Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão de upgrade com boa relação custo x benefício


Posts recomendados

Olá, pessoal

 

Preferi criar um tópico para o meu caso em vez de só olhar os tópicos antigos porque o meu caso tem algumas especificidades que eu explicarei mais abaixo.

 

Comprei meu PC em 2012, na época era um ótimo PC, mas com o tempo ele foi ficando defasado, até que ano passado a minha placa-mãe queimou. Em substituição, na pressa, eu comprei a única placa-mãe que eu encontrei no INFO do centro do RJ que tinha o tal do soquete compatível com o meu processador Core i5 3550, mas que nem marca tem (eu acho). Resultado, nem reconhece todas as placas de memória RAM que eu tenho afixadas e o computador começou a dar umas travadas no ponteiro do mouse.

 

Cheguei a comprar um cooler enorme para o processador achando que era superaquecimento, mas não adiantou: https://www.kabum.com.br/produto/40031/cooler-para-processador-coolermaster-amd-intel-hyper-t4-rr-t4-18pk-r1

 

Resumindo, meu computador virou uma grande gambiarra. Estou pensando em aproveitar o problema para dar uma renovada no meu PC, trocando tanto a placa-mãe como o processador, e quem sabe aproveitar a deixa para trocar também a placa de vídeo, se bem que li aqui no fórum que o ideal seria esperar um pouco, pois o mercado de placas de vídeo estaria meio louco com essa onda de mineração de ether. Enfim, gostaria de saber a opinião de vocês.

 

Sou advogado e passo a maior parte do tempo estudando no PC, com utilização eventual para jogos. Conecto normalmente 1 monitor e 1 TV na entrada HDMI da placa de vídeo, mas já encomendei mais um monitor da Dell P2317H que chegará na semana que vem para ler na vertical. Ou seja, idealmente eu necessitaria de uma configuração que me possibilitasse conectar 3 monitores. Também tenho o costume de abrir trilhões de janelas e programas ao mesmo tempo, não raras vezes os programas dão crash.

 

Aqui vai minha configuração atual:

 

placa-mãe (desconhecida hahahahaha)

Processador: Core i5 3550 3.30 ghz (Ivy Bridge)

Placa de vídeo: GeForce GTX 670

Cooler para o processador: CoolerMaster Hyper T4

Fonte: Corsair 700W

RAM: 24GB - 2X Corsair Vengeance 8GB (+ 2X Corsair Vengeance 4GB atualmente não reconhecidas pela placa vagabunda)

Monitores: Samsung SynMaster SA550 + Dell P2317H + TV

 

Não faço questão de modelos "top de linha", a minha ideia seria gastar em torno de 2000 - 2500 reais para ter um PC que se mantivesse "atual" durante bastante tempo, COM PRIORIDADE MÁXIMA NA RELAÇÃO CUSTO X BENEFÍCIO. Esse orçamento é flexível, podendo variar para mais ou para menos (idealmente menos rs) de acordo com a relação custo x benefício.

 

Para facilitar o raciocínio, deixo as seguintes perguntas:

 

1- Quais modelos com melhor relação custo x benefício vocês indicariam para substituir a placa-mãe, o processador e a placa de vídeo, sem que haja gargalo?

2- Seria possível "aproveitar" a minha GTX 670 e conjugá-la com a nova placa? Ou melhor deixá-la de lado?

3- O Cooler Master Hyper T4 poderia ser anexado ao novo processador ou não há necessidade?

4- A nova placa de vídeo (ou conjugação com a minha GTX 670) possibilitaria conectar 2 monitores + TV?

 

Desde já agradeço pela atenção e ajuda de todos vocês.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@estradaa Começando:

8 minutos atrás, estradaa disse:

2000 - 2500 reais para ter um PC que se mantivesse "atual" durante bastante tempo

Não tem nada "atual" nessa faixa de preço que seja "duradouro". Ainda mais que seria pior, com o que possui agora, que no caso seria um Pentium G4560 + GTX1050TI.

 

10 minutos atrás, estradaa disse:

1- Quais modelos com melhor relação custo x benefício vocês indicariam para substituir a placa-mãe, o processador e a placa de vídeo, sem que haja gargalo?

Ryzen 5 1500X + B350 + 8GB DDR4

 

11 minutos atrás, estradaa disse:

2- Seria possível "aproveitar" a minha GTX 670 e conjugá-la com a nova placa? Ou melhor deixá-la de lado?

