Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Incompatibilidade Maximus IV Extreme-Z + Evga Gtx 970 Sc Acx 2.0


Posts recomendados

Bom-dia/tarde/noite.

Me chamo nailson, e estou com 1 dúvida e 1 problema, espero que eu consiga encontrar alguém aqui q já passou pela minha atual situação, ou alguém que possa me ajudar a solucionar o problema ^^.

Desde já estou grato de poder buscar ajuda na comunidade e a todos que poderem ajudar e até aos que não podem também.


Minha dúvida está relacionado ao problema, então algumas placas de video vem com 2 entrada de alimentação (umas com 2 de 6pino, e outras com 1 de 6 e 1 de 8), gostaria de saber qual a real função dos 2 pinos extras nas placas de video?

Ainda na dúvida, olhando algumas informações na net, o máximo que consegui sobre esses 2 pinos extras é que pode fornecer até 150w pra placa de video por conta desses 2 pinos extras, mas eu acredito que seja algo mais, como alimentar alguma função ou utilidade especifica daquela placa de video?

2
Ex o meu problema, então, tenho uma placa da asus: https://www.asus.com/br/Motherboards/MAXIMUS_IV_EXTREMEZ/

 

8GB de RAM (2x4) Kingston 1333
2 HD (1 ssd boot 120 / 1 HD 1TB backup)
1 Processador i7 2700k
1 Fonte Evga 700w Real 80 Plus
1 Evga Geforce Gtx 970 Sc Acx 2.0 (mesmo modelo > http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-822197950-evga-geforce-gtx-970-sc-acx-20-pode-retirar-_JM

 

Então o que está acontecendo, fiz toda a instalação normal, fui até a bios pra da uma olhada na questão dos boots dos discos, e em alguns poucos instantes cerca de 2 a 3 minutos o video apagou, maquina continuou ligada como se nada tivesse acontecido no debug leds aparecia o número 34, fiz varias buscas e todas estavam relacionado a algo mal encaixado/conectado, pois bem, verifiquei as memorias (cheguei a usar somente um pente pra testes), os cabos dos discos, cabos de alimentação e estava tudo certinho, mas o problema continuava, removi tudo deixando apenas a memoria e o mesmo continuava, mesmo se ficasse na tela preta onde informa que não um disco foi encontrado normalmente na tela q você precisa pressionar alguma tecla pra startar a midia do windows, o video também sumia, fiz teste desligando normal e desligando a chave da fonte e removendo o cabo de força da fonte, resetei o CMOS, fiz teste de memoria, e tudo possível mas nada adiantou, acabou q eu resetei ela no botão reset que ela tem na placa (ou o botão do gabinete) e as vezes ela ficava normal sem perder o video, então consegui instalar o SO normal instalei os drives e tudo da placa também, porém ao desligar a maquina (seja pela o SO normal, ou no botão do gabinete) após isso ao ligar novamente apresentava o mesmo problema de ficar perdendo o video após uns 3 minutos ou menos, então se eu ligasse a maquina até o SO iniciar normal, antes de perder o video eu resetava ela (seja manual ou pelo SO) o problema sumia e ficava norma, e ficava assim pra que ela funcionasse.

Lembrando que uso a display port, mas também testei em hdmi e dvi!

Sem mais nada pra poder testar em casa, fui até um amigo pra testar com outra placa de video (tirando a placa-mãe essa asus, eu já usava uma comum com todas as peças, memoria, placa de video etc..), após chegar lá testei com a memoria dele que era uma kingston 1866 e o problema continuou, então testamos a placa de video e então o problema não se repetiu mesmo que eu desligasse ou desse reset ficava tudo normal, a placa que teste dele era uma Gtx 780 Evga (a diferença estava na alimentação, enquanto a minha era 12 pinos 2x6, a dele era 14 pinos 1x6 e 1x8) essa foi a única diferença em relação a algo que precisei usar a mais.

Então pessoa esse é o meu problema (mas parecia uma história de terror xD), também até cheguei a testar outra placa de video mais economica q nem precisava de alimentação e também funcionou normal, isso me levou a pensar que a MAXIMUS IV EXTREME-Z tem incompatibilidade com placas de videos 12 pinos ?

Obs: A bios está atualizada.


Desde já grato, nailson.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, dragonivell disse:

Minha dúvida está relacionado ao problema, então algumas placas de video vem com 2 entrada de alimentação (umas com 2 de 6pino, e outras com 1 de 6 e 1 de 8), gostaria de saber qual a real função dos 2 pinos extras nas placas de video?

