Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aumentar memória RAM vai compensar para games?


Posts recomendados

Bom dia galera!

Então, possuo um computador com um FX6300 + GA 970 DS3P + 8GB RAM 1333 + RX 480 8GB + CX 500 + SSD.

Minha dúvida é... estava inclinado a pegar mais 8GB de RAM (2 pentes de 4GB)... mas observei meu consumo nos jogos (uso o PC somente pra isso), e a memória RAM fica ocupada em no máximo 70 a 75%. Se fosse colocar 2 pentes de 2GB, pra fechar em 12GB, iria gastar menos e acho que já ficaria com uma folga boa, o que me indicam?

E ah, uso RAMs da Markvision, já sei que não são mil maravilhas e que depende do chip que vem nela, mas as que estou usando a uns 2 anos (2 pentes de 4GB) nunca apresentaram erros ou afins. 

Agradeço quem puder contribuir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Bad Follen disse:

@Rodrigo Pieroni Se vai aumentar fps? acho difícil.

>8gb de RAM só se você fizer outra coisa ao mesmo tempo, tipo transmissão ao vivo ou algo do tipo, e o uso de renderização/projetos.

Salvo essas circunstâncias, >8 é desnecessário

É só pela folga mesmo, como falei na descrição... porque tem jogos mais pesados que o uso fica em torno de 75%.

E eu pegaria duas memórias de 2gb por uns 70 reais... barato e ficaria com uma folga, mas realmente nunca tive problema de memória cheia. Só uma vez que fui mexer na memória virtual e dava erro em jogos, foi só colocar pro sistema gerenciar automaticamente que parou.

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, Trunka disse:

No seu caso acho que o problema é o processador que é fraco atualmente para os jogos... colocar mais memoria não vai ajudar muito não!

 

Já viu qtos % ele é usado para empurrar esse rx 480?use o msi after burner e posta video ou screenshots ai... 

Na realidade nunca tive gargalo... jogando GTA V ou o PUGB, que são jogos mais pesados que utilizo, e se fosse pra fazer algum upgrade, iria pegar algum ryzen, e aí iria ter que trocar mobo e as rams... se pros jogos que eu to jogando me atende bem, não vou mexer agora. Mais pra frente com esses processadores barateando eu pego um kit. Até porque não falei que tenho mau desempenho nos jogos, só criei o tópico por conta do uso da RAM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Rodrigo Pieroni disse:

Na realidade nunca tive gargalo... jogando GTA V ou o PUGB, que são jogos mais pesados que utilizo, e se fosse pra fazer algum upgrade, iria pegar algum ryzen, e aí iria ter que trocar mobo e as rams... se pros jogos que eu to jogando me atende bem, não vou mexer agora. Mais pra frente com esses processadores barateando eu pego um kit.

 

Então não pegaria mais memoria não, juntaria para fazer o up de processador logo. Ai você já pega logo 16gb DDR4.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Bad Follen disse:

Desnecessário

Mais uma coisa:

Com 8GB  de RAM pode desativar isso =)

Eu não lembro bem o que eu tinha feito, mas tava dando erro de memória cheia e o uso tava em 75%... aí coloquei pro sistema gerenciar e parou o erro. Como desativo? só desativar mesmo lá no avançado?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Pieroni Pelo jeito que você falou, deu a entender que você pensa que "gargalo" é travamentos ou stutterings em jogos. Bom, essa expressao, na verdade, e bem péssima, porque todo computador é desequilibrado e pesa mais pra um lado. Mas o seu computador muito provavelmente tem gargalo sim, um fx 6300 dificilmente extrai todo o potencial de uma rx 480, já jogou com o afterburner aberto e vendo a porcentagem de uso da placa de vídeo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Bad Follen disse:

Sim, senhor =)

Quando chegar em casa vou fazer isso! Ganha alguma coisa??

 

@xmauro O tempo de boot nem ligo muito porque com o SSD inicia em menos de 10 segundos... mas o consumo de RAM, só do sistema, fica em torno de 1,6gb.

 

adicionado 2 minutos depois
agora, TheSnow disse:

@Rodrigo Pieroni Pelo jeito que você falou, deu a entender que você pensa que "gargalo" é travamentos ou stutterings em jogos. Bom, essa expressao, na verdade, e bem péssima, porque todo computador é desequilibrado e pesa mais pra um lado. Mas o seu computador muito provavelmente tem gargalo sim, um fx 6300 dificilmente extrai todo o potencial de uma rx 480, já jogou com o afterburner aberto e vendo a porcentagem de uso da placa de vídeo?

