Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

openSUSE 42.2 - Programa na bandeja não abre


SimPos

Posts recomendados

Estava cá testando o Spark, neste Suse no meu VirtualBox, funciona como deve, quando fechado ele continua minimizado na bandeja (assim como ocorre com antivírus, Skype, antigo MSN etc...), e dando dois cliques no ícone da bandeja ele abre como deve.

 

Como o VB deu tudo certo, fui para o desktop real em questão, mas acontece que quando fechado, não consigo reabrir, fica lá o ícone na bandeja 59521e418a8eb_sparkprobl.JPG.787ef5059ed1708e120b463a6fcaf08f.JPG e o programa não reabre mesmo dando vários cliques, e com o clique direito por natureza ele não tem essa opção, deveria abrir com os 2 cliques esquerdos, alguém sabe o que pode estar acontecendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 17/06/2017 às 04:27, SimPos disse:

Estou tentando por Spark (não atual) neste openSUSE 42.2 Leap (atual). Utilizando o tar.gz consegui no Xubuntu atual, logo no openSUSE o negócio não caminha.

 

Antes de mais nada, o Spark atual 2.8.3 instala corretamente no openSUSE, porém preciso da versão anterior do Spark, e ao instalar o .rpm ele diz: quebrar Spark... ao ignorar algumas dependências, e uma mensagem "nada fornece libodbc.so que é necessário". Neste caso o programa instala mas algumas funções não são exibidas, parece que foi instalado pela metade.

 

Agora tentando pelo método do tar.gz no openSUSE atual, os programas apt-get install libxtst6:i386 e apt-get install libxi6:i386 não são instaláveis, creio que seu pudesse por estes dois lib's, eu conseguiria executar esta versão de Spark, alguém tem um meio?

 

  apt-get é padrão ubuntu e derivados....

 

  Qual versão do spark estaria tentando instalar/executar ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Black Fox Então, aquele outro post foi porque tinha um problema relacionado a quebra na instalação, mas consegui proceder no VirtualBox, com todas as funções ok, inclusive o envio/recebimento de anexos.

 

Eu abandonei o tar.gz, e consegui efetuar pelo .rpm, o segredo é não executar via terminal, e sim ir até o .sh.

 

apt-get funciona no openSUSE, mas dá para usar também o zypper.

 

A versão do Spark que já é antiga seria 2.6.3, não posso instalar o atual por herdar problemas com o Openfire, mas garanto que fica tudo ok no VirtualBox, e no desktop real só está faltando descobrir esse problema de ficar preso na bandeja (se eu abrir um segