Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Testar processador sem cooler continua um mito?


SimPos

Posts recomendados

Estava cá com uma mobo surrada pronta pra descarte, ela já não estava dando a tela de arranque, resolvi efetuar uns testes.

 

Notei que o processador não esquenta tão instantaneamente como antigamente era relatado, fiz isso averiguando pelo toque e pela temperatura da BIOS, claro que manter mais de 1 minuto trabalhando, mesmo que só na ROM pode acarretar problemas (no mínimo um desligamento forçado), mas para fins de testes acho interessante explorar a máquina apenas abaixando o Zif, sem ter que entupir de pasta térmica ou repor o dissipador.

 

Estou falando de testes de segundos, apenas para reparar a tela preta do PC. 

 

E vocês tem receio de ligar sem cooler?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao tem nem cabimento uma coisa dessas,  independente se for ligar por 1 minuto ou 5.. tem que estar instalado o produto corretamente com cooler para que nao aja danos ao processador e maquina. 

 

é igual ligar o fogo e por sua mao no fogo por 5 segundos ,, a nao tem problema coloquei a mao no fogo por 5 segundos é coisa rapida. sim vai queimar ou causar sequelas.

 

 

e ninguem entope de pasta thermica o processador, isso é quem nao entende nada de informatica. 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, paulo__sp disse:

nao tem nem cabimento uma coisa dessas,  independente se for ligar por 1 minuto ou 5.. tem que estar instalado o produto corretamente com cooler para que nao aja danos ao processador e maquina. 

Não necessariamente. Claro que não é aconselhado deixar sem cooler, mas processadores modernos são mais resistentes do que você imagina...

 

@SimPosComo eu disse, não é recomendado fazer esse tipo de coisa. Mas só para chegar na BIOS para garantir que esteja funcionando antes de terminar de montar o PC, você pode sim testar sem cooler (se for um processador recente), não vai matar nada com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Diria que nem precisaria ir na BIOS, as vezes só dar o POST e desligar, claro que ainda há um item a ser avaliado: a temperatura ambiente, aqui no Sul dependendo do dia o processador chega doer de gelado devido sua tampa metálica.

 

...mas acho que o paulo_sp não entendeu muito a ideia, independe se for 1 ou 5 minutos? O tempo é justamente crucial para o teste,  além da temperatura ambiente que já citei acima, e entupir de pasta "thermica" é força de expressão, sei muito bem como aplicar, me referia com o fato de sujar ou escorregar o dissipador com a necessidade de remover e colocar por algum motivo aparente.

 

@OCCT Realmente difícil, pois a mobo desliga antes que ocorra o pior, e é notável quando a o PC fica dando reboot forçado, mas isso é um outro problema, normalmente a gente precisa dar manutenção fazendo várias tentativas, e precisa remover o cooler para ver se está tudo ok com os pinos do socket, pois as vezes o PC que me é encaminhado passou pela mão de algum micreiro com espírito de porco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara sei la.. tudo bem que o processador tem bilhoes de transistors mas parte deles podem ser danificados pela temperatura.

 

pode nao vir dar pau na hora mas com certeza vida util de um processador vai diminuir bastante..

 

tudo que aquece, se nao tiver uma boa refrigeraçao, notebooks, celulares, placas de video, placa-mãe.. tudo em pouco tempo ja vai pro saco, magina um processador sem dissipador.

 

é pedir pra ter dor de cabeça

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu concordo que pode reduzir a vida útil, mas é uma questão quase matemática veja bem... você liga uma máquina com pasta térmica e cooler tudo ok, você diagnostica que está com 30/40 graus Celsius, é uma temperatura na média e é o que o processador em geral tem que resistir por longos e longos anos, as vezes ele está chegando em 60 ou até 90 graus e começa rebootar, você poe pasta térmica, e pronto fica novo em folha para mais longos anos, até lá a bem possível que a placa-mãe danifique antes...

 

...enfim... a prática do que eu sugeri acima não chegaria nem a 20 graus, esse tipo de teste é mais necessário quando o PC dá tela preta e você já efetuou tudo o que é possível, ou 5 bips que sugere problema no processador, as vezes desentortar pinos do socket, e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...