Nunca fiz isso, na verdade só utilizei o HW Monitor pra verificar a temperatura do processador e lembro de ver o máximo de uso da GPU em 100% e as frequências de clock e tal no máximo também... como falei, pra fazer um UP, só indo pra linha Ryzen, aí gastaria um bom dinheiro... e atualmente, to jogando bem o que quero, então não vejo porque investir um dinheiro agora, se daqui a um ano posso pegar mais barato. Já que placa de vídeo, já tenho por um bom tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Pieroni Você pode ter pegado horas de pico, já que tem que minimizar pra ver o hw. Concordo com você, se os frames nos quais você joga te agradam, continue com o PC, pois não é recomendada a compra de nenhum fx hj, então nem valeria a pena você comprar outro, e teria que comprar um ryzen ou ir pra Intel. Mas saiba que seu PC provavelmente tem um gargalo sim, mesmo que pequeno... Se ele não te afeta e você consegue jogar da forma que quer, não se preocupe com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, TheSnow disse:

@Rodrigo Pieroni Você pode ter pegado horas de pico, já que tem que minimizar pra ver o hw. Concordo com você, se os frames nos quais você joga te agradam, continue com o PC, pois não é recomendada a compra de nenhum fx hj, então nem valeria a pena você comprar outro, e teria que comprar um ryzen ou ir pra Intel. Mas saiba que seu PC provavelmente tem um gargalo sim, mesmo que pequeno... Se ele não te afeta e você consegue jogar da forma que quer, não se preocupe com isso.

Pode ter sido mesmo... acredito que usar uma mobo com chipset 970 ajuda "bastante" diminuir esse gargalo, eu imaginei até que fosse dar um gargalo maior, usando esse termo pra forma "bem péssima" hashuas como você falou... porque pra mim só iria prejudicar se desse os travamentos que você citou, mas tendo um gargalo pequeno, que realmente deve ter, não me afetando, tá de boa...mas qual Ryzen você sugere pra pegar? To pensando em pegar essa linha mesmo... mas só daqui uns meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Rodrigo Pieroni disse:

Ganha alguma coisa??

ganhar? olha é porque eu não lembro se ele já consome o X do HD quando reinicia, mas isso é inutil.

Porque, o que é a memória virtual?

Digamos que você tenha 1 GB de RAM, mas o programa precisa de 2GB, o que eu vou fazer? Não rodar?

Não, eu uso a memoria virtual (que o windows ""utiliza o HD como memoria RAM"") fazendo-o assim funcionar.

Você não precisa disso, tem RAM de sobra. 

 

 

adicionado 2 minutos depois
13 minutos atrás, TheSnow disse:

você pensa que "gargalo" é travamentos ou stutterings em jogos

Também vejo isso, o que mais brota aqui no forum é gente perguntando "vai gargalar?" com medo de o jogo não funcionar ou algo do tipo.

Mas gargalo, é simplesmente não usar todo o potencial que o hardware X tem pra oferecer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Bad Follen disse:

ganhar? olha é porque eu não lembro se ele já consome o X do HD quando reinicia, mas isso é inutil.

Porque, o que é a memória virtual?

Digamos que você tenha 1 GB de RAM, mas o programa precisa de 2GB, o que eu vou fazer? Não rodar?

Não, eu uso a memoria virtual (que o windows ""utiliza o HD como memoria RAM"") fazendo-o assim funcionar.

Você não precisa disso, tem RAM de sobra. 

 

 

Entendi! eu lembro de ter visto a explicação dessa função em algum lugar... mas não lembrava bem pra que era, me relembrou, valeu! Mas tu sabe porque dava erro? Se eu não me engano, eu tinha setado o minimo pra 16mb e o máximo pra 1950mb, algo assim, que era o que indicava no menu dessa função... aí dava erro no GTA V de memória cheia e no PUGB também... aí fui procurar sobre e falaram dessa memória virtual, sei que habilitei pro padrão de novo e pararam os erros. Mas vou desabilitar como você disse. Se der algum erro, o que acho difícil pela sua explicação, eu marco o padrão de novo huashuashuas Na real eu acho que coloquei aqueles valores porque tava vendo um vídeo pra otimizar o uso do SSD e no video tinha algo relacionado com essa memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Pieroni Qualquer r5 já é suficiente para uma rx 480, mas abra outro tópico aqui e pergunte quando for comprar, pode ser que tenha algo melhor quando você o fizer. Quanto à ram, o máximo que você vai conseguir é uns 2 frames, 70% é margem de sobra... Se você tiver um gasto pequeno e quiser aumentar para outras aplicações, como renderização, etc, como forma temporaria, pode ser uma boa ideia. Se for só pra games, não vale muito a pena não, pouquíssimos games usam mais de 8 hj e, se usarem, é tipo 8,5.

