Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de Livros para um autodidata


Posts recomendados

Boa tarde galera, estou começando agora estudar programação. Comecei estudando sobre lógica de programação, algoritmos e pseudocódigos pelo Visualg.

Estou quase acabando um curso pela internet sobre esse assunto ( Algoritmos e lógica de programação ), e gostaria de saber a opinião de vocês sobre qual o próximo passo a seguir, e quais livros poderiam me ser uteis para o estudo em casa. Penso em fazer uma faculdade ano que vem, mas esse ano quero gastar o meu tempo adquirindo o máximo de conhecimento que eu puder sobre assuntos envolvendo programação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O próximo passo é aprender uma linguagem de programação, de preferência a que sua faculdade usa. São muito populares Pascal e C (estruturadas) e Java e Python (orientadas a objetos).

 

Existem muitos cursos e material na internet sobre essas linguagens. Um livro é Fundamentos da Programação de Computadores, da Ana Ascencio. Mas existem muitos outros, inclusive gratuitos. É questão de pesquisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguma ideia de em que deseja usar programação? Website, mobile e/ou desktop? Jogos? Sistemas embarcados? Outra coisa?

 

Aprender a programar em qualquer linguagem de programação torna aprender outras linguagens muito mais fácil, e para a maioria dos programadores aprender mais linguagens é uma necessidade, mas saber em que pretende programar pode direcionar seu aprendizado para certas linguagens que são mais comumente usadas nessa respectiva área.

 

Para iniciantes em programação em geral, minha recomendação sempre é Python, pois é fácil de aprender e de programar, ao mesmo tempo que é uma linguagem completa, poderosa, e útil, que pode ser utilizada em todas as áreas de programação.

 

Postei uma explicação mais detalhada sobre por que recomendo Python nesse tópico de 2014:

 

 

E já que está pretendendo adquirir o máximo de conhecimento possível se preparando para uma universidade nessa área, eu também recomendo aprender inglês caso ainda não domine, pois vai tornar seu aprendizado muito mais fácil e ter muito mais opções à sua disposição.

 

Obs: Não perca tempo aprendendo Pascal, pois é uma linguagem "morta" que você provavelmente nunca vai usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...