Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

instalação memoria optane


Posts recomendados

Então, acabei montando um pc novo, e aproveitei e comprei uma memoria optane de 16gb. e a configuração ficou assim

i7 7700k 4.2

ASUS b250m-a

gtx 1050 ti 4gb

2x8 gb hyperx 2133mhz

hd 1tb 7200rpm barracuda.

Bom, montei ele instalei windows 10 certinho, engatei a optane na entrada m2, e baixei o driver optane do site da intel, quando vou instalar ele ele acusa esse erro da bios em anexo ai.

Dai percebi que tinha que atualizar a bios, atualizei ela pra atualização desse mês, e mesmo assim persistiu.

tentei mexer algo na bios colocando para modo rst, dai o windows não inicia, acusa um erro e fica reiniciando e sou obrigado a mudar novamente.

Acredito que seja uma configuração na bios, alguém com placa-mãe asus conseguiu instalar?

fico no aguardo.

 

 

 

1.png

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

shock1000 beleza?

Não sei se já conseguiu instalar, mas no meu caso tive que reinstalar o Windows depois de fazer as configurações abaixo:

Na primeira tela da BIOS você confirma se o Intel Rapid Storage Technology está ON, depois aperte F7 e vá em "Advanced" > "SATA Mode Selection" e coloque-o como "Intel RST Premium With Intel Optane e System Acceleration (RAID)", aí você procura a opção "CSM (Compatibility Support Module)" e deixa como "Disable" (essa opção estava no My Favorites na BIOS da minha ASUS)

Após isso instale o Windows (tem que ser o Windows 10 - 64 bits) novamente no dispositivo SATA que você quer acelerar (não instale no volume da Optane), aí sim você executa o driver da Optane e manda ativar.

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 22/06/2017 às 15:18, shock1000 disse:

Então, acabei montando um pc novo, e aproveitei e comprei uma memoria optane de 16gb. e a configuração ficou assim

i7 7700k 4.2

ASUS b250m-a

gtx 1050 ti 4gb

2x8 gb hyperx 2133mhz

hd 1tb 7200rpm barracuda.

Bom, montei ele instalei windows 10 certinho, engatei a optane na entrada m2, e baixei o driver optane do site da intel, quando vou instalar ele ele acusa esse erro da bios em anexo ai.

Dai percebi que tinha que atualizar a bios, atualizei ela pra atualização desse mês, e mesmo assim persistiu.

tentei mexer algo na bios colocando para modo rst, dai o windows não inicia, acusa um erro e fica reiniciando e sou obrigado a mudar novamente.

Acredito que seja uma configuração na bios, alguém com placa-mãe asus conseguiu instalar?

fico no aguardo.

 

 

 

1.png

Senhores! praticamente mesma situação aqui...montando pc novo ai acabei comprando uma optane, porém também comprei um ssd...que que eu faço? instalado o windows no hd ou no ssd? Ate não saber da existência da optane eu iria instalar no ssd mais agora fiquei na duvida pois mesmo a tal optane tendo sua limitações ela deve trazer uma eficiência maior ao hd...e libera algum espaço no ssd que é de 250gb... to em duvida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 4 semanas depois...

Então eu teria que instalar o windows duas vezes no mesmo HD ou tem quem excluir o que tem instalado?

 

Em 17/07/2017 às 18:02, RafaelHenriqueL disse:

shock1000 beleza?

Não sei se já conseguiu instalar, mas no meu caso tive que reinstalar o Windows depois de fazer as configurações abaixo:

Na primeira tela da BIOS você confirma se o Intel Rapid Storage Technology está ON, depois aperte F7 e vá em "Advanced" > "SATA Mode Selection" e coloque-o como "Intel RST Premium With Intel Optane e System Acceleration (RAID)", aí você procura a opção "CSM (Compatibility Support Module)" e deixa como "Disable" (essa opção estava no My Favorites na BIOS da minha ASUS)

Após isso instale o Windows (tem que ser o Windows 10 - 64 bits) novamente no dispositivo SATA que você quer acelerar (não instale no volume da Optane), aí sim você executa o driver da Optane e manda ativar.

Abraço!

adicionado 4 minutos depois

Você conseguiu instalar ? Se sim , como?

Mesmo problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Alguém conseguiu instalar a optane para acelerar o HDD?

 

No meu caso vivi duas situações sem sucesso, na primeira a maquina veio montada do fornecedor com a optane no slot M2_1 que não tem suporte a tecnologia RAPID da Intel, mas era reconhecido como um drive sata e eu conseguia ver no sistema

Na segunda, mudei a optane para o slot M2_2, abriram outras configurações na bios, mas o aplicativo da intel não reconhece a memória para ativar a aceleração e nem mesmo o windows.

Já formatei umas 30 vezes e sem sucesso algum.

 

I7 7700k

Asus prime b250-plus

Nvidia quadro p2000

16gb ram

Optane 2280 32gb

HDD sata 500gb

 

Windows 10 64bits 1709

Não sei mais o que fazer e meu chefe vai me matar pois fui eu quem disse que ia fazer diferença.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 24/10/2017 às 16:30, Claudio J Martinez disse:

Alguém conseguiu instalar a optane para acelerar o HDD?

 

No meu caso vivi duas situações sem sucesso, na primeira a maquina veio montada do fornecedor com a optane no slot M2_1 que não tem suporte a tecnologia RAPID da Intel, mas era reconhecido como um drive sata e eu conseguia ver no sistema

Na segunda, mudei a optane para o slot M2_2, abriram outras configurações na bios, mas o aplicativo da intel não reconhece a memória para ativar a aceleração e nem mesmo o windows.

Já formatei umas 30 vezes e sem sucesso algum.

 

I7 7700k

Asus prime b250-plus

Nvidia quadro p2000

16gb ram

Optane 2280 32gb

HDD sata 500gb

 

Windows 10 64bits 1709

Não sei mais o que fazer e meu chefe vai me matar pois fui eu quem disse que ia fazer diferença.....

Claudio bom dia, consegui fazer a configuração da Intel Optane depois de algum tempo, ela só funciona com o HD em GPT e você precisa fazer também um pen-drive bootavel no formato GPT aqui comigo só funcionou assim além das configurações da bios. Na hora de instalar o aplicativo da Intel instale somente o da optane.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@João Cardoso Silva oi boa noite, estou com o mesmo problema, tentei converte o HD em GPT e também não funcionou, tentei de tudo... minha placa é uma Z270x-gaming k5, processador i7 7700k. HD Sata de 1tb, se alguém tive essa mesma placa e arrumou a solução pfv me ajude. agradeço desde já

adicionado 2 minutos depois

@João Cardoso Silva oi boa noite, estou com o mesmo problema, tentei converte o HD em GPT e também não funcionou, tentei de tudo... minha placa é uma Z270x-gaming k5, processador i7 7700k. HD Sata de 1tb, se alguém tive essa mesma placa e arrumou a solução pfv me ajude. agradeço desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois então,

 

 eu tenho uma mb asus prime z270 plus BR. configurei na BIOS a opção "Intel RST Premium With Intel Optane e System Acceleration (RAID)" no modo sata. só que ao reiniciar o sistema pede pra configurar o raid, só que eu uso um disco simples. com a opção da optane na bios não reconhece o hd onde está o sistema. alguem sabe como configurar para habilitar essa opção sem usar o raid? quando troco o boot para o hd, ele desabilita a opção. estou perdido num mato sem cachorro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Oi desculpa, estava viajando.

sim está atualizando com a versão F8 da placa já, tentei já tudo fiz até umas coisas que o pessoal na china colcoaram no youtube, mas nada de pegar. desistir porque tinha q volta o trabalho, mas quero tentar novamente esse fim de semana, se alguém tive essa placa q conseguiu agradeço de mais.

 

 a minha é uma GA-Z270X-Gaming K5, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Não sei se já conseguiram resolver o problema na instalação, eu segui os vídeos que estão espalhados pelo youtube:

-CSM Suport = Disable;

-Sata Mode Selection = Intel RST Premium With Optane...;

Só que estavam faltando os passos:

-Use RST Legacy OROM = Disable;

-Pcie Storage Dev On Port 9 = RST Controller;

Feito isso funcionou direitinho, o detalhe é que o meu windows 10 foi instalado depois de o "CSM Suport" desativado.

**Site para referência: https://www.gigabyte.com/MicroSite/454/intel-optane-ready.html

Configuração:

i5 8400;

Z370 AORUS Ultra Gaming;

Intel Optane 32GB;

HD 2TB;

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Boa tarde á todos.

 

Então... Montei um PC completo recentemente, mas antes de comprar o kit com a memoria Optane dei uma verificada nessa questão de compatibilidade e percebi que alem de ser necessário uma bios atualizada ou com uma versão compatível, também é completamente necessário que as alterações citadas pelo "RafaelHenriqueL" sejam todas feitas no Setup.

Também tive que formatar o computador, o que é recomendado no guia de instalação da Optane, reconheço que nem tentei fazer sem formatar, mas deu certo! 

Seguindo todos esses passos e instalado o software da Optane apos a formatação, não tive problemas. 

 

Obs:

É bom ressaltar que depois da instalação da memoria Optane, qualquer alteração de hardware, só deve ser feita depois de desabilita-la.

 

Ressalto também que a atualização da bios é um procedimento que deve ser feito com muita cautela, já que caso seja feita erroneamente ou por algum motivo aconteça uma queda de energia ou coisa similar durante a atualização, você pode vir a perder sua placa-mãe. 

 

Espero ter ajudado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Passos:

1- Atualizar a BIOS

2- Na bios desativar CSM Support 

3- Entrar em Sata And RTS Configuration: Selecionar no sata mode selection.

4-instalar windows no pendrive mbr.

5- instalar winodws e formatar hd em mbr pelo diskpart

6-instalar o driver do optane 

7-Ta funcionando

 

Minha placa-mãe é uma gigabyte B360M GAMING HD

OBS: Só vai em HD normal, não funciona em ssd pelo menos eu não consegui.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...