 

4 minutos atrás, Bad Follen disse:

Porque, o que é a memória virtual?

Digamos que você tenha 1 GB de RAM, mas o programa precisa de 2GB, o que eu vou fazer? Não rodar?

Não, eu uso a memoria virtual (que o windows ""utiliza o HD como memoria RAM"") fazendo-o assim funcionar.

Mas, se eu não me engano, esse processo é automático, nao? Se faltar ram, a máquina busca no HD, naturalmente. Ou o que você quer dizer é que ela apaga a parte mais antiga da RAM, já que esta é volatil, pra colocar a a parte que você quer? De qualquer forma, ela recorre ao HD pra isso... (nunca mexi com virtualização kk)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheSnow Valeu! Vou deixar pra abrir o tópico mais pra frente mesmo! Quando abrir você aparece por lá pra recomendar huahasuhuas.

 

agora, TheSnow disse:

Mas, se eu não me engano, esse processo é automático, nao? Se faltar ram, a máquina busca no HD, naturalmente. Ou o que você quer dizer é que ela apaga a parte mais antiga da RAM, já que esta é volatil, pra colocar a a parte que você quer? De qualquer forma, ela recorre ao HD pra isso... (nunca mexi com virtualização kk)

Pois é! huashuashuas também sei bem menos que você, por isso queria saber o motivo do erro... já que na teoria eu teria memória de sobra e o sistema só usaria os 2GB que tinha setado no máximo, caso precisasse. Bem, foi isso que entendi kkkkkk Mas como falei, dava o erro nos jogos... voltei pro padrão e parou. E quando fui pesquisar sobre o erro, vi MUITA gente com esse erro, muitos relacionados a essa memoria virtual, e uma galera com 16gb e muitas com 8gb... vai entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Pieroni @TheSnow Porque ele usa como uma memoria de backup. E isso é culpa de como os programas são produzidos, em alguns você não vai ter problemas, jà em outros sim. Ao invés de jogar dados potencialmente importantes ou ter programas bloqueados, os dados são armazenados no HD

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Bad Follen disse:

@Rodrigo Pieroni @TheSnow Porque ele usa como uma memoria de backup. E isso é culpa de como os programas são produzidos, em alguns você não vai ter problemas, jà em outros sim. Ao invés de jogar dados potencialmente importantes ou ter programas bloqueados, os dados são armazenados no HD

Acho que deu uma clareada! Então basicamente o erro era por conta da programação dos games, correto? porque tinha jogo que realmente não tinha erro algum... Valeu por compartilhar isso aí huashuashu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, TheSnow disse:

@Rodrigo Pieroni Pelo jeito que você falou, deu a entender que você pensa que "gargalo" é travamentos ou stutterings em jogos. Bom, essa expressao, na verdade, e bem péssima, porque todo computador é desequilibrado e pesa mais pra um lado. Mas o seu computador muito provavelmente tem gargalo sim, um fx 6300 dificilmente extrai todo o potencial de uma rx 480, já jogou com o afterburner aberto e vendo a porcentagem de uso da placa de vídeo?

 

Meu core i5 6500 tá bem no talo c/ leve gargalo com uma RX 580 8gb. Ambos rodando a 100% no BF1 on line e as vezes quando o processador cai para uns 80% os fps caiem de 90 p/ 70, não sei se o FX 6300 segura a RX 480 em 100% deve dar gargalo já q a 480 é uma 580 com menus clock!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Trunka Aí eu já acho mais difícil, o 6500 é bem melhor que o Fx6300, meu i5 6600k (Ele tá com um OC leve, a 4,5ghz, mas mesmo assim) segura tranquilamente minha 1070, que é bem melhor que a rx 480. Digo, ele normalmente fica em 80-100%, mas a 1070 fica sempre em 100%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...