Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Gabriel Vasoncelos

Qual os chipsets para os processadores Ryzen?

Recommended Posts

Galera me recomendaram o chipset B350M para processador ryzen 5 1700, gostaria de saber se esse é o melhor ou único, ou teria outros melhores ou outros ? 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ordem "de melhor para os menos completos"

1º  chipset x370

2º chipset B350 (pouca diferença para quem não é entusiasta, placa-mãe com quase ou mesma qualidade das com chipset x370)

O resto já possui menos "qualidade" e mais algumas diferenças que "não importam detalhar"  para quem irá montar um computador com o Ryzen 7 1700, pois uma placa-mãe com chipset B350 está com um preço bom pela sua qualidade.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tem o A320 tambem, que é o mais basico e não permite OC(até onde eu sei) ou CF.

Completando o que @SamucaFO falou, X370 para B350, X370 tem suporte a SLI e CF sem restrição, ja B350 roda a X8\X4 se não me engano.

Em relação a OC, maioria das B350 deve levar mais ou menos o mesmo das X370.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @SamucaFO  Então existem 3° e 4° ou outros? E o melhor seria B350 por ser mais acessível em preço e ter quase mesma performance?

Compartilhar este post

Link para o post

@Gabriel Vasoncelos Se você não quer chegar nos 4.1GHz no seu Ryzen(O que é considerado um OC extremo nos Ryzen), então vá de b350m, se não apenas alcançar os 4GHz ou 3,9, a b350 serve.  A minha eu não consegui deixar em 3,9, não quis subir o vcore para mais de 1.4, mas em 3.8 fica estável nos 1.4v. Porém isso depende mais da sorte na loteria do silicio e pegar um chip bom de OC.

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade a partir de 4Ghz já fica complicado realizar overclock para uso diário, possivelmente sendo pela arquitetura mesmo e não por azar de ter comprado um chip com "qualidade não tão boa". A partir de 4Ghz é um salto significativo de tensão necessária para manter o overclock em relação a 3,9 GHz. Obs: estou me referindo pela situação mais provável de ocorrer por experiência própria e por pesquisa de alguns testes pela internet, já que sempre há alguns chips raros que acabam saindo com maior qualidade que o esperado.

Para overclock a diferença pode ser até nula entre o chipset x370 e B350 se pegar as placas-mãe que não forem barateadas ( alimentação de energia da placa-mãe para o processador/ memória etc)

O que muda do Aouros gaming k7 para a gaming 3:

SLI/CROSSFIRE:  16x/8x (K7) - 16x/4x (3)

LAN: 1 x Rivet Networks Killer™ E2500 LAN chip (10/100/1000 Mbit) (LAN2)

SOM: 2 x Realtek® ALC1220 codecs Support for Sound Blaster X-Fi MB5 - 1x Realtek® ALC1220 codecs

Over: Turbo B-Clock, Built-in Advanced Performance Tuning IC

Não comparei tudo, mas talvez tenha alguns USB 3.1 a menos etc... nada relevante

Editado por SamucaFO

Compartilhar este post

Link para o post

Só um adendo.

Não há diferença de desempenho entre os chipsets, já que eles diferem em quantidade de recursos.

MAS, se você for compara uma placa-mãe com o X370 e uma com o A320 você vai ver um projeto mais caprichado na primeira, um circuito regulador de tensão mais elaborado e alguns outros "penduricalhos" que podem até fazer a compra pesar à favor de uma placa de linha superior.

Isso vale pras placas Intel também. ;)

Logo mais a AD lançará dois chipsets básicos (o A 320 é um mediano), junto com as APUs, ficando com cinco chipsets para a linha toda dos Ryzen no soquete AM4 (vai ter mais um em outra plataforma, o X399)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Evandro  O X300?

Compartilhar este post

Link para o post
    4 minutos atrás, Atretador disse:

@Evandro  O X300?

Onde?

X399 pro soquete gigante que ainda não sei o nome, X370 como topo de linha do AM4.

Meu dedo é torto mas dessa vez eu não errei não. :D

Compartilhar este post

Link para o post

@Evandro achei que se referia a algo alem de A320, B350, X370 e X399 ja que falou A320 junto das APUs...Mas as APUs vão usar o mesmo chipsets A320\B350\X370.

E o mediano não seria o B350? :v

Com X300, seria o chipset para ITX mas os fabricantes, meio que ignoraram ele e fizeram mobos ITX com X370 e B350

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Atretador eu falei que não sabia os nomes :D

2017-AMD-at-CES-Ryzen-07.jpg

Tendo estes dois abaixo do 320, o 350 pra mim fica acima de mediano.

Compartilhar este post

Link para o post

@Evandro Estes são os ITX que eu falei, mas os fabricantes meio que ignoraram e fizeram B350\X370.

SFF =Small Form Factor

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais