuses se der certo aviso.

adicionado 6 minutos depois

@test man*~ Então não deu certo com esses fuses. contia o mesmo problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Felipe Soares Gonçalves ,

 

Bom, hoje do jeito que está seu microcontrolador, roda sem cristal, mas após você regravar os fuses para a configuração correta fornecida pelo @test man*~  terá de usar o cristal, ok ?

 

Precisa ainda gravar o Bootloader correto, sugiro que você dê uma olhada aqui :

 

http://www.arduinoecia.com.br/2014/01/gravando-bootloader-no-atmega328-usando.html

 

Se você não tem um Arduino para usar como gravador, vai mesmo precisar de um gravador externo, como o USBASP que mencionei acima.

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...