Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Relé temporizado


Posts recomendados

Tenho um projeto em mente. preciso acionar uma trava elétrica 12v dessas de carro automaticamente todos os dias, pensei  usar um relé fotoelétrico mandando sinal pra outro relé ac/dc  mas também preciso que a trava levante e  abaixe com intervalo próximo 20 segundos, e pra isso precisaria de 2 pulsos 1 pra levantar outro pra baixar. Sei que existe reles temporizadores digitais programáveis. Alguém tem alguma  dica usando fotoelétrico e reles comuns?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Ivanor Luiz dos Santos disse:

Tenho um projeto em mente. preciso acionar uma trava elétrica 12v dessas de carro automaticamente todos os dias, pensei  usar um relé fotoelétrico mandando sinal pra outro relé ac/dc  mas também preciso que a trava levante e  abaixe com intervalo próximo 20 segundos, e pra isso precisaria de 2 pulsos 1 pra levantar outro pra baixar. Sei que existe reles temporizadores digitais programáveis. Alguém tem alguma  dica usando fotoelétrico e reles comuns?

olha  precisa  de um circuito que controle  os reles  de mas detalhes deu  a impressão que falta muita informação  sobre tudo  para eu ou outros  membros poder  ajudar ok 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, circuit disse:

olha  precisa  de um circuito que controle  os reles  de mas detalhes deu  a impressão que falta muita informação  sobre tudo  para eu ou outros  membros poder  ajudar ok 

Certo. Então, minha ideia é construir uma espécie de uma descarga d'água automática pra um canil pra que eu possa viajar despreocupado com a limpeza. A parte mecânica ja esta definido onde pretendo usar uma trava elétrica dessas de porta de carro pra acionar a descarga d'água, então pensei em algo tipo um relé fotoelétrico pra mandar um sinal diário pra acionar algum dispositivo uma vez que o relé fotoelétrico vai ligar todo dia a lâmpada posso usar o mesmo sinal. Só não to sabendo o que posso usar pra acionar a trava onde a mesma precisa de 2 pulso com alguns segundos de intervalo pra retrair a trava. Também pensei em usar um atuador linear. O problema maior é descobrir algum circuito, dispositivo que  mande 2 pulso usando um sinal contínuo do relé fotoelétrico.  Se alguém tiver alguma outra ideia usando outros recursos ou adiante com minha ideia do fotoelétrico.  agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

@Ivanor Luiz dos Santos  porque você não usa válvula solenoide NF tipo essas de máquina de lavar roupas  acionado por um relé com temporizador feito com o ci 555, assim você programa o tempo que quer no 555 a válvula abre e abastece a água. 

Ok Jaime. A ideia d construir um temporizador é boa porém a válvula solenoide não dá certo pois a descarga d'água que abrirá será parecido ou até mesmo aquelas caixa aérea de descarga de banheiro que será pra higienização de um canil e não para consumo do cão, entende? Por isso penso em usar uma trava que adaptaria nessa válvula grande num cano de grande fluxo d'água tipo 50mm ou +.

Esse temporizador q citou em construir pode ser programado pra 1 mês mandando 2 sinais pulso por dia? Assim sem precisar reprogramar diariamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Ivanor Luiz dos Santos disse:

Esse temporizador q citou em construir pode ser programado pra 1 mês mandando 2 sinais pulso por dia? Assim sem precisar reprogramar diariamente

@Ivanor Luiz dos Santos O circuito descrito pelo @Jaime Francisco da Silva não é programável com um despertador.

Ele funcionará através do pulso do relé foto elétrico ou de qualquer outro sensor.

No caso precisa de um circuito com dois temporizadores e um relé para inverter o motor da trava.

Recomendo que o sensor LDR seja exclusivo desse circuito, fica mais simples e mais seguro.

Os temporizadores ficam mais simples se forem montados com transistores ou CIs do tipo Schmidt Trigger como o 4093 ou 40106.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok entendi.Para essa função de programação poderia usar um timer digital que vedem por ai que tem 18 programas , 9 para ligar e  9 para desligar assim podendo programar pra um mês pra ligar e em seguida desligar ai você só precisa fazer uma ponte H pra trava .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Ok entendi.Para essa função de programação poderia usar um timer digital que vedem por ai que tem 18 programas , 9 para ligar e  9 para desligar assim podendo programar pra um mês pra ligar e em seguida desligar ai você só precisa fazer uma ponte H pra trava .

Não precisa de um timer desses, o timer que eu descrevi é só para avançar e retornar a trava. Eu citei o 4093 e 40106 justamente porque eles são usados nos módulos comerciais de trava elétrica para carros.

 

Continuo na ideia do @Ivanor Luiz dos Santos onde ele diz para usar um LDR para acionar um circuito todas as manhãs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Mestre88 disse:

Não precisa de um timer desses, o timer que eu descrevi é só para avançar e retornar a trava. Eu citei o 4093 e 40106 justamente porque eles são usados nos módulos comerciais de trava elétrica para carros.

 

Continuo na ideia do @Ivanor Luiz dos Santos onde ele diz para usar um LDR para acionar um circuito todas as manhãs.

Acabei de achar um módulo LDR, ele funciona com mesmo princípio do relé fotoelétrico porém com ajuste de sensibilidade, será muito difícil ajustar pra que desligue em segundos uma vez que o controle de sensibilidade é por luz o que pode ser muito instável. Eu até achei timer digital programável mas até pra 1 semana só e preciso pra 1 mês, férias no caso rsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Ivanor Luiz dos Santos disse:

Acabei de achar um módulo LDR, ele funciona com mesmo princípio do relé fotoelétrico porém com ajuste de sensibilidade, será muito difícil ajustar pra que desligue em segundos uma vez que o controle de sensibilidade é por luz o que pode ser muito instável.

Esse módulo muda de estado da noite para o dia, por exemplo desliga a noite e liga de dia.

A minha ideia é de quando ele ligar de manhã acione um circuito eletrônico que avance e retorne a sua trava em alguns segundos da mesma forma que puxar a cordinha da descarga.

 

Uma segunda solução seria usar um despertador para fazer a mesma coisa.

 

8 minutos atrás, Ivanor Luiz dos Santos disse:

Eu até achei timer digital programável mas até pra 1 semana só e preciso pra 1 mês, férias no caso rsrsrsrs

Na verdade aquele ajuste semanal desse tipo de timer é pra você escolher qual dia da semana ele deve ligar, se você selecionar a opção com todos os dias ele vai ligar na hora que você programou para sempre, não tem essa de ser só uma semana ou só um mês. Eu sei porque eu tenho um timer desses.

 

O "X" da questão é um circuito que avance e retorne a sua trava, sobre o que vai disparar tem várias formas já prontas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É simples, amanhã posto o circuito completo. 

Se trata de um temporizador ativado pela alimentação, este liga de imediato um relé que irá avançar a trava. 

Regula-se o tempo para quando chegar ao final do curso o relê desligar. 

Ao mesmo tempo vai disparar um segundo temporizador, este liga um segundo relé retornando a trava e desligando o circuito. 

O ciclo recomeça a cada vez que a alimentação for desligada e ligada de novo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Mestre88 disse:

É simples, amanhã posto o circuito completo. 

Se trata de um temporizador ativado pela alimentação, este liga de imediato um relé que irá avançar a trava. 

Regula-se o tempo para quando chegar ao final do curso o relê desligar. 

Ao mesmo tempo vai disparar um segundo temporizador, este liga um segundo relé retornando a trava e desligando o circuito. 

O ciclo recomeça a cada vez que a alimentação for desligada e ligada de novo. 

Bom dia amigo. Amanheci com outra ideia e acho que dará certo. Pensei em usar uma máquina de vidro automotivo com Centralina ao invés da trava elétrica até porque o curso pra puxar a cordinha da válvula da descarga é maior assim não precisarei tanta engenhoca, se a Centralina não tiver os recursos de desligar automático o motor vidro estando ligado direto o relé fotoelétrico, pensei em usar um mosfet ac 100v pra desligar o relé fotoelétrico, sendo acionado pelo próprio curso da máquina de vidro acoplado um interruptor botão e no mesmo curso acionara um relé temporizador pra baixar a máquina. Acho que daria pra fazer esse sistema com reles somente sem a Centralina . O q me dizem, daria Certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Apesar de isso não ter nada a ver com eletrônica, penso que os amigos sabem que a ideia é somar...

 

20 horas atrás, Ivanor Luiz dos Santos disse:

a ideia é construir uma espécie de uma descarga d'água automática

Depois que li isso achei a ideia bem legal e me deu vontade registrar que certa feita tive a mesma para fazer algo do gênero para limpar uma caixa dágua automaticamente. Era algo como uma caixa de descarga onde a cordinha era puxada por uma boia. Tipo... a caixa vai enchendo com uma boia com cordinha frouxa. Ao atingir o topo, puxa a descarga, deságua e recomeça o ciclo. Ficou só na teoria (por enquanto). Claro, eu tinha (tenho) uma mina dágua (um fio).

De fato este o princípio do monjolo que enche devagar e deságua rápido (e que também faz parte de minhas origens...)

bosque-do-saber13.jpg

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Ivanor Luiz dos Santos disse:

Bom dia amigo. Amanheci com outra ideia e acho que dará certo. Pensei em usar uma máquina de vidro automotivo com Centralina ao invés da trava elétrica até porque o curso pra puxar a cordinha da válvula da descarga é maior assim não precisarei tanta engenhoca, se a Centralina não tiver os recursos de desligar automático o motor vidro estando ligado direto o relé fotoelétrico, pensei em usar um mosfet ac 100v pra desligar o relé fotoelétrico, sendo acionado pelo próprio curso da máquina de vidro acoplado um interruptor botão e no mesmo curso acionara um relé temporizador pra baixar a máquina. Acho que daria pra fazer esse sistema com reles somente sem a Centralina . O q me dizem, daria Certo?

Sobre o acionamento de uma trava elétrica e um motor de vidro elétrico é a mesma coisa. 

A diferença é o tempo do curso, de todo jeito precisa de algo que gire o motor para um lado e depois gire ao contrário retornando a posição inicial. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...