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Bloco de IP - Anatel e Registro/nic.br


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Galera do fórum,

Boa noite!

 

Gostaria de tirar uma duvida quanto a aquisição por provedores novos de blocos de IP! Eu sei que quem fornece blocos de ip no brasil é o registro/nic.br, porém, gostaria de saber se a anatel tem algum dedo no processo/tramite de aquisição de blocos de ip por provedores, ou seja, se esse processo/tramite passa por ela em algum momento podendo parar na mesma?

Estou com essa dúvida e procurando uma resposta o mais rápido possível, pois atualmente eu uso um provedor local de fibra FTTH que assinei tem 3 meses que foi quando eles começaram a atuar mais ou menos, pois bem, quando assinei esse provedor, o mesmo me colocou em CGNAT, porém, ao reclamar, eles me fornecem um IPv4 publico valido que veio do ISP de onde vinha o link deles e até iriam começar a me cobrar R$ 30,00 reais pelo ip no próximo mês! O problema é que ontem, sem aviso prévio algum, caiu a internet! Uns minutos depois o provedor me informa que houve rompimento de fibra por furto e que depois de uns 30 minutos iria voltar a conexão! Pois bem, a conexão voltou, porém, quando voltou, mudou o ISP de onde vinha o link que antes era netcom para k2telecom e retornou o cgnat na minha conexão! Ou seja, mentira deles sobre o furto e rompimento de fibra, a queda foi para mudar o provedor\ISP do link deles e efetuar os ajustes necessários!

Ao reclamar com o provedor sobre o cgnat, o mesmo me fala isso:

"Prezado cliente, devido a um problema com a nossa fornecedora de link, estamos atuando sem IP Público no momento. Nossa central está trabalhando para a liberação do nosso bloco de IP o mais rápido possível, infelizmente enquanto o mesmo não sai, não podemos oferecer esse serviço. Sentimos muito pelo transtorno, tenha uma boa tarde."

Então eu respondo isso a eles:

"Espero que realmente estejam correndo atrás, pois vocês já tinham me falado sobre isso(que estavam aguardando a liberação do bloco de ip de vocês) lá trás no mês 03/17. Fico no aguardo..."

Ai eles me respondem:

"Sim, infelizmente a Anatel é muito burocrática."

/\ Mesma desculpa(que a culpa era da anatel) que me deram quando solicitei o IPv4 publico válido lá trás em no mês 03/17, porém, na ocasião, como falei anteriormente, eles acabaram me fornecendo um IPv4 publico valido vindo do ISP de onde vinha o link deles! Portanto, como eu tinha um ip válido, eu nem procurei mais saber sobre a situação do bloco de ip próprio deles! Porém, como agora mudou o ISP da conexão e por isso perdi o meu IPv4 e eles falaram que não tem como fornecer um até que o bloco deles seja liberado e como eles estão me dando a mesma desculpa de 3 meses atrás(desculpa essa que não é valida e parece ser mentira), gostaria de ter certeza que a anatel não tem nada a ver com o processo\tramite de aquisição de blocos de ip para poder jogar na cara deles que eles estão mentindo!

Pegar logo um pedaço de pau com prego enferrujado e mandar assim:

"Realmente a anatel é burocrática, só não sei o que a "anatel" tem a ver com liberação de bloco de ip! Sendo que é o registro/nic.br que faz isso, anatel tem nada a ver com isso. Agora, vocês me falando isso, eu devo interpretar como mentira ou informação errada? Eu me pergunto..."

Eu preciso de um IPv4 válido e estou disposto a pagar por um, afinal de contas e direito do provedor cobrar por um! Estou sem acesso ao meu FTP, meu remote desktop, minha vpn, meu xbox então nem se fala e etc!

 

Agradeço a ajuda de quem puder me tirar essa duvida, pois até o momento não obtive resposta concretas sobre isso para poder cobrar o provedor quanto as desculpas que ele está me dando.

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Carlos Gilberto ,

 

- NAT444 CGNAT não da para fazer absolutamente nada, pois não têm como efetuar Redirecionamento de Portas...

 

- Clientes Novos das mais variadas Operadoras estão tendo este problema, Clientes Antigos dificilmente estão tendo problemas. Eu por exemplo continuo com IPV4 do qual sou Cliente NET desde que foi disponibilizado na Rua aonde Moro...

 

- Esse Prestador de Serviços do qual você Contratou deve ser Empresa pequena, pois se fosse Empresa Antiga já teria uma Range de IP´s Reservada a muito tempo...

 

- Tente Abrir Reclamação na Anatel, mas creio que não irá resolver muito...

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1 hora atrás, Naldo Volpe disse:

Carlos Gilberto ,

 

- NAT444 CGNAT não da para fazer absolutamente nada, pois não têm como efetuar Redirecionamento de Portas...

 

- Clientes Novos das mais variadas Operadoras estão tendo este problema, Clientes Antigos dificilmente estão tendo problemas. Eu por exemplo continuo com IPV4 do qual sou Cliente NET desde que foi disponibilizado na Rua aonde Moro...

 

- Esse Prestador de Serviços do qual você Contratou deve ser Empresa pequena, pois se fosse Empresa Antiga já teria uma Range de IP´s Reservada a muito tempo...

 

- Tente Abrir Reclamação na Anatel, mas creio que não irá resolver muito...

Obrigado amigo, porém, minha duvida não é essa! Eu sei como funciona o CGNAT, eu sei também que clientes novos de operadoras grandes estão suscetíveis a cair no CGNAT devido ao esgotamento do IPv4! Como comentei também no primeiro post, sim é um provedor pequeno local de fibra FTTH! Da uma lida novamente no primeiro post rsrs, pois a minha duvida é:

 

Quanto a aquisição por provedores novos de blocos de IP! Eu sei que quem fornece blocos de ip no brasil é o registro/nic.br, porém, gostaria de saber se a anatel tem algum dedo no processo/tramite de aquisição de blocos de ip por provedores, ou seja, se esse processo/tramite passa por ela em algum momento podendo parar na mesma?

 

Pois, como eu expliquei no primeiro post, o provedor está dando desculpas que o processo de aquisição do bloco de ips deles está agarrado na anatel! Hoje mesmo ao reclamar com eles, que os mesmos estão dando desculpas para me enrolar, eles me respondem isso:

 

"Prezado cliente, obtive uma resposta sobre o andamento do processo do nosso IP Público. A ANATEL já liberou o bloco de IP e estamos aguardando aguardando a liberação do mesmo pelo REGISTRO BR. Prazo esse de aproximadamente 30 dias, podendo ocorrer antes. Pedimos desculpas e contamos com a sua compreensão."

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  • 5 meses depois...

Cara e o seguinte quem controla os barramentos, e a CGI.br, porém eles se subdividem em vários setores da tecnologia, é ai que entra o setor da registro.br, onde você faz as solicitações de ip e domínio. para você solicitar um pool de ip /22 você precisa de um ASN, para você tirar o ASN que é o problema. eles te pedem um monte de informações que se não for condizente com a necessidade de troca de trafego ou solicitação de IP nao tem pra que eles te darem esse ASN. quando voce tira o ASN voce ja ganha um /22 de ipv4 e um /32 de ipv6 ( eu acredito que agora ja esta esgotado). sua operadora deve esta presa nessa faze de ASN, e é super rápido tirar o ASN, quando se esta tudo em dia com governo, o fato dele estar enroscado com a ANATEL deve ser de alguma pendencia, no qual estão barrando ele de tirar o ASN.

 

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