Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Instrutherm FA-3005 - Variando Sozinha a tensão!


Posts recomendados

Estou com uma fonte da marca instrutherm modelo -FA-3005 que fica variando a tensão sozinha!

Não tenho o esquema dela, isso dificulta de certa forma a análise do problema!

Ele é uma fonte que vai de 0 a 30v por 5A.

Não achei nada que possa causar um mal contato!FA-3005.mp4

adicionado 11 minutos depois

Tentei enviar um pequeno vídeo mais não foi!

Vou postar umas fotos da fonte!

IMG_0597.JPG

IMG_0599.JPG

IMG_0601.JPG

IMG_0604.JPG

adicionado 17 minutos depois

Moderadores do canal, não estou conseguindo enviar um vídeo de baixa qualidade!

Já baixei para 1,25Mb e não vai. está no formato MP4 que é suportado pelo canal.

Favor verificar o problema!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

-verifique com um multimetro se está variando mesmo. Pode ser apenas o mostrador com problema

-troque alguns eletrolíticos. Pode ser ripple

-troque os potenciômetros. Pode ser mau contato neles

-publique o video no youtube. Pode ser problema de formato

-etc. Pode ser outra coisa

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FA-3005 (avi).avi  Isadora, potenciômetros eu ja troquei, agora capacitores não, eu já testei com o multimetro e fica variando também, está marcando certinho o voltimetro e o multimetro. agora video esta no formato MP4 que diz ser suportado pelo site.

Vou tentar em avi

Só tá com qualidade bem ruim pois tive que ir baixando qualidade e resolução.

Vou tentar ver se vejo alguma coisa com o osciloscópio, tem hora que esqueço até que tenho.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
11 horas atrás, Michel Nit disse:

FA-3005 (avi).avi  Isadora, potenciômetros eu ja troquei, agora capacitores não, eu já testei com o multimetro e fica variando também, está marcando certinho o voltimetro e o multimetro. agora video esta no formato MP4 que diz ser suportado pelo site.

Vou tentar em avi

Só tá com qualidade bem ruim pois tive que ir baixando qualidade e resolução.

Vou tentar ver se vejo alguma coisa com o osciloscópio, tem hora que esqueço até que tenho.

 

Ola colega @Michel Nit , o arquivo não esta anexado ao post do tópico, faça-o da mesma forma que você para "Upar" as fotos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Bcpetronzio disse:

Ola colega @Michel Nit , o arquivo não esta anexado ao post do tópico, faça-o da mesma forma que você para "Upar" as fotos...

Amigo Bcpetronzio, boa tarde!

 

Eu fiz dessa maneira, primeiro tive que baixa a qualidade da gravação original que era de 720x480 por 15fps com audio a 12kbps para 320x240 por 14fps com audio em 8kbps em mono para ficar menor em formato mp4 que o site diz suportar, o arquivo ficou com 1,25Mb e apesar do site dizer que pode ter anexo de até 3,89Mb não vai o arquivo.

 

Depois coloquei em avi no mesmo tamanho do arquivo em mp4 e também não foi mesmo o site também dizendo que suporta o arquivo.

Acho que seria legal o site colocar isso para funcionar, pois é de grande ajuda nos foruns.

 

Não sei se a politica do site permite colocar link do youtube, por esse motivo preferi nem tentar.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, quero agradecer a todos, porém já consegui achar o problema da fonte.

Quando tudo estiver pronto, eu posto aqui informações sobre o problema que descobri., acho que é bem raro e difícil de dar esse problema que aconteceu nessa fonte, pelo menos da forma que ele se apresentou.

 

Aguardem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
6 horas atrás, Michel Nit disse:

Amigo Bcpetronzio, boa tarde!

 

Eu fiz dessa maneira, primeiro tive que baixa a qualidade da gravação original que era de 720x480 por 15fps com audio a 12kbps para 320x240 por 14fps com audio em 8kbps em mono para ficar menor em formato mp4 que o site diz suportar, o arquivo ficou com 1,25Mb e apesar do site dizer que pode ter anexo de até 3,89Mb não vai o arquivo.

 

Depois coloquei em avi no mesmo tamanho do arquivo em mp4 e também não foi mesmo o site também dizendo que suporta o arquivo.

Acho que seria legal o site colocar isso para funcionar, pois é de grande ajuda nos foruns.

