Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aprender a construir placas de circuito impresso no Proteus


ilovepic

Posts recomendados

Olá a todos,

 

Estou a começar a aprender a mexer no Proteus, versão 8.5. Conforme vão surgindo as dúvidas vou pesquisando e lá vou aprendendo.

Neste momento pretendo montar um desenho de uma placa, simples, para futuro envio da mesma para uma empresa que fabrica placas. Estou a pesquisar vídeos no youtube sobre o assunto. Existe algum manual ou artigo que possam partilhar para que possa ler e obter umas noções sobre os primeiros passos a seguir na construção de placas no proteus?

 

Ouço falando do Ares, mas não percebo onde é que ele entrar na construção de placas. Também leio sobre a importancia de construir bibliotecas, mas ainda não sei o que fazer e como pesquisar!

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Procura no youtube por criar placa de circuito Ares proteus. Procura por um que fala de POWER PLANE do ares(principalmente o GND). Outra coisa a se ver é que tem muitos pinos escondidos nos circuito do proteus... se clicar neles e ver a propriedades e em pinos como o GND e VCC... se você não ligar eles na fonte de energia da sua simulação o projeto não via funcionar quando você for para o real.

 

Procura no youtube também por como criar componente no proteus... vários conectores e componentes você só pode imaginar pois não tem no proteus... ai no caso você tem que seguir datasheet e ver distancia entre os pino e coisa do tipo para criar o lugar adequado e colocar no circuito ... para finalmente poder colocar o mesmo no Ares.

 

O resto é experiência mexendo no programa... "auto router" nem sempre resolve tudo ... Muito cuidado com tamanho e espaçamento entre trilhas... coisas muitos pequenas necessitam de equipamentos também... ou gambiarras como fiz com um motor de impressora e uma agulha de injeção lol.

 

Não precisa inverter ... a não ser que seja o negocio que você vai imprimir na frente da placa para colocar com componentes X)

 

Só isso X) fuizzzzzzzz

adicionado 1 minuto depois

Dica: as protoboards tem um espaçamento de "0.1in". Dá para usar como régua X) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilovepic ,

 

O Proteus é composto por dois módulos principais, e normalmente são usados em sequência:

 

1 - ISIS : Este é o simulador, e é onde desenhamos o esquema de nosso projeto, selecionando os componentes e os invólucros que iremos usar. Depois, se necessário, fazemos as simulações até termos certeza de que o circuito funciona como queremos.

Lembre-se que a escolha correta do invólucro será fundamental na hora de usar o Ares.

 

2 - ARES : Este é o programa que lê o nosso projeto feito no Isis, e permite que façamos a placa de circuito impresso. Ele permite alocarmos cada componente onde desejamos, auxilia no desenho das trilhas de cobre, e gera a saįda dos desenhos para que a placa possa ser encomendada em empresas especializadas, e permite também que usemos nossas impressoras para fazermos as placas artesanalmente.

O Ares pode ser usado manualmente, independente do Isis, mas nesse caso eu acho melhor usar o Eagle, me parece mais amigável e mais simples.

 

Mas de qualquer maneira, o Proteus é a suíte de programas  mais poderosa existente no mercado, e possuem muitos truques e dicas para que possas ser usados plenamente.

 

Existem centenas de vídeos na Internet, explicando desde a criação de componentes simples e o uso de roteamento automático no traçado das trilhas.

 

Sugiro procurar por esses vídeos no Google.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...