Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Corrigir corrente


Motodjou

Posts recomendados

Olá, tenho pesquisado eletrônica ultimamente e acho q aqui alguém pode me ajudar. Me perdoem os moderadores se eu não soube usar a ferramenta devidamente.

Então, sou caminhoneiro e minha geladeira de gabinete deu prego. Primeiro foi um ventilador interno tipo dissipador de calor, um motor 12v com rotor esterno onde gira os duas ventoinhas. Tentei de tudo mas nem a fabricante tinha peças de reposição. E por fim foi a pastilha Peltier q queimou tbem. 

Dúvidas:

- posso ligar na tomada de força do painel dois ventiladores de cooler de computador pra fazer a dicipação q preciso?

- posso ligar uma nova pastilha em paralelo com os dois ventiladores? 

- e se eu ligar duas pastilhas? Ja vi em outro local q o cara ligou duas pastilhas em paralelo alocando uma em face da outra e o resultado foi extraordinário, mas era só um experimento.

Sei q a tomada é de 12v e suporta até 240w, porém não sei a corrente. Será q tenho q reduzir a corrente pra os equipamentos suportar? Pelo jeito a corrente é bem forte 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha. Na boa. Vou dar conselho de amigo. 

Compra um compressor de 12V. Ou a geladeira completa com compressor de 12V. 

 

Esse negócio de pastilha só dá rendimento de 5%. Isso irá influenciar no consumo de bateria e a bateria vai sugar energia do combustível.

Você acha que o preço da energia em casa está caro?

Pois fique sabendo que gerar energia a partir de combustíveis é pelo menos 4 vezes mais caro que a energia de casa. 

Some isso ao fato que a pastilha só dá 5% de rendimento.

 

Isso é jogar dinheiro fora. 

É bem melhor o compressor de 12V. Ele dá rendimento alto. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 2017-6-20 às 23:33, Motodjou disse:

Dúvidas:

- posso ligar na tomada de força do painel dois ventiladores de cooler de computador pra fazer a dicipação q preciso?

Sim, desde que essa tomada do painel seja de 12V.

 

Em 2017-6-20 às 23:33, Motodjou disse:

- posso ligar uma nova pastilha em paralelo com os dois ventiladores? 

Sim, é o mais comum mesmo eles serem ligados em paralelo com as conexão das pastilhas.

 

Em 2017-6-20 às 23:33, Motodjou disse:

se eu ligar duas pastilhas? Ja vi em outro local q o cara ligou duas pastilhas em paralelo alocando uma em face da outra e o resultado foi extraordinário, mas era só um experimento.

Nunca vi esse tipo de associação! Deve ser só um experimento mesmo!

 

Em 2017-6-20 às 23:33, Motodjou disse:

Sei q a tomada é de 12v e suporta até 240w, porém não sei a corrente. Será q tenho q reduzir a corrente pra os equipamentos suportar? Pelo jeito a corrente é bem forte 

A corrente que esse sistema vai demandar seria 20 Amperes para a pastilha mais uns miliamperes para as ventoinhas...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...