Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como realizar testes de funcionamento em um CI?


Posts recomendados

Pessoal, estou com uma dúvida que não consigo resolver. Alguém pode me ajudar?
Eu estou montendo um projeto, e estou usando alguns CI's, mas o circuito não esta funcionando como deveria. Eu queria saber como realizar testes nesses CI's pra ver se estão funcionando.
Eu procurei na internet, disseram pra procurar os datasheet's mas não consegui encontrar, e como eu preciso entregar esse projeto, não vai dar tempo de encontrar o professor pra tirar essa dúvida..
O CI's são:
7408 / 7447 / 74193 e 74279

Desde já, muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os testes em circuitos integrados são feitos em circuitos que o colocam em seu "habitat natural". 

São circuitos desenvolvidos pelo próprio fabricante que simulam como o integrado deve funcionar. 

No caso das portas lógicas como o 7408 você pode colocar um Led em cada saída e aplicar zero ou um nas entradas para ver se correspondente a tabela verdade da porta E. 

Os outros CIs a mesma coisa, o 7447 deverá ser ligado a um display para ver a decodificação BCD, o 74193 também pode ser ligado aos Leds para ver a contagem em binário e por aí vai...

Mas o primeiro de tudo é entender os Datasheets.  

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo 1995 ,

 

Para saber como cada CI funciona, você precisa ter o datasheet, e para isso a sua melhor opção é procurar pelos seus equivalentes funcionais em outras famílias, como a 74LS, 74HCT e 74HC .

 

Por exemplo, em vez de 7408, procure pelo 74LS08.

 

Eu achei os datasheets em PDF de todos os modelos citados, logo na primeira página do Google.

 

Como o @Mestre88 disse acima, para testar tem de ter o datasheet, e simular os sinais na entrada e ver como as saídas se comportam, usando chaves, Leds, resistores, e para simular um clock use um oscilador com o 555 , gerando uma baixa frequência, tipo 0,5 Hertz .

 

Se quiser uma dica que vai te ajudar muito não apenas nesse curso, mas em toda a sua vida : Deixar para fazer o seu dever para o ultimo dia é algo que não pode se repetir. E não saber que esses seus CI's estão hoje em dia disponíveis fácilmente apenas em outras famílias é algo muito ruim para quem quer ser um profissional, meu amigo.

 

Digo isso para seu próprio bem, mude sua atitude com o estudo e a sua vida vai te recompensar daqui a alguns anos !

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!