Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de PC para Game - O que trocar?


Posts recomendados

Fala pessoal, tudo beleza?

Penso em dar um upgrade (substancial) no PC, no intuito de utilizá-lo com folga pros games por um tempo, mas há diversas variáveis que tenho dificuldades para resolver.

Configuração atual:

Gabinete - Thermaltake v3 black edition
placa-mãe - ASRock Z77 Extreme4
Processador - i7 2600k 3.4ghz
SSD - Kingston v300 240gb
HDs - 1 WD black caviar 1TB; 1 Seagate barracuda 1tb 7200rpm
VGA - EVGA GTX 980 SC
Memórias - Corsair Vengeance 8gb (2x4) 1833Mhz ddr3
Cooler - Corsair A70 air series
Fonte - Corsair TX650W
Mouse - Logitech 400s
 

O que acham que vale a pena trocar, levando-se em conta os seguintes pontos/questionamentos:

- Nunca fiz OC no processador. Será que vale? Seguraria as pontas?
- Compensa fazer um SLI de 980SC, esperar mais e comprar uma superior (pois ainda segura o tranco), ou, ainda, vender essa e já comprar uma melhor?
- Placa e processador LGA 1155. Se trocar um, terei q trocar o outro, ou existe, hoj em dia, processador 1155 de bom nível? A z77 está nova... troquei porque a Gigabyte p67A-UD4 veio com um bug no chipset que implicou na perda de umas satas. Não conseguia utilizar o SSD e os 2 hd's juntos. Teve até recall, mas eu perdi o prazo.
- Mouse coloquei para ilustrar. Não tenho o menor interesse em trocá-lo. Satisfaz completamente as expectativas. Teclado tb estou satisfeito e monitor vou veer o que fazer, porque utilizo como TV tb por conta do espaço. N sei de monitor de 32" com 120hz reais, p exemplo...

É isso, pessoal, lembrando que sugestões de como vender os periféricos remanescentes são bem-vindas. Sou meio perdido quanto aos canais mais eficientes. A p67A-UD4, por exemplo, está parada aqui faz quase 01 ano.

Obs: Queria gastar entre R$ 4.000,00 e R$ 5.500,00 (claro que se for menos, melhor), comprando tudo aqui no Brasil. Moro na Capital. Sta. Efigênia é fácil pra mim.

Obrigado, desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloque mais 8Gb de DDR3. GTX980 é basicamente uma GTX1060, teria que ver o seu monitor, dependendo da resolução pode pegar um GPU mais forte\fraca.

 

Não tem a mínima necessidade de trocar processador\mobo, com um OC leve ja leva de boas mesmo uma GTX1080(basicamente o dobro de uma 980) em muitos jogos.

 

Sobre SLI, ou crossfire, não vale a pena.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Danilo Henrique Secomandi disse:

- Nunca fiz OC no processador. Será que vale? Seguraria as pontas?

Sim. Aliás, já deveria ter feito... pegar processador para OC, mobo para OC e cooler, e não fazer OC, isso é quase que uma ofensa.

 

6 minutos atrás, Danilo Henrique Secomandi disse:

- Compensa fazer um SLI de 980SC, esperar mais e comprar uma superior (pois ainda segura o tranco), ou, ainda, vender essa e já comprar uma melhor?

SLI só compensa em uma situação: SLI de Gtx 1080ti. Não é o seu caso. Venda sua 980 e compre, digamos, uma 1070 ou 1080, vai valer muito mais a pena do que SLI de 980.

 

7 minutos atrás, Danilo Henrique Secomandi disse:

Placa e processador LGA 1155. Se trocar um, terei q trocar o outro, ou existe, hoj em dia, processador 1155 de bom nível? A z77 está nova... troquei porque a Gigabyte p67A-UD4 veio com um bug no chipset que implicou na perda de umas satas. Não conseguia utilizar o SSD e os 2 hd's juntos. Teve até recall, mas eu perdi o prazo.

Não só vai ter que trocar a placa-mãe junto com o processador, vai TAMBÉM ter que trocar a RAM... agora é só DDR4.

 

Quanto ao que fazer, é complicado. Qualquer coisa que você compre, outras duas vão te limitar: upando o processador, a TV e a GPU te seguram, por exemplo. Não só isso, é provável que a Intel tome vergonha na cara e comece a lançar processadores que valham a pena (Coffe / Cannon Lake) no começo do ano que vem, ou talvez até esse ano mesmo.

 

 

No seu lugar, eu venderia a 980 e compraria uma 1070 ou 1080. Só isso, por enquanto, depois esperaria a próxima geração para já investir nela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Atretador disse:

Coloque mais 8Gb de DDR3. GTX980 é basicamente uma GTX1060, teria que ver o seu monitor, dependendo da resolução pode pegar um GPU mais forte\fraca.

 

Não tem a mínima necessidade de trocar processador\mobo, com um OC leve ja leva de boas mesmo uma GTX1080(basicamente o dobro de uma 980) em muitos jogos.