 

Não sei se a politica do site permite colocar link do youtube, por esse motivo preferi nem tentar.

 

 

@Michel Nit Vou verificar o que esta acontecendo nesse seu caso!, Mas se você conseguir hospedar o vídeo no YouTube, pode colocar o link aqui, não tem problema nenhum....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

@Michel Nit , antes de mais nada parabéns pela solução do problema. Assisti ao vídeo e fiquei impressionado por ter conseguido detectar uma fuga de corrente entre trilhas a ponto de retirar os componentes no entorno para uso do megômetro.

A pergunta que não quer calar: o que te levou a desconfiar dessa fuga? Não é um defeito usual, não aparece no multiteste, é de deixar qq um maluco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 22/02/2018 às 14:23, Sérgio Lembo disse:

@Michel Nit , antes de mais nada parabéns pela solução do problema. Assisti ao vídeo e fiquei impressionado por ter conseguido detectar uma fuga de corrente entre trilhas a ponto de retirar os componentes no entorno para uso do megômetro.

A pergunta que não quer calar: o que te levou a desconfiar dessa fuga? Não é um defeito usual, não aparece no multiteste, é de deixar qq um maluco.

Sérgio. boa tarde!

Foi apenas por experiência mesmo que cheguei a desconfiar do impresso.

Já trabalhei em assistência técnica durante 8 anos , mas meus primeiros passo na eletronica começaram quando eu tinha por volta de 10 anos, já são 35 anos respirando problemas nessa área.

Já vi uma amigo meu que não sabia mais o que fazer a muito anos atras, ele tinha pegando um rádio gravador na época que não tinha som, já tinha trocado todos os componentes da saida e mesmo assim o aparelho não funcionava, ele já não sabia o que fazer.

Chegando um dia na empresa, vi ele debruçado sobre a bancada e perguntei a ele o que estava vendo, ele me disse o que era e o que tinha feito.

Perguntei a ele se já tinha usado o osciloscopio, ele disse que não.

A verdade é que tinhamos osciloscopio e não usavamos.

Pequei um mais simples de 10mhz de uma canal e em meia hora o aparelho já estava fechado funcionado.

 

Ele tinha tocado o CI de saida e mesmo assim não resolveu o problema, já tinha trocado todos os componentes ao entorno e mesmo assim nada.

 

O que aconteceu foi que um capacitor eletrolitico vazou eletrolito na placa e criou uma resistencia baixa entre duas trilhas, essas trilhas eram . Uma era GND terra e a outra era a trilha que entrava com o sinal a ser amplificado no CI, como a baixa resistencia entre as trilhas, o sinal era jogado para o terra e o CI não amplificava nada, coisa que com o osciloscopio se consegue ver fácil, pois o sinal estava morto nessa trilha, ai dessoldamos o pino do CI, e os componentes que estava na tilha de sinal, acho que era um capacitor e um resistor , ai medimos com o multimentro a resistencia dessa tilha para o terra (GND) a resistencia era quase zero ohms.

Raspamos o espaço entre a tilha e medimos e a resistencia subil para além dos 20megas que era o maior valor que o multimetro media, limpamos o local, aplicamos um verniz por cima do local raspado e soldamos o CI antigo e o aparelho voltou a funcionar.

 

Eu lembro sempre desse caso, acho que foi mais pela experiencia do que pela intuição em si.

 

Já peguei muito defeito dois nesse tempo de bancada.

Quer ver um caso parecido!

Vou postar uma foto para você ver de um DVR meu que parou de funcionar as vezes até liga, mas tá doidinho, tica piscando os leds do painel de forma aleatória, tem horas que nem funciona, se prestar atenção nessa foto que vou postar, vai ver que os capacitores smd vazaram e estão provavelmente com valores alterados e podem até está fechando alguns curtos, isso se não corroeu nada, pois as trilhas ai são muito fininhas, alem de ter cis do tipo bga, se for isso melhor seria eu comprar outro, pois não valeria a pena consertar.

 

Se consertar posto um vídeo futuro no canal sobre ele, não fiz o vídeo  pois o aparelho ainda não consertei para finalizar o video, pois estou sem estação de ar para tirar os capacitores e com a estação estava danificando a placa.

Vou levar ele quando der em uma amigo para tirar eles para mim, ai eu troco.

 

Ok amigo!

 

 

Untitled-1 copy.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...