Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro de Linha: Solução para Tomada de 2 Pinos


Visitante

Posts recomendados

Olá a todos! Esse é meu primeiro post no fórum...

 

Tenho uma dúvida muito importante na questão de Filtro de Linha, bom... Eu andei pesquisando sobre filtros de linha faz quase 3 dias, pois acabei trocando a fonte do meu PC para a Placa de Vídeo, a fonte é PFC ativo, e graças a Deus dias antes de trocar trocar meus componentes o estabilizador deu um problema e assim não usei ele com a fonte nova, (foi Graças a Deus mesmo), e por isso estou usando apenas um filtro de linha (que serve mais como régua) e outra régua junto para eu poder usar mais tomadas onde conecto o PC, enfim... Irei comprar o filtro de linha CLAMPER Energia 8 (Preto), que pelo que eu pesquisei em todos tópicos nesse fórum e até na internet, é o que melhor serve pra mim, para ter uma proteção básica pois aqui em casa eu provavelmente não tenho aterramento.

 

A minha dúvida é que minha tomada é de 2 pinos e eu não sei qual é o melhor método para poder usa-lo.

 

- A primeira alternativa é tirar o terceiro pino do conector do Filtro de Linha, não sei se faria muita diferença eu tirar o terceiro pino do filtro de linha, pois como eu vi nesse vídeo: [VÍDEO] (em 4:45 min), ele diz que não tem problema em não haver aterramento pois o filtro de linha reconhece automáticamente. Então provavelmente daria no mesmo se eu não tivesse o terceiro pino na hora de conectar, certo?

 

- Outra coisa seria eu usar um adaptador, porém como eu vi tem esse caso de inversão do plug, enfim... eu não acho muito adequado até por que teria que achar um bom mesmo.

 

- E a outra alternativa seria trocar a tomada (colocar a tomada padrão 3 pinos), o que poderia ser melhor que as outras opções, porém eu não sei se ao trocar apenas a tomada faria diferença de tirar o terceiro pino como na primeira opção, pois é o seguinte: se eu colocar 3 pinos sem aterramento o terceiro pino (T) faria que diferença? O terceiro pino funcionaria sem aterramento? Se sim, como? Se não, então não faria diferença, certo? Aliás, faria diferença em ter o fio terra no cabo do Filtro de Linha mesmo não tendo na tomada? Bom, tenho dúvidas em relação a isso. Agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, então eu tenho dúvidas é sobre isso mesmo, o terceiro pino no cabo do filtro de linha faz diferença do que ficar sem, mesmo sem aterramento, quando ligado? O que aconteceria se eu quebrasse o terceiro pino e conecta-se? Não seria a mesma coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ErickMarques Cara, eu já fiz o que você tá querendo fazer com uma TV de 32' e ela está funcionando depois de 4 anos, nunca deu problema e não uso filtro de linha. Se não me engano, em certos casos o fio neutro serve de aterramento.

Aqui cai um raio uma vez por ano, só uma vez que fiquei com medo pois caiu um raio à menos de 2 km, mas não causou dano nenhum na TV sem aterramento. Um PC que eu tinha usava ele sem aterramento, ele queimou por surto e não por falta de aterramento. No geral, aterramento serve mais para proteger o usuário e não o equipamento em si, pois o mesmo já conta com a presença de um fusível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ErickMarques  o filtro de linha não reconhece o aterramento pela presença/ausência do terceiro pino. O que acontece é que o fio neutro do sistema elétrico deve ser aterrado na entrada de energia, junto do medidor. Então existe uma conexão com a Terra. Mas para que funcione tem que ligar o filtro com a polaridade correta e para que isso ocorra é preciso usar a tomada de três pinos, para que não seja possível a ligação invertida. E obviamente a ligação na tomada tem que estar correta também. Use uma chave-tese para identificar.

tomada.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...