Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como faço um amplificador de áudio com um alto falante de 16 ohms 3W?


Posts recomendados

Olá pessoal, tenho dois alto-falantes de 16 ohms e 3W e quero fazer um amplificador de áudio para celular. Vocês podem me ajudar a elaborar um projeto com eles [alto-falantes]?

Eu tenho o plugue P2, transistores (BC547/BC557/BC337/2N2222A/BD140), capacitores em geral, diodos em geral e resistores em geral.

Me ajudem, por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São alto falantes de alta impedância, provavelmente retirado de algum televisor velho. 

Eles precisam de tensões mais altas pra funcionar, senão o som sai muito baixo. 

Os amplificadores usam sempre tensões de 18, 20, 24 ou 30V dependendo da potência do amplificador interno da TV. 

Eu optaria pelos CIs usados nas TVs, existem centenas deles e são bem baratos e ainda tem a possibilidade de achar em sucatas. 

Uma fonte dessas de notebook ou de impressoras serve pra alimentar o amplificador, bateria só se ligar várias em serie pra chegar perto de 20V, caso contrário não funciona. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinícius F. Souza  

 

Para obter seus 3W, terá de entregar uma tensão RMs em torno de 7 Volts.... vai precisar de vários transistores e uma tensão mais alta para isso.

 

Minha sugestão : use um TDA2005 na configuração de Bridge, alimente com uma fonte que entregue 15 Volts por pelo menos 1 Ampére , fica bem simples de se fazer, e vai conseguir mais do que 3 Watts.

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Num momento qualquer no futuro, talvez você queira ser apresentado ao "amplificador classe d". Em tese com ele você consegue mais de 3W com os bc337 na saída.

8-amplificadores-de-potencia-57-728.jpg?

Motivo... só trabalham abertos ou saturados.

Mas isso é só por curiosidade mesmo. Não é ainda seu momento

abç

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz ,

 

Saiu numa Elektor um circuito bem básico de um classe D, que usa na saída um par BD130/131 se não me engano, um comparador LM311 que já funcionava como gerador de 150 Khz triangular , e alguns Bcs ... com 9 volts entregava uns 6W em uma carga de 2 ohms.... e os BD's de saída trabalhavam sem dissipador !!!!!

 

Mas aqui o problema é a alta impedância dos alto-falantes de nosso amigo, vai ter de usar uma fonte de tensão mais alta de qualquer maneira ....

 

Paulo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Legal mano velho! Se achar e achar que deve, publique aí pra nós (esquece esta baboseira de direitos autorais e tal. Se tiver mais de 20 anos, a lei te ampara... acho). Quiçá antecipe o "momento" do nosso amigo e ele queira um a.f. de menor resistência ou ligar vários em paralelo. Também bacana pra quem quer iniciar no ramo da sonorização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou aproveitar o tópico que o @Vinícius F. Souza abriu para aprender um pouco. Que o classe D funciona, disso eu sei, mas olhando para os circuitos conceituais publicados pela colega @Isadora Ferraz o  que vi foi um circuito na saturação. Os capacitores + indutores de saida nos mostram como o sinal recupera a forma senoidal, mas fica a desejar como um sinal de baixo volume se distingue de um sinal de mesma frequência mas de volume mais alto. Perguntando para aprender um pouco, sempre lidei com potencia e comando industrial,  nunca com áudio/vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Vinícius F. Souza disse:

Acho que não vai dar para eu fazer. Gastei uns oito reais nesses alto-falantes, achando que eram bons.

Eu pensava que quanto maior a impedância, melhor era o alto-falante.

Obrigado pela atenção.

Nisso você tem razão, alto falantes de alta impedância tem excelente qualidade de som. 

A melhor maneira de aproveitar é comprar CIs usados em aparelhos de TV, são baratos e podem ser alimentados com aquelas fontes de notebook ou de impressoras. 

Como também já foi dito amplificadores em ponte também podem ser usados, estes com a vantagem de usar tensões de alimentação menores. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Aprendendo mais uma. Por qual razão eles são melhores?

Não sei. 

Apenas quando escuto um som em um alto-falante desses vejo um som mais limpo do que nos outros de 4 ohm. 

Suponho que não tenha nada a ver com o alto falante em si, mas sim com a construção do amplificador que usa tensões maiores e consequentemente correntes menores. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O professor Mário Pinheiro explica bem detalhado no vídeo abaixo, o porque os falantes de maior impedância dão melhor som que os de 4 ou 8 ohms, isso só vale para baixas potências!!!..

(Vídeo do Módulo 4 Aula 7)

O trecho que explica isso, esta a partir de 1:40:02 (Uma hora 40 minutos e 2 segundos do vídeo)....

Vale a pena assistir!

https://www.youtube.com/watch?v=-13QUeDWZTs&t=24s

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...