Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criar algoritmo divisíveis por 7 e pares ao mesmo tempo.


Posts recomendados

Eai galera sou novo aqui e acho que aqui deve ser o local certo para a postagem...

Então, tenho umas atividades para fazer aqui comigo e, estou batendo cabeça para tentar resolver a seguinte questão...

 

1) Crie um programa de computador que apresente todos os números no intervalo de 1 a 1000 que sejam: Divisíveis por 7 e pares ao mesmo tempo. Devera ainda apresentar a soma acumulada destes números encontros no referido intervalo.

 

Bom, consegui fazer a parte que o algoritmo vai de 1 a 1000 apresentando os divisíveis por 7, o restante não consegui, estou tentando por o MOD para mostrar apenas o pares mas não estou conseguindo.

Algoritmo "Divisives por 7"
// Função : Divisiveis por 7
// Autor : Atailson
// Data : 21/06/2017
var
  n: inteiro
inicio
n <- 0
enquanto n < 1000 faca
  escreval (n)
  n <- n + 7
fimenquanto
fimalgoritmo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá @Atailson Silva. Seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Tem pelo menos essas duas formas:

1- Fazendo a verificação utilizando 14, como sugerido por @Imakuni, já que todo número dividido por 7, e que ao mesmo tempo é par, necessariamente é dividido por 14. Entretanto, acho que seria interessante demonstrar isso de alguma forma, ou seja, provando essa equivalência. Entendo que enunciado está especificando uma forma de "calcular". Ao "simplificar" essas duas condições em uma, seria necessário demonstrar que de fato são equivalentes... entende? Talvez essa equivalência seja trivial para gente... mas para outros pode não ser tão clara.. pior, pode ser que não seja verdadeiro.  Poderia por exemplo deixar um comentário no código explicando essa equivalência, e a partir daí usar o 14.

 

2- Fazendo a verificação como imaginou, ou seja, verificando se o número é divisível por 7 e também de se é par. A paridade pode ser feita com o mod mesmo. Para esse caso, tente primeiro apenas verificar se é par ou não. Depois de entender o processo, junto com a condição de ser divisível por 7.

 

 

A minha sugestão seria fazer nas duas formas. Faz com uma... deixa pronto.. depois faz a outra.

 

 

No aguardo.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni 

Em 2017-6-22 às 01:15, Imakuni disse:

Substitua o "7" por "14"e ignore a restrição de ser um número par

Cara eu não tinha percebido isso kkkk, eu estava tentando dividir por 7 e depois usar algo tipo o MOD e apresentar na tela apenas os pares, fazendo isso e fazendo do modo que você disse da na mesma, então irei usar o 14 que é menos complicado.

 

Ok, agora como eu faço para somar esses divisíveis?

adicionado 7 minutos depois

@Simon Viegas  Ótima resposta Simon, do começo ao fim foi, bem clara e de fácil compreensão, irei fazer desse jeito... 

 

Em 2017-6-22 às 07:28, Simon Viegas disse:

A minha sugestão seria fazer nas duas formas. Faz com uma... deixa pronto.. depois faz a outra.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Atailson Silva disse:

Ok, agora como eu faço para somar esses divisíveis?

 

Tem jeitos diferentes... você pode ir na força bruta, ou usar da matemática para facilitar sua vida.

 

Sendo otimizado, ache o menor e o maior número dentro do intervalo que satisfaça a condição de ser divisível por 14; chamemos de A o menor e B o maior. A soma vai ser igual a média entre A e B multiplicada pela quantidade de números no intervalo.

 

Veja se com isso você já resolve.

 

Dica: comece dividindo os limites do intervalo por 14. Além ajudar a achar o min/max, também ajuda na hora de calcular quantos números tem. Usando python, sai em 6 linhas (+2 de definir o intervalo e +1 de mostrar a soma).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 23/06/2017 às 13:05, Atailson Silva disse:

 

Ok, agora como eu faço para somar esses divisíveis?

 

 

Você poderia também criar um vetor para armazenar os resultados e em seguida somar os termos do vetor.

 

Bom... a diversidade de respostas é enorme, cada um tem sua maneira, e quanto mais formar você consegue fazer por mais simples ou complicadas que sejam mais domínio terá no futuro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...