Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

calculadora de btus (calculo de carga térmica)


Posts recomendados

Isso eu estou por fora, mas posso te dar uma dica: Indique que tais cálculos são válidos para aparelhos instalados em um andar térreo de uma casa e se for prédio, considere que esse cálculo para ser mais preciso tem que levar em consideração o pavimento também, por exemplo se for um prédio de 3 andares e for instalar no primeiro ou segundo é válido, agora se for no último já não vale porque o telhado logo acima da laje, forma um bolsão de ar quente que "fura" esse cáculo.

Comprei um aparelho há muito tempo de 7.500 btus para instalar em um pequeno quarto, pelo programa no site da Springer foi recomendado um de 7.500 btus, comprei, instalei e o mesmo não dava vencimento, funcionava direto sem intervalo porque não conseguia atingir a temperatura setada...resultado processei a empres, ganhei e hoje ela coloca esse detalhe do pavimento no "calculador" dela...do resto espero que alguém te ajude.

Obs: Outro detalhe é a instalação do aparelho em relação ao sol, se o ambiente pega sol o dia inteiro mas só irá a noite a potência é uma, se usar pelo dia é outra.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz uma calculadora de BTUS, saberia me dizer se os cálculos estão certo ?

 

COM INCIDÊNCIA AO SOL EU FIZ OS SEGUINTES CÁLCULOS.

Por metros quadrados eu multipliquei por 600.

Por pessoas eu multipliquei por 600.

Cada eletrodoméstico eu multipliquei por 600.

Cada janela eu multipliquei por 600.

A altura interna eu multipliquei por 250. 

 

EXEMPLO:

15m² x 600 = 9.000, 5 pessoas x 600 = 3.000, 5 eletro x 600 = 3.000, 5 janelas x 600 = 3.000, 2.8 x 250 = 700 

 

Agora somando tudo, é igual a: 9.000 + 3.000 + 3.000 + 3.000 + 700 = 18.700

 

SEM INCIDÊNCIA AO SOL EU FIZ OS MESMOS CÁLCULOS SÓ QUE NO FINAL EU SUBTRAI O RESULTADO - 1000

 

EXEMPLO:

18.700 - 1000 = 17.700

 

Estou com uma duvida no "COM INCIDÊNCIA AO SOL" se  ao invés de multiplicar por 600 multiplicaria por 800

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você parece que ignorou o que eu disse sobre local de instalação quanto ao pavimento, por exemplo um aparelho de 10.000 Btus é suficiente para um cômodo de 12 mº no andar térreo de um sobrado, se for no andar superior, com a mesma metragem já não daria; o mesmo vale para prédio, caso seja em um andar abaixo do último, com a mesma metragem anterior é suficiente, já para o último andar é insuficiente; em uma casa térrea ou bangalô o cálculo terá que ser outro por ter o telhado logo acima do cômodo que será instalado o aparelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é a mesma coisa...se voce instalar um ar condicionado de 12.000 btus em um prédio de 10 andares, mas no 9º andar, voce tem como "proteção" o 10º; se instalar no 10º esse mesmo aparelho, ele não irá ter o mesmo desempenho porque não tem mas nada acima dele a não ser o telhado formando o bolsão de ar como foi dito anteriormente.

Em contra partida, instalando em andar baixo, na parte de baixo de um sobrado que tem apenas o térreo e o andar superior, o desempenho também não será o mesmo (falando em cômodo com a mesma metragem quadrada) se instalar no andar de cima.

Pode crer, passei por isso, no meu sobrado à noite, a laje acusava por volta de 36ºC em pleno verão, acima dela só o telhado, resultado, o calculador falhou.

Outro detalhe importante que eu havia esquecido, se voce tem um imóvel germinado (sem separações entre eles) ao instalar um ar condicionado no andar superior a coisa é pior do que em um sobrado, isso devido ao telhado e a laje ser comum a várias residências, o calor é transferido de um ponto para outro, ou seja, se só voce tem ar condicionado e mora em local como dito acima a coisa piora porque o ar do seu ambiente esfria a laje mas ela troca de calor com o resto (já que ela é comum a várias casas) dai o desempenho dele cai também...

Acredite no que falo, processei a empresa que nem sequer compareceu a audiência porque não tinha o que contestar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...