Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como prevenir o dano em setores do HD ?


Posts recomendados

Percorri a lista de opções de tópicos, mas não consegui encontrar nenhum que se encaixasse no meu, aí escolhi esse. Meu Windows é o W7. Recentemente eu danifiquei setores do meu HD e estou em dúvida do real motivo. Acho que existem 2 motivos para isso ter acontecido :

 

1) Quando eu segui o conselho que encontrei na Web para direcionar a memoria virtual para outra partição, parece que o Windows ficava congelado, me forçando a desligá-lo pelo botão "Power", o que deve danificado setores. ou

 

2) Outra possibilidade são os "surtos ?" (parada e volta repentina da energia elétrica) ?

 

3) Outra possibilidade foi o fato d'eu ter direcionado o "Setup" para o modo "AHCI", sendo que, somado a "surtos", houve o dano nos setores ?

 

             Pergunta: alguém sabe como eu devo proceder para garantir que eu não mais danifique setores do HD ? 

Considerem a imagem abaixo sem efeito. Tentei deletar mas não consegui.

 

Obrigado.

 

Sem título.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo...

 

Seguinte, defeitos no HD como blocos defeituosos, ocorrem somente por uma falha mecânica do disco. Você comentou que depois de mudar seu arquivo de paginação seu computador começou a travar. Fazendo com que você tivesse que desligar a maquina direto no botão... isso sem duvida causou ou ao menos foi um importante causa dos blocos com erros em seu HD.

 

Prevenir erros de blocos (os famosos bads blocks) é evitar de desligar a maquina durante o uso, evitar batidas, quedas.... você não consegue prevenir isso de uma forma via software.

 

Com relação a cache isso e aquilo... são situações para cada usuário.... geralmente essas opções somente são alteradas por usuários avançados que necessitam de algum configuração muito especifica. Do resto amigo, é balela que o pessoal coloca na internet.... como por exemplo mudar seu arquivo de paginação... pura besteira, pois o arquivo continua no mesmo disco, com a mesma velocidade de acesso.... apenas muda-se o arquivo de pagina caso a partição atual esteja cheia ou caso você tem um dispositivo mais rápido. Como por exemplo você tem um SSD somente para fazer paginação de arquivo (exagero, mas é somente um exemplo...).

 

Boa sorte amigo! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além do que o amigo colocou acima, tem também o desgaste natural e eventuais defeitos de fábrica. O que mais prejudica um HD é forçar ele a ser desligado quando ele não está "preparado" pra isso, como você disse que fazia quando o PC congelava. Evite fazer isso novamente, e a integridade do seu HD será preservada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me desculpem, pois, as Diretivas na Propriedade do HD parece que serve para unidades flash USB, SD, MMC, Compact Flash ou cartões de memória semelhantes, e outro armazenamento externo. Só agora eu enxerguei isso. Quanto aos surtos: Já que parece que NoBreaks e Net(Note)books ainda deixam passar energia, mesmo que retiremos a bateria, provavelmente única solução possível para impedir que surdos danifiquem o HD é usá-los somente na bateria (nesse caso, deveremos ficar sempre atentos, observando o momento de recarregá-la). Melhor se tivermos uma bateria sobressalente a qual possamos carregá-la separadamente. Para usar só na bateria, é só desconectar da energia elétrica.

                       

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao Kikeitu: eu melhorei e reeditei tudo, desde a pergunta. Melhor explicado que isso, creio que impossível. 

 

Acrescentei ítem a pergunta lá em cima:

3) Outra possibilidade foi o fato d'eu ter direcionado o "Setup" para o modo "AHCI", sendo que, somado a "surtos", houve o dano nos setores ? Nesse modo, o HD percorre os setores de modo um pouco diferente do modo "IDE".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Uma das formas de evitar ter badblocks em HD , é trocar HD normal, por HD SSD.... O SSD não vai ter problemas com pancadas a não ser que você bata espanque ele com um martelo....Notebook  sofre muito ao manipular o mesmo ligado caso esteja com HD normal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/06/2017 às 10:14, laertefavero disse:

Me desculpem, pois, as Diretivas na Propriedade do HD parece que serve para unidades flash USB, SD, MMC, Compact Flash ou cartões de memória semelhantes, e outro armazenamento externo. Só agora eu enxerguei isso. Quanto aos surtos: Já que parece que NoBreaks e Net(Note)books ainda deixam passar energia, mesmo que retiremos a bateria, provavelmente única solução possível para impedir que surdos danifiquem o HD é usá-los somente na bateria (nesse caso, deveremos ficar sempre atentos, observando o momento de recarregá-la). Melhor se tivermos uma bateria sobressalente a qual possamos carregá-la separadamente. Para usar só na bateria, é só desconectar da energia elétrica.

                       

 

Obrigado.

 

Entendi melhor sim.... vamos lá.....

 

Um comentário, não podemos esquecer que mesmo utilizando a bateria, podemos ter algum surto no tensão interna do notebook. Pode haver falhas que podem afetar o HD também.

Eu sempre recomendo backups (nuvem, outro hd....) sempre atualizados, evitar desligar de forma incorreta, quedas ou batidas, isso já vai manter seu hd mais saudável e seguro em caso de falha.

Não podemos esquecer também que estamos lidando com uma peça que além da parte eletrônica tem a parte mecânica e ambas podem apresentar falhas sem agentes externos.

 

O uso do HDD SSD é um boa opção também, por não existir a parte mecânica, eliminamos um possível problema, mas é sempre bom ficar atendo pois o SSD também falha do nada e simplesmente morre.

 

Infelizmente, não tem saída, mantém backup e será feliz sempre e sem preocupações. kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...