Ainda na dúvida, olhando algumas informações na net, o máximo que consegui sobre esses 2 pinos extras é que pode fornecer até 150w pra placa de video por conta desses 2 pinos extras, mas eu acredito que seja algo mais, como alimentar alguma função ou utilidade especifica daquela placa de video?

A única função é de limitar ou não, a quantidade de energia que a placa pode puxar por aquele cabo.. Sendo 6 pinos, 75 Watts.. Sendo 8 pinos, até 150 Watts..

 

Você testou sua placa no PC dele??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, RS Faria disse:

A única função é de limitar ou não, a quantidade de energia que a placa pode puxar por aquele cabo.. Sendo 6 pinos, 75 Watts.. Sendo 8 pinos, até 150 Watts..

 

Você testou sua placa no PC dele??


Sim, testei e ficou normal, tem um amigo q tem quase as mesmas configurações que o meu, uma diferença é o processador dele q é um i5 3570k, a mobo e a vga também é a mesmo, levando-me a acreditar que mesmo a bios estando atualizada bem acima que é requerido para funcionar meu i7 2700k o problema deve está relacionado ao processador, é mais fácil o processador está tendo algum conflito com a vga do quê a mobo tendo conflito com a vga?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, RS Faria disse:

É mais fácil a MOBO enroscar mesmo.. Mas, o problema começou a partir de quando? houve alguma troca de hardware?

 

Foi essa semana mesmo, pois eu comprei a mobo de um cara, é usada mas bem conservada, eu poderia até desconfiar q a mobo veio com problema, mas como falei acima, a placa funcionou bem normal com outras vga inferior, no caso uma mais simples sem  alimentação e outra com conector de 14 pinos.

outro caso intrigante, encontrei um cara com praticamente mesmas config q o meu, única diferença era o processador dele i5 3570k, dai passei a pensar se mesmo a bios estando atualizada pode está acontecendo algum tipo de bug?

 

é a primeira vez que vejo uma situação dessa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, RS Faria disse:

@dragonivell

 

Tem problemas conhecidos de placas-mãe mais antigas, com placas de vídeos mais novas.. Só vi isso, em placas mais básicas, não numa topo de linha.. A BIOS tá na última versão?? E qual a placa antiga?


Sim a bios ta atualizada, a placa antiga é uma Ecs é essas placas comuns 1155 bem básica ;/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, dragonivell disse:

Sim a bios ta atualizada, a placa antiga é uma Ecs é essas placas comuns 1155 bem básica ;/

Sem ideia do que possa ser, então.. Tem vários casos, com placas mais simples, pois o suporte pra elas é menor.. Pra uma placa desse nível, nunca tinha visto..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, RS Faria disse:

Sem ideia do que possa ser, então.. Tem vários casos, com placas mais simples, pois o suporte pra elas é menor.. Pra uma placa desse nível, nunca tinha visto..


;/ a manhã vou fazer mais alguns teste, estou procurando informações em tudo q é lugar pra tentar resolver, a amanhã volto aqui pra falar se obtive exito :tw_anguished:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-6-16 às 14:16, RS Faria disse:

Sem ideia do que possa ser, então.. Tem vários casos, com placas mais simples, pois o suporte pra elas é menor.. Pra uma placa desse nível, nunca tinha visto..


Opa, desculpa o double post, mas então hoje resolvi montar a placa na mesa e deixar o básico funcionando, fonte/processador/1 memoria e a vga, fiquei olhando as opções da bios e tal, uns 10min e dai não aconteceu o problema, então desliguei a placa e fiquei de novo na bios, e não deu problema novamente, então conectei o ssd, instalei o SO e fiquei usando por um tepo, fiz todos os testes, depois desliguei a placa tirei a alimentação e religuei tudo novamente, e simplesmente funcionou, dai resolvi instalar a mobo no gabinete deixa tudo certinho e por mais q eu não estou acreditando funcionou sem problema algum sendo que fiz os mesmo procedimentos quando ela apresentou os problemas '-'.

observei uma coisa, eu na hora de encaixar a fonte por costume deixei virado pra parte da tampa o papel q tem informações sobre a fonte (a fonte só tinha a logo da empresa e a potência 700w) dai estava errado, desse jeito a parte da fan q tirava o ar quente de dentro dela jogava pro compartimento na parte de baixo do gabinete q era fechado, quando fui montar percebi q onde fica a fonte tem uma saída de ar em baixo da fonte que já era para esse proposito, então fazendo isso os cabos q antes ficavam esticados até de mais ficaram com sobra pra arrumar, então me leva a acreditar q por causa da pressão ao esticar alguns cabos houve algum mal contato.

Desde já fico grato pela atenção @RS Faria e muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...