Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino nano: GPS/GPRS


Posts recomendados

Boa noite a todos, sou iniciante nessa parte de arduino e gostaria de saber como vou colocar um GPS da marca elecrow e um SIM900 em uma protoboard de 830 pontos. Pois esse gps não dá pra 'fincar' no sim 900 como normalmente se faz.

lembrando que estou usarndo arduino nano que é o único que se pode prender na protoboard direto, o meu sim900 não tem pinos embaixo e o GPS é grande pra protoboard comprida.

 

Gostaria de saber aonde irei colocar os jumpers como colocarei.

Agradeceria muito se me ajudassem.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@YasminCris ,

 

Pelo que eu ví, tanto o SIM900 como o seu GPS ELECROW foram feitos para plugarem diretamente em cima de um Arduíno de tamanho normal, como o UNO ou o MEGA2560. Nunca vi um SIM900 que não tem os terminais inferiores, nesse caso você terá de soldar eles !

 

Usar o Arduíno Nano vai exigir que você faça um monte de ligações entre sua protoboard e esses módulos, e o risco de não funcionar é bem grande.... acho melhor comprar um UNO normal !

 

Sobre os jumpers.... precisa ver o que que você pretende fazer, como o seu programa vai se comunicar....  segue o link de um site WIKI sobre o GPS, uma boa leitura pode elucidar as suas dúvidas :

 

https://www.elecrow.com/wiki/index.php?title=GPS_shield

 

Paulo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Obrigada pelo comentário.

Meu Sim900 é semelhante a esse da imagem:IMG_20170211_101326-diag.jpg

 

Não teria alguma forma de utilizar o arduino nano? Eu estou conseguindo programar separadamente, meu problema está realmente em como irei associar isso com a protoboard.

Minha aplicação seria mandar sinal do GPS pra uma pagina PHP.

Ah, e obrigada pelo link, ele me foi de grande ajuda

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@YasminCris ,

 

Que dá para usar, dá sim.

 

Mas eu não faria essas ligações do seu desenho, por uma simples razão : esse Sim900 precisa de uma  corrente que é mais alta do que o regulador de 5V do Arduino Nano pode fornecer, portanto em vez de puxar a alimentação positiva do +5V, voce deve usar uma fonte de alimentação de 9 ou 12 volts ligada na entrada com o conector redondo do SIM900. Interligue apenas o fio de GND entre as duas placas.

 

De resto, basta achar os pinos do Nano que são correspondentes aos pinos do Uno que são usados no seu projeto.

 

Se precisar de ajuda no hardware, é só pedir, mas no software eu não posso te ajudar pois não entendo nada dessa linguagem do Arduíno ou C ....

 

Paulo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk  nossa cara, voce vai se tornar meu herói :D

 

Desculpe de eu não entender bem, sou meia leiga nessa parte de hardware, eu entendo mais de software mesmo

 

E os pinos pro GPS? Eu estava usando as digitais 4 e 5 e GND e 5v, está errado também?

E outra, a ligação no caso com a fonte de alimentação eu não usaria a protoboard?

adicionado 1 minuto depois

@test man*~ , o meu demorou um pouco pra chegar, acho que uns 20 dias, eu comprei no mercado livre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@YasminCris ,

 

Você só está precisando usar a protoboard para facilitar a conexão com o seu Arduíno Nano!

 

E sim, terá de alimentar o seu Arduino Nano, e também o seu módulo GPRS e o seu outro módulo GPS ! Esqueça isso de interligar o +5V deles, interligue apenas o GND de todos eles.

 

Talvez o seu módulo GPS só aceite alimentação de 3.3V ou de 5V, não sendo possível ligar uma fonte maior de 9V ou de 12V. Neste caso, como o GPS consome pouca corrente, pode sim usar a alimentação de +3.3 ou +5V que é fornecida pelo seu Arduíno Nano para alimentar o seu GPS.

 

 

Dá uma olhada aqui, segue uma descrição do Arduíno Uno :

 

arduinopinout.jpg

 

Primeiro, uma coisa importante:  A comunicação com os seus módulos  GPRS e GPS é serial, e a biblioteca padrão da IDE do Arduíno permite usar apenas uma porta serial de comunicação, portanto sugiro você utilizar uma outra biblioteca serial que permita usar pelo menos duas interfaces seriais, uma para cada módulo.

 

Os pinos que você vai utilizar terão de ser definidos na chamada dessa biblioteca. No hardware nativo existe apenas uma interface serial que está alocada nos pinos digitais 0 e 1, conforme pode ver na imagem acima. Mas usando essa outra biblioteca, ela emula outras interfaces seriais por software, podendo usar quase qualquer pino, e para sua utilização é mais do que suficiente !

 

No seu Arduino Nano, existe este arquivo aqui :

 

Xsdux.png

 

Basta escolher os pinos equivalentes, e usar no seu software.

 

Uma curiosidade :  vai ser meio complicado você fazer o software sem um bom conhecimento do hardware... esse seu tipo de projeto normalmente precisa consumir o mínimo de energia, pois quase sempre é alimentado por baterias, e para isso você tem de saber como utilizar o Atmega328 nos seus modos de baixo consumo, bem como enviar comandos especiais tanto para o GPRS como para o GPS.

 

Mas é fácil utilizar com uma fonte de alimentação ! 

 

Siga em frente e qualquer dúvida dá um toque ok ?

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...