Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Relógio digital com CI4026 e CI4017


Posts recomendados

Olá queridos ajudantes, por meio deste tópico queria pedir que me ajudassem em um projeto do SENAI. É um relógio digital usando 4026 e 4017 ( Não irá ficar muito preciso, mas não há problema). O problema é que após ter feito todo o relógio de 6 displays ( HH/MM/SS ) eu não sei como limitar o meu display de unidades de hora para 4, já que após bater 20 horas ele não pode passar de 24, mas antes de 20 tem que ir até 9 ( 19,18 horas ). Qual componente devo usar, ou qual lógica devo fazer para este projeto funcionar ? 

 

Atenciosamente, espero respostas. Desde já, grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não espere. Continue a pesquisa por gentileza. Mas vejamos...

A lógica é simples. Do mesmo modo que limita a contagem em 59 hás de fazê-lo com 23: ao atingir 24 -> reset geral

Com quase menos de um clique no google achei isso...

Logic+Clock_full.jpg

Uma referência e tanto

Boa sorte e de nada

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PabloHenriq Ainda não entendi o porque de usar o 4017, nesse caso da imagem ele é usado para fazer um calendário semanal.

Se for para fazer comum com horas, minutos e segundos ele não tem utilidade.

Sobre ser preciso, você pode usar os 60Hz da rede como clock, dê uma pesquisada nisso para você ver.

Se for a baterias fica no oscilador RC mesmo ou para dar um passo maior um oscilador de Quartzo.

E a propósito, fica aí a foto do meu relógio de parede com os 4026:

u4i6RMX.jpg

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, PabloHenriq disse:

Eu usava o 4017 pra limitar o display a um número x usando ele como reset pro meu 4026, não sei se é algo muito inteligente de se fazer, mas foi o que meu cerebro conseguiu pensar kkk

Eu nunca vi esse tipo de circuito, geralmente se faz essa função com diodos e resistores. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...