Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Que componente é esse?


Thiag2120

Posts recomendados

Olá bom dia boa tarde e boa noite a todos :)

 

Achei duas sucatas de tv hoje na rua, peguei apenas as placas(com muito cuidado com o fly-back) e tirei alguns componentes.

Retirei um componente que está na imagem abaixo,mas não sei o que é e nem pra que serve, se não me engano na placa tá escrito XL ou algo assim. Procurar na Net os números que está estampado mas não achei nada o componente em si tem 4 terminais. No corpo do comp. Está escrito DL 63 PHILIPS 84631 BB 9532

IMG_20170626_221430767.jpg

IMG_20170626_221435279.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso se chama Linha de Retardo (Delay Line em inglês, daí a sigla DL) o 63 significa 63 micro segundos.

Esse componente serve para atrasar os sinais de cor e fazer o casamento correto com a varredura da imagem.

Não vejo outra utilidade pra ele a não ser essa, tenho vários jogados aqui também.

Se quiser saber mais sobre esse componente, tem uma explicação no final dessa página:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/telecom-artigos/2504-tel027.html

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Sérgio Lembo disse:

@Mestre88, essa sua resposta foi  muito específica, típica de que trabalha com rádio / TV.. Por acaso tem oficina?

Eu li alguns livros sobre esses aparelhos há algum tempo, acabei aprendendo a consertar essas TVs. Só que eletrônica pra mim é apenas hobby, trabalho com outra coisa na verdade.

 

adicionado 1 minuto depois
2 minutos atrás, Fervolt disse:

Nos vídeo-cassete antigos tem dessas "delay line" aos montes também. 

E ainda que as usadas em Video Cassete tem outras frequências, podem convertem NTSC em PAL-M e vice-versa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Mestre88 disse:

Isso se chama Linha de Retardo (Delay Line em inglês, daí a sigla DL) o 63 significa 63 micro segundos.

Esse componente serve para atrasar os sinais de cor e fazer o casamento correto com a varredura da imagem.

Não vejo outra utilidade pra ele a não ser essa, tenho vários jogados aqui também.

Se quiser saber mais sobre esse componente, tem uma explicação no final dessa página:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/telecom-artigos/2504-tel027.html

Obrigado pela resposta ajudou muito Falou e valeu ✌amanhã vou postar no YouTube o vídeo das placas e posto o link aqui pra vocês vêem 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Mestre88 disse:

Eu li alguns livros sobre esses aparelhos há algum tempo, acabei aprendendo a consertar essas TVs. Só que eletrônica pra mim é apenas hobby, trabalho com outra coisa na verdade.

Apenas um hobby?

Com tamanho conhecimento, explicacoes e  ajudas precisas, sei não mas seu nivel de hobby é nivel hard entaão ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um pouco de off....

1 hora atrás, Jaime Francisco da Silva disse:
21 horas atrás, Mestre88 disse:

Eu li alguns livros sobre esses aparelhos há algum tempo, acabei aprendendo a consertar essas TVs. Só que eletrônica pra mim é apenas hobby, trabalho com outra coisa na verdade.

Apenas um hobby?

Com tamanho conhecimento, explicacoes e  ajudas precisas, sei não mas seu nivel de hobby é nivel hard entaão ...

É que eu sou curioso, tudo que vejo eu tento saber como foi feito, como funciona, vou pesquisando, perguntando até entender. E além disso ainda nasci com uma boa memória, dificilmente esqueço algo que aprendi.

Comecei a mexer com eletrônica ainda criança, então com a mente livre e aberta tudo fica mais fácil, aprendi muita coisa nesses 20 anos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...