Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Software gratuito que interage com USB ou com 1


Posts recomendados

Amigos, tem como eu instalar um software gratuito que possa mandar códigos binários para as portas com ou USB? Minha ideia você é escrever e ler através destas portas sem uma placa específica para isso. Quero desenvolver meu próprio hardware, sem precisar de placa de programação para Pic ou Arduino ou QQ outra placa específica. Até penso em usar estas placas, mas se eu quiser usar um hardware simples que eu mesmo desenvolvo tem como ser feito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flavioduino ,

 

Olha.... existem API's do Windows que fazem isso, mas são para programadores profissionais.

 

Quanto a fazer seu próprio hardware.... a maneira que todo mundo faz é usar um CI que converte do USB para Serial, assim fica bem mais simples conversar com um microcontrolador.

 

Quando você instala o driver no Windows, é criada uma porta serial virtual, uma COM, que funciona como uma verdadeira serial em qualquer programa. Aí sim é bem mais fácil de utilizar, podendo usar API ou até simples INT do BIOS, ou usar programas terminais de comunicação que existem aos milhares no mundo Open.

 

Normalmente se usa um CI feito para isso, como o FT-232R, ou outros de sua família, ou o PL2303 , ou um monte que tem por aí... o custo deles é muito baixo, da ordem de dezenas de centavos ...

 

O Arduino original usa um outro Atmega programado para fazer essa conversão, e os Arduínos chineses usam o CH340.

 

Não vai conseguir fazer nada mais barato do que isso ....

 

http://www.ebay.com/itm/9-Pin-DB9-RS232-Serial-Port-to-USB-Cable-Serial-COM-Port-Adapter-Converter-JXUS-/132140259842?hash=item1ec42c5a02:g:h9wAAOSwKtVW1Ove

 

http://www.ebay.com/itm/1Stuck-USB-to-RS232-Serial-TTL-PL2303-USB-UART-Board-PL-2303HX-Modul-/291354101955?hash=item43d60ec8c3:g:kQwAAOSwa39UrkX-

 

http://www.ebay.com/itm/3-3V-5V-USB-to-TTL-Converter-CH340G-UART-Serial-Adapter-Module-4-x-2-2cm-/201960138663?epid=1947960722&hash=item2f05c327a7:g:t4AAAOSwRXRZSKkh

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flavioduino ,

 

Esses programas de terminais, como o putty, são feitos para se usar um teclado.....  mas nada impede de você mesmo fazer um programa em C que utilize a interface serial. 

 

No meu tempo de programação com Windows, antes do Windows 95 ( vixeeee ), eu programava em Assembler e usava as interrupções do BIOS para fazer isso. Essas Ints existem até hoje em todos os computadores padrão PC.

 

Ouví falarem faz muitos anos que a partir do Windows NT a Mickeysoft proíbe o acesso direto ao hardware em um programa de Windows, então não sei se essa estratégia de usar Ints do BIos ainda funciona hoje.

 

É melhor você perguntar ao pessoal do Fórum de programação normal, pois esse assunto não tem a ver com este Fórum para microcontroladores, ok ?

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...