Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura mb F2A68HM-H alta


Posts recomendados

Galera, to com essa mobo e um a8 7600, juntamente com uma rx 480 8gb, ja sabia do gargalo, mas enquanto vou juntando uma grana ja da pra ir jogando. Lance que reparei que a plac amae está chegando a 70º sem uso, e as vezes a tela congela do nada sendo preciso reiniciar pelo botão, será que e por causa de aquecimento na placa-mãe ° meu gabinete e bem ventilado, duas fans na frente e uma atras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Otho Gomes não, 70ºC é aceitável, mas depende do que é. Se for alguma coisa da placa-mãe, está um pouco alto, mas nada que vá congelar o micro. Mas pode ser o soquete, processador. 

 

Essas congeladas costumam ser erros de memória. 

 

Pode tirar um print do HWmonitor para ver como está? E um print do AMD Overdrive na aba de margem térmica.

 

 

AMD_Overdrive.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Otho Gomes cara, deve ser bug do HWmonitor, porque o AMD Overdrive está mostrando uma boa temperatura. Esses 44ºC de margem é o que falta para passar do limite. Deve estar a 36ºC de temperatura real (não sei qual é a conversão para a sua CPU). Bem diferente dos 74ºC do HWmonitor. 

 

Só o AMD Overdrive que lê as temperaturas corretas. Mas ele só indica a margem. A margem vai descendo até chegar ao limite de temperatura, que é 0ºC. Aí o valor fica em vermelho, tipo -5ºC. Os outros aplicativos são todos errados (falta de suporte da AMD, da mesma forma que alguns Ryzen vieram com um offset de 20ºC que nem o setor de análise de temperatura da AMD sabia). Então eles são assim mesmo, confusos nesses detalhes.

 

Você pode fazer um teste de estresse e ver como fica o AMD Overdrive. Se a margem ficar acima de 10ºC, você está seguro. Entre 5-10ºC você já pode se preocupar. Abaixo de 5ºC ou abaixo de 0ºC é porque a chapa está fritando e você precisa ver o que é.

 

Fora isso, problema de temperatura é que não é. Pode ser memória, HD, driver, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Fiz o que voce falou, e olha como ficou, isso só estressando a CPU, a placa-mãe chegou fácil aos 80º, marcando ali depois 75 º pelo speedfan

21212121.jpg

adicionado 15 minutos depois

@Contiusa Fiz um novo estresse de cpu, e tambem deixei rodando um de gpu, pois em jogos a cpu ficando sempre em 100% devido ao gargalo e a gpu tambem esquenta utilizando. Notei que quando o AMD OVERDRIVE chegou a 7º de margem, congelou tudo e travou. Deixei um tempo e o pc reiniciou. Sera esse o problema aquecimento de chipset e cpu ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Otho Gomes mas a temperatura real são os 7ºC do AMD Overdrive, então a CPU não pode desligar por superaquecimento. 

 

Pode ser outra coisa da placa-mãe, mas não é o processador. Já viu se a região do VRM esquenta? Para saber ao certo, se você tiver um fan no gabinete, pegue na mão e coloque em cima do VRM e vê se para de travar. Se parar, pode ser o VRM que está superaquecendo. Mas a CPU que não é. Acho que nem no 0ºC ela vai desligar. Deve ter uma margem de 10ºC, então só deve começar a congelar nos -10ºC. Já vi gente com a margem abaixo de 0ºC.

 

Faz aí o teste com o fan. Ou então abra o gabinete e deixe para o ar quente subir. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Otho Gomes e a parte circulada. O lado direito eu não tenho certeza porque depende da placa-mãe, mas em algumas o VRM é distribuído, acho eu. Os quadrados pequenos (atrás dos grandes) também fazem parte do VRM.

 

Coloque o fan de forma que ele não atrapalhe o fluxo de ar do CPU cooler. Só mesmo para resfriar o VRM. Se parar de congelar, é o VRM que está superaquecendo.

 

 

vrm_GB.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Valeu mesmo. Fiz o seguinte. Abri a lateral do gab, e coloquei um ventilador em cima da placa-mãe, e fiz o stress teste, e nao congelou, temperatura chegou no maximo a 50º da placa-mãe. Pra ter mais certeza, depois de um tempo, desliguei o ventilador, fechei o gab e diminui a velocidade do cooler do processador. No overdrive chegou a -5º e na mobo chegou a 90º quando então o pc congelou. Tentei reiniciar e logo desligava. Abri o gab coloquei o ventilador e voltou ao normal. Então creio que realmente seja aquecimento dos VRM

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Otho Gomes difícil saber qual dos dois é (CPU e VRM), porque quando você abre o gabinete a CPU também vai rodar mais fria porque o sistema inteiro está mais frio. 

 

O ideal seria colocar um fan em cima do VRM com o gabinete fechado para ver se para de congelar. De qualquer forma, pode melhorar a refrigeração do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...