SLI de 670?! Nem pensar, simplesmente, não vale a pena. Placa nova não faz SLI com placas mais antigas, em 90% dos casos, apenas com placas idênticas. Deixar de lado?! Também não. Com essa grana só daria para investir em uma GTX1050TI, só que é trocar 6 por meia-duzia, já que o desempenho é similar.

 

13 minutos atrás, estradaa disse:

3- O Cooler Master Hyper T4 poderia ser anexado ao novo processador ou não há necessidade?

Depende do coolerbox do seu "novo processador"...

 

14 minutos atrás, estradaa disse:

4- A nova placa de vídeo (ou conjugação com a minha GTX 670) possibilitaria conectar 2 monitores + TV?

Praticamente qualquer placa de mais de R$400 já faz isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom cara, seu computador pra fins pessoais está de na verdade muito bom. O único upgrade Viável é um i7 7700 ou 7700k, o que cai na velha parada i7 não é processador de custo benefício e você trocar um i5 por i5 também e um leve desperdício de dinheiro. 16GB de memória já um luxo e provavelmente você nunca vai usar mais do que 8gb. O melhor q você pode fazer ai é compra um SSD bom de 240GB para colocar sistema operacional e programas q você usa pra estudo e talvez alguns jogos leves para melhorar Loading. o que eu aconselho pra você é se ele ta com gambiarra leva em um tecnico manda ele dar uma geral completa em questão de drives de placa-mãe, acertar suas memórias, Instalar um SSD e seja feliz. porque custo benefício é você manter o que você tem. Caso esteja afim de gastar uma graninha uma GTX 1070.

adicionado 4 minutos depois

@zopek GTX 670 e melhor do que a 1050. E o cara tem um i5 , trocar i5 por R5 cara... Para trabalhar e estudar... Acho melhor pegar essa grana e viajar com a mulher, se n tiver uma contrata uma pra viajar com você sla kkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zopek Muito obrigado pelas suas sugestões, particularmente fico perdido quanto pesquiso por modelos de cpus e gpus porque parece que não há uma linearidade entre preço e desempenho. Parece que as fabricantes criam um monte de modelos com siglas diferentes e que a categoria "de cima" muitas vezes tem um desempenho inferior às categorias "de baixo". Parece que é feito para confundir quem não entende. Sempre tive processadores intel, até por ser mais fácil discernir entre i3, i5 e i7 rs. Entre "perder" no processador ou na placa de vídeo, eu prefiro perder na placa de vídeo. Pensei que até pelos 5 anos que se passaram os i5 de agora fossem muito superiores ao meu, por isso pedi a sugestão.

 

@Inst_Daniel Obrigado, Daniel. Pois é, o problema é que esse processador que eu tenho já tem mais de cinco anos e usa um soquete antigo que praticamente nenhuma placa tem mais e esse problema no mouse realmente está me irritando muito. Tenho quase certeza que isso é problema na placa ou no processador, daí a ideia de trocá-los por modelos mais novos, pois para trocar a placa-mãe eu acabo tendo que trocar o processador por incompatibilidade. Também não sei se o problema é desgaste no processador, que está há 5 anos ligado 24/7 hahahah. Mas de qualquer maneira muito obrigado pelo toque, amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@estradaa Eu acabei de trocar n faz 1 semana pra um i5 3330. pra jogar e com uma placa de vídeo superior a sua. Os topo de linha de 2 geração pra frente tem muito gás pra dar ainda. O melhor e mais barato a se fazer e continuar nisso, opinião minha porque eu sou mão de vaca, levaria a um tecnico de confiança e ajeitar porque sinceramente esquentar cabeça pra descobrir o que ta dando errado n e minha praia, quando o processador morrer de vez da PT ai ta na hora de trocar ai sim você vai pra ultima geração. Eu mesmo irei continuar por um bom tempo com esse novo processador. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@estradaa Praticamente não se evoluiu nada, se quer um upgrade sensato, seria um i7.

Quanto a nomenclatura, não tem mistério:

  • Ryzen 7 1800X = I7-6800K
  • Ryzen 7 1700X = i7-7700K
  • Ryzen 7 1700 =  i7-7700
  • Ryzen 5 1600X = i5-7600K
  • Ryzen 5 1600 = i5-7600
  • Ryzen 5 1500X = i5-7500
  • Ryzen 5 1400 = i5-7400
    • O sinal de igual (=) significa equivalência de preço e categoria*

E então, encontrou um  padrão?