 

Sobre SLI, ou crossfire, não vale a pena.

 

2 horas atrás, Imakuni disse:

Sim. Aliás, já deveria ter feito... pegar processador para OC, mobo para OC e cooler, e não fazer OC, isso é quase que uma ofensa.

 

SLI só compensa em uma situação: SLI de Gtx 1080ti. Não é o seu caso. Venda sua 980 e compre, digamos, uma 1070 ou 1080, vai valer muito mais a pena do que SLI de 980.

 

Não só vai ter que trocar a placa-mãe junto com o processador, vai TAMBÉM ter que trocar a RAM... agora é só DDR4.

 

Quanto ao que fazer, é complicado. Qualquer coisa que você compre, outras duas vão te limitar: upando o processador, a TV e a GPU te seguram, por exemplo. Não só isso, é provável que a Intel tome vergonha na cara e comece a lançar processadores que valham a pena (Coffe / Cannon Lake) no começo do ano que vem, ou talvez até esse ano mesmo.

 

 

No seu lugar, eu venderia a 980 e compraria uma 1070 ou 1080. Só isso, por enquanto, depois esperaria a próxima geração para já investir nela.

 

Entendi... agradeço muito a colaboração, de verdade!

 

Vou pontuar algumas coisas, pra tentar esclarecer melhor:

 

1. Como provavelmente perceberam, sou bem iniciante nessa área. Acabei pegando esses hardwares na "orelhada", sem ter tanto conhecimento. Por isso nunca fiz o OC. Aliás, quando comprei o processador, me trouxeram de fora. Foi logo que lançou, há muito tempo. Como eu só jogava quake e warsow (jogos que exigem pouco desempenho gráfico e, por incrível que pareça, recomendava-se piorar boa parte das configurações de vídeo para melhorar a performance), o OC parecia desnecessário e somente reduziria o tempo de vida do processador. Hoje, pelo visto, não é o caso. hehehe

 

2. Não tinha a menor ideia de que uma 1080 equivale a praticamente o dobro de uma 980 (!!!). Inclusive, estava felizão pela 980, já que a recebi em troca de uma 970 que enviei em RMA pra EVGA esses dias. rsrs. 

 

3. Como ventilei na mensagem anterior, utilizo uma TV como monitor. Trata-se de uma Sony Bravia de 32" (60hz). Uso ela por basicamente duas razões: 1ª. Tamanho da tela me auxilia no trabalho, pois não é raro utilizá-la dividida para apreciar alguns documentos (na falta de 2 monitores...); 2ª. Falta de espaço para ter TV e um monitor. 

 

Esclarecidos tais pontos, mais umas dúvidas:

 

- Tem algum tutorial confiável que eu possa ver para fazer um overclock seguro nesse processador, com essa mobo? É um assunto que iniciante seria eufemismo pra me classificar. Sou mesmo um completo cabassss. Rss

 

- Como viram, eu sou fã de jogos de fps, e jogos que precisam rodar fluídos. Hoje não jogo mais quake ou warsow, ou até mesmo algum atual na mesma linha (overwatch, por exemplo), mas eu levava bastante a sério esses games (que exigem muito de movimentação e mira rápida) e a falta de fluidez TOTAL me incomoda bastante nos jogos atuais. BF1, por exemplo, fica outro esquema em um monitor 144hz (com pc pra chegar nessa quantidade de fps). E aí que pergunto: Existe algum monitor grande (ou até mesmo TV) de 120 ou 144hz, que valha o investimento?

 

- A placa de vídeo eu não gostaria de sair da EVGA, justamente pela experiência que relatei acima. Achei muito bacana a garantia real de 03 anos. Eu, por exemplo, utilizei com 2 anos e meio de uso e recebi uma placa nova, superior à enviada. Achei sensacional. Só isso já me "fidelizou". Acontece que andei lendo sobre problemas nas novas gtx 980 da EVGA. Isso já foi corrigido? Existe alguma que recomendam?

 

- Os 8gb a mais de dd3 sugeridos pelo Atretador devem ser a mesma memória que já uso, né? (vejam o nível da noobice).

 

- Por fim, não me incomodo se a melhor solução for trocar praticamente tudo, desde que, vendendo os periféricos, eu tenha um gasto final no budget que havia informado anteriormente. Se a melhor solução for praticamente montar um novo PC, então que seja. Eu queria algo que sobrasse um pouco, pra não ter que investir por um tempo. Mas, se estão me dizendo que esse processador com overclock, somado a uma gtx 1080, segura bem os jogos mais atuais, eu acredito =)

 

Ah..  muito obrigado mesmo pelas respostas completas. Bem bacana o fórum!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Danilo Henrique Secomandi disse:

Tem algum tutorial confiável que eu possa ver para fazer um overclock seguro nesse processador, com essa mobo? É um assunto que iniciante seria eufemismo pra me classificar. Sou mesmo um completo cabassss. Rss

Processadores de 3a geração para baixo não é comigo... eu cheguei depois deles, então acabei não aprendendo a respeito.

 

6 minutos atrás, Danilo Henrique Secomandi disse:

E aí que pergunto: Existe algum monitor grande (ou até mesmo TV) de 120 ou 144hz, que valha o investimento?

Esqueça TVs. Quanto a monitores.. bem, você vai pagar uma nota por um 144hz grande. Entre as opções, estão esse Ultrawide de 34, ou então esse AOC de 32, que é maior.

 

Se não estiver disposto a pagar tanto, você terá que se contentar com um de 24, na faixa dos 1500~1700.

 

13 minutos atrás, Danilo Henrique Secomandi disse:

- A placa de vídeo eu não gostaria de sair da EVGA, justamente pela experiência que relatei acima. Achei muito bacana a garantia real de 03 anos. Eu, por exemplo, utilizei com 2 anos e meio de uso e recebi uma placa nova, superior à enviada. Achei sensacional. Só isso já me "fidelizou". Acontece que andei lendo sobre problemas nas novas gtx 980 da EVGA. Isso já foi corrigido? Existe alguma que recomendam?

*Gtx 1080, não 980. Que eu saiba, não tem nada com as 980...

 

E mesmo assim, não é um "problema", foi apenas UM LOTE defeituoso.

 

16 minutos atrás, Danilo Henrique Secomandi disse:

- Os 8gb a mais de dd3 sugeridos pelo Atretador devem ser a mesma memória que já uso, né? (vejam o nível da noobice).

De preferência, embora isso não seja uma necessidade absoluta.

 

16 minutos atrás, Danilo Henrique Secomandi disse:

Por fim, não me incomodo se a melhor solução for trocar praticamente tudo, desde que, vendendo os periféricos, eu tenha um gasto final no budget que havia informado anteriormente. Se a melhor solução for praticamente montar um novo PC, então que seja. Eu queria algo que sobrasse um pouco, pra não ter que investir por um tempo. Mas, se estão me dizendo que esse processador com overclock, somado a uma gtx 1080, segura bem os jogos mais atuais, eu acredito =)

Para jogar em 144hz, você meio que quer um i7 7700k com overclock.

 

Mas é aquilo que eu falei, segure seu upgrade de processador, não é muito sensato investir se você já tiver uma máquina que "dá pro gasto", como é o seu caso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Imakuni disse:

Processadores de 3a geração para baixo não é comigo... eu cheguei depois deles, então acabei não aprendendo a respeito.

 

Esqueça TVs. Quanto a monitores.. bem, você vai pagar uma nota por um 144hz grande. Entre as opções, estão esse Ultrawide de 34, ou então esse AOC de 32, que é maior.

 

Se não estiver disposto a pagar tanto, você terá que se contentar com um de 24, na faixa dos 1500~1700.

 

*Gtx 1080, não 980. Que eu saiba, não tem nada com as 980...

 

E mesmo assim, não é um "problema", foi apenas UM LOTE defeituoso.

 

De preferência, embora isso não seja uma necessidade absoluta.

 

Para jogar em 144hz, você meio que quer um i7 7700k com overclock.

 

Mas é aquilo que eu falei, segure seu upgrade de processador, não é muito sensato investir se você já tiver uma máquina que "dá pro gasto", como é o seu caso.

 

Muito obrigado Imakuni! 

 

Preciso e eficiente! 

 

Sim, eu me referia à gtx 1080, até porque já tenho a 980. Foi um erro de digitação. Vou pesquisar sobre o lote problemático.

 

Também vou dar uma olhada sobre como fazer o OC do meu i72600k. Acredito que não seja tão complexo assim.

 

Quanto ao monitor/TV, tem um dilema: onde fica meu escritório, também utilizamos como quarto de visitas. A mulher faz questão de ter uma TV pra hóspede (leia-se sogra rs). Acredito que nenhum desses monitores funcione com antena de TV aberta, né? porque, no HDMI, com TV a cabo, apesar de nunca ter testado isso, deve rolar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Danilo Henrique Secomandi disse:

Quanto ao monitor/TV, tem um dilema: onde fica meu escritório, também utilizamos como quarto de visitas. A mulher faz questão de ter uma TV pra hóspede (leia-se sogra rs). Acredito que nenhum desses monitores funcione com antena de TV aberta, né? porque, no HDMI, com TV a cabo, apesar de nunca ter testado isso, deve rolar.

Realmente, não pegam TV aberta.

 

E embora pegue a cabo por HDMI, esses monitores não tem alto-falante. Ou seja, vai ter a imagem, mas não o som.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Imakuni disse:

Realmente, não pegam TV aberta.

 

E embora pegue a cabo por HDMI, esses monitores não tem alto-falante. Ou seja, vai ter a imagem, mas não o som.

 

Osso.... rsrs... vou pensar em uma solução pra isso. 

 

Nesse meio tempo, jogando na TV mesmo... =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...