Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual os chipsets para os processadores Ryzen?


Posts recomendados

Ordem "de melhor para os menos completos"

1º  chipset x370

2º chipset B350 (pouca diferença para quem não é entusiasta, placa-mãe com quase ou mesma qualidade das com chipset x370)

O resto já possui menos "qualidade" e mais algumas diferenças que "não importam detalhar"  para quem irá montar um computador com o Ryzen 7 1700, pois uma placa-mãe com chipset B350 está com um preço bom pela sua qualidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem o A320 tambem, que é o mais basico e não permite OC(até onde eu sei) ou CF.

 

Completando o que @SamucaFO falou, X370 para B350, X370 tem suporte a SLI e CF sem restrição, ja B350 roda a X8\X4 se não me engano.

 

Em relação a OC, maioria das B350 deve levar mais ou menos o mesmo das X370.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Vasoncelos Se você não quer chegar nos 4.1GHz no seu Ryzen(O que é considerado um OC extremo nos Ryzen), então vá de b350m, se não apenas alcançar os 4GHz ou 3,9, a b350 serve.  A minha eu não consegui deixar em 3,9, não quis subir o vcore para mais de 1.4, mas em 3.8 fica estável nos 1.4v. Porém isso depende mais da sorte na loteria do silicio e pegar um chip bom de OC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade a partir de 4Ghz já fica complicado realizar overclock para uso diário, possivelmente sendo pela arquitetura mesmo e não por azar de ter comprado um chip com "qualidade não tão boa". A partir de 4Ghz é um salto significativo de tensão necessária para manter o overclock em relação a 3,9 GHz. Obs: estou me referindo pela situação mais provável de ocorrer por experiência própria e por pesquisa de alguns testes pela internet, já que sempre há alguns chips raros que acabam saindo com maior qualidade que o esperado.

 

Para overclock a diferença pode ser até nula entre o chipset x370 e B350 se pegar as placas-mãe que não forem barateadas ( alimentação de energia da placa-mãe para o processador/ memória etc)

 

O que muda do Aouros gaming k7 para a gaming 3:

 

SLI/CROSSFIRE:  16x/8x (K7) - 16x/4x (3)

LAN: 1 x Rivet Networks Killer™ E2500 LAN chip (10/100/1000 Mbit) (LAN2)

SOM: 2 x Realtek® ALC1220 codecs Support for Sound Blaster X-Fi MB5 - 1x Realtek® ALC1220 codecs

Over: Turbo B-Clock, Built-in Advanced Performance Tuning IC

 

Não comparei tudo, mas talvez tenha alguns USB 3.1 a menos etc... nada relevante

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só um adendo.

 

Não há diferença de desempenho entre os chipsets, já que eles diferem em quantidade de recursos.

 

MAS, se você for compara uma placa-mãe com o X370 e uma com o A320 você vai ver um projeto mais caprichado na primeira, um circuito regulador de tensão mais elaborado e alguns outros "penduricalhos" que podem até fazer a compra pesar à favor de uma placa de linha superior.

 

Isso vale pras placas Intel também. ;)

 

Logo mais a AD lançará dois chipsets básicos (o A 320 é um mediano), junto com as APUs, ficando com cinco chipsets para a linha toda dos Ryzen no soquete AM4 (vai ter mais um em outra plataforma, o X399)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro achei que se referia a algo alem de A320, B350, X370 e X399 ja que falou A320 junto das APUs...Mas as APUs vão usar o mesmo chipsets A320\B350\X370.

 

E o mediano não seria o B350? :v

 

Com X300, seria o chipset para ITX mas os fabricantes, meio que ignoraram ele e fizeram mobos ITX com X370 e B350

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...