 

Em questão a GTX670 com o tempo, outras placas novas foram "passando" nesse nível de desempenho como GTX 770, 960 e GTX1050TI. Então placas abaixo ou a GTX1050TI não compensa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@estradaa Custo/benefício de verdade seria pegar um i7 de 3ª geração usado, mas claro, resolver os problemas de temperatura que vem tendo. Para ser ter uma ideia, um Kit (processador+placa-mãe+memórias) de i7 novo gira em torno de R$ 2,000 enquanto um Ryzen 5 fica na casa dos R$1,500. E nesses valores provavelmente não vai encaixar nos R$2,500 que pretende gastar (com placa de vídeo).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zopek Pois é, no caso as memórias eu já tenho, só precisaria da placa-mãe e do processador, se você achar que dá muita diferença entre o i7 e o meu eu acho que dá para pagar a diferença, até porque de urgente mesmo é resolver o problema que está dando. A placa de vídeo eu posso manter a atual e adquirir outra depois.

adicionado 3 minutos depois

É que eu fiquei meio traumatizado com esse problema que deu, na hora de substituir a placa-mãe eu comprei uma bem atual por 450 reais, na hora de instalar o técnico não viu que o soquete do processador era 1155 e o da placa era 1151, acabou amassando a placa e nem trocar a loja quis. Aguentei o prejuízo porque o técnico era amigo da família e ainda fui atrás dessa placa horrível aí para encaixar no 1155. Quando pedi um upgrade para deixar o pc mais "atual" era para evitar essas sacanagens aí rs. Parece que em 5 anos a Intel mudou o soquete 5 vezes, mas em desempenho mesmo pelo que vocês estão me dizendo não acrescentou em nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Update: consegui encontrar o Ryzen 7 1700 por 1.260,00, levando um SSD Kingston de 120gb grátis.

 

https://www.kabum.com.br/hardware/processadores/amd/ryzen

 

Emiti o boleto e tenho até o dia 25 para pensar se pago ou não. Acham uma boa?

 

Caso resolva levar o ryzen 7 1700, essa placa-mãe é a mais adequada?

http://www.pichau.com.br/placa-m-e-gigabyte-ga-ab350m-gaming-3-lga-am4-chipset-amd-b350

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, zopek disse:

@estradaa Mais que suficiente.

@zopek Perfeito. Acho que vou comprar o ryzen 7 então com essa placa.

 

Acabei de descobrir que terei que comprar também as memórias, pois as minhas são DDR3.

Encontrei os seguintes modelos:

 

Corsair Vengeance 1x 8GB 2400 mhz por R$ 355. https://www.terabyteshop.com.br/produto/6984/memoria-ddr4-corsair-vengeance-lpx-cmk8gx4m1a2400c16-8gb-2400mhz

 

Crucial ballistix sport lt 1x8GB 2400mhz por R$ 310 https://www.terabyteshop.com.br/produto/7621/memoria-ddr4-crucial-ballistix-sport-lt-grey-bls8g4d240fsb-8gb-2400mhz

 

Corsair Vengeance 1x8gb 2666mhz por R$ 409 https://www.kabum.com.br/produto/89940/memoria-corsair-vengeance-lpx-8gb-2666mhz-ddr4-cl16-black-cmk8gx4m1a2666c16/?tag=ddr4 

 

G Skill Aegis 1x 8GB 3000 Mhz por R$ 350 https://www.kabum.com.br/produto/87881/memoria-g-skill-aegis-8gb-3000mhz-ddr4-cl-16-f4-3000c16s-8gisb/?tag=ddr4

 

Eu sempre tive memórias Corsair Vengeance e nunca deram problema, essas outras marcas também são boas?

Faz diferença pegar 2400mhz ou 3000 mhz?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até agora minha configuração está assim:

 

placa-mãe Gigabyte GA-AB350M-GAMING 3, AM4 Chipset AMD B350

http://www.pichau.com.br/placa-m-e-gigabyte-ga-ab350m-gaming-3-lga-am4-chipset-amd-b350 - R$ 500 com frete

Processador Ryzen 7 1700

https://www.kabum.com.br/produto/86139/processador-amd-ryzen-7-1700-octa-core-cache-20mb-3-0ghz-3-7ghz-max-turbo-am4-yd1700bbaebox R$ 1.260 com SSD grátis

 

SSD Kingston 2.5´ 120GB A400 SATA III Leituras: 500MBs / Gravações: 320MBs - SA400S37/120G (grátis)

 

HD Seagate Barracuda 1TB (já tinha)

 

Memória G.SKill Aegis 8GB 3000MHz DDR4 CL 16 - F4-3000C16S-8GISB https://www.kabum.com.br/produto/87881/memoria-g-skill-aegis-8gb-3000mhz-ddr4-cl-16-f4-3000c16s-8gisb/?tag=ddr4 R$ 350 - Se achar necessidade, depois eu compro mais uma.

 

Placa de vídeo: Geforce 670 (já tinha)

Eu vou esperar um pouco mais para trocar a placa de vídeo porque os preços no mercado parecem estar meio loucos com essa questão na mineração. Ouvi dizer que com a nova linha da AMD para mineração os preços devem normalizar. Sinto que para dar um upgrade real na minha placa agora vou acabar fazendo mau negócio. Depois eu pretendo pegar uma entre rx 470/480 ou gtx 1060, o que estiver na promoção no melhor custo x benefício, até porque não estou jogando muito ultimamente, então posso esperar. O que me faz fechar o resto agora é mais a promoção do ryzen 7 mesmo.

 

@zopek@Inst_Daniel@Atretador, muito obrigado pela ajuda que vocês me deram, a gente acaba ficando perdido entre tantos modelos. Já estou emitindo os boletos desses itens, mas ainda há tempo para mudar alguma coisa. Só pago depois que vocês baterem o martelo! hahahaha

 

Abração e muito obrigado mais uma vez!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zopek@Atretador@Inst_Daniel, apenas para dar um feedback pela ajuda de vocês: encomendei as peças e o PC ficará assim:

 

CPU Ryzen 1700 $1260

GPU GTX 670 (trocarei quando o mercado melhorar)

2X8GB DDR4 G.Skill Ripjaws 3200mhz $598

MOBO Gigabyte MB350 Gaming 3 $505

SSD Kingston 120gb (grátis)

HD Seagate 1TB

Cooler Hyper T4 (já tinha instalado no meu PC, esqueci de mencionar)

 

Quando chegar levarei no técnico para montar e posto um benchmark aqui para vocês verem como ficou. Um abraço e obrigado por tudo!

adicionado 28 minutos depois

Para os que estiverem lendo esse post em busca de opiniões para montar seus PCs: eu só comprei o Ryzen 7 1700 porque o Ryzen 5 1600 já tinha acabado na promoção da Kabum. Se estivesse disponível, teria comprado o Ryzen 5 1600, pela relação custo x benefício muito melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Então pessoal, só para dar o feedback.

 

Levei tudo no técnico e ele me entregou hoje, o PC está voando! A diferença que o SSD dá é absurda na velocidade de boot e abertura dos programas que estão instalados nele. Muito obrigado pela ajuda!

 

Só aconteceu uma coisa chata, o técnico disse que o meu cooler Hyper T4 não cabe na placa, pois bate nas memórias, então ele instalou o cooler box mesmo. Como eu já estava acostumado com o silêncio do Hyper T4, esse barulho está me incomodando um pouco. Vou perguntar lá no fórum de coolers para ver se alguém me dá uma luz para um substituto para o meu Hyper T4 que caiba nessa configuração.

 

Abração e muito obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador  Certamente alguém que saia de um cooler box para esse cooler box do Ryzen dirá que ele é um cooler silencioso. Porém quem sai de um cooler com diâmetro maior logicamente vai sentir uma diferença, porque no T4 o número de rotações é menor e consequentemente o ruído também. Não é nem justo comparar, o Hyper T4 parecia que o PC nem estava ligado, não fossem os coolers menores do gabinete e da fonte.

 

Não digo nem que o cooler do Ryzen esteja fazendo "barulho", mas é um zumbido bem audível, normal para um computador (O T4 que era anormal). Enfim, questão de gosto mesmo. Como eu estudo a maior parte do tempo aqui, prefiro diminuir ao máximo a poluição auditiva.

 

Por coincidência hoje antes do técnico me ligar dizendo que o PC estava pronto eu encomendei 2 coolers CoolerMaster Megaflow de 20cm para substituir os coolers de 12cm que vieram de fábrica no meu gabinete, pois já estão antigos e fazem um barulhinho. A minha esperança é de que quanto maior o cooler, menos ruído faça. Lógico, vou ter que cortar os fios daquelas luzinhas LED terríveis que vem junto deles rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...