Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Samsung não reconhece nenhuma entrada SATA


Posts recomendados

Galera estou com um mega problema:

Estou com um notebook aqui, e eu não consigo dar boot em meu HD.

Acontece o seguinte, quando inicio o notebook ele vai sozinho para o setup, eu não aperto nada, e la no setup na primeira tela de informações diz o seguinte:

SATA port 1  Not Installed

SATA port 2  Not Installed

 

ou seja ele não reconheceu nenhuma entrada SATA; ele não reconheceu nem o HD e nem o driver de CD/DVD.

Segue imagens em anexo.

 

OBS¹: já tentei colocar outro HD e não funcionou.

O HD do notebook também já testei em outro computador, e está perfeito.

 

OBS²: Já verifiquei se as entradas SATA estão bem conectadas, e sim elas estão.

 

INFORMAÇÕES DO NOTEBOOK:


SAMSUNG RV415

PROCESSADOR: AMD E-300 1.30 GHz

MEMORIA RAM: 2GB

HD: 320 GB

biosBoot.jpg

biosInformação.jpg

conectorCD.DVD.jpg

ConectorHD.jpg

HDs.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GTech Benito

 

Deve ser a BGA do super I/O devido ao esquenta esfria de muito tempo de uso.

 

BGA é uma solda que fixa o chip ao circuito do PCB ( a placa ) em forma de pequenas esferas que com o passar dos anos pode perder parcialmente a condutividade em alguns pontos.

 

Tem casos que basta apenas fazer um aquecimento nesse chip com um ferro de soldar ou um secador de cabelos por alguns minutos que volta tudo ao normal.

 

Em uma assistência técnica especializada em notebooks desmontam e fazem esse tipo de serviço usando um soprador térmico mas não sai barato.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GTech Benito

 

Melhor você entregar o seu notebook para uma assistência técnica especializada pois até na desmontagem e montagem dele tem segredos ( muitas vezes simples cabos flat internos são ruins de se reconectar ).

 

Isso que comentei é uma possibilidade de causa do defeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ

Boa noite Henrique, então eu fiz como você sugeriu no comentário la em cima aquecendo o chipset da placa, infelizmente não funcionou. Na primeira vez que liguei e entrei no setup do notebook, ele reconheceu tanto o HD, quanto o CD/DVD, porém na hora que reiniciei ele foi direto para o setup, com o mesmo erro:

SATA port 1  Not Installed

SATA port 2  Not Installed

 

Seria o caso de refazer a solda do chipset ao invés de apenas aquecer?

ATT. Boa noite!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GTech Benito

 

Isso é uma suspeita não uma certeza.

 

Talvez não tenha feito o aquecimento direito ou em um outro CI que não o relacionado ás entradas SATA.

 

Lembrando que deve aplicar o calor por alguns minutos e pressionando em pontos do CI que você sinta que irá aquecer a solda BGA ( o CI neste caso não tem perninhas soldadas aparentes ) pelas beiradas e não em cima do encapsulamento.

 

Essa coisa dá trabalho viu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...