Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitor Carga Lenta - Descarga Rápida


Posts recomendados

Ola amigos, estou precisando de ajuda.

No ccto em anexo, o acionamento da carga RL é realizada através de Q1 quando o ccto RC chega a tensão de acionamento de Q1 em um determinado tempo (no caso 20s), até ai tudo bem, o que preciso é quando S1 for aberto, o capacitor C6 descarregue muito rápido (instantaneamente), assim, o ccto fica pronto para um novo acionamento. A ideia que tive é essa com Q2, R3 e R4, mas não funcionou, pois C6 descarrega por R2 e R4 até abaixar a tensão e ativar Q2, ai vai rápido, mas antes demora muito.

Premissas: S1 vem de um ccto externo, não posso mudar. Não posso usar relê, preciso de um ccto compacto.

 

Desde já agradeço.

Ccto Capacitor Clube Hardware.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tire R3 e Q2.. Deixe somente R4 e coloque um diodo em antiparalelo com R2, setinha do diodo voltada para cima,

O capacitor vai se descarregar pelo diodo e depois por R4 de 1k ... Constante RC da carga = 470k x 100 uF

Constante RC de descarga 1k x 100 uF, considerando 5 constantes de tempo para descarga total se tem ai

Descarga total garantida em 5 x 1000 ohms x 0,0001 F = 0,5 segundos..

 

Se necessário diminuir esse tempo considere a hipótese de baixar o valor de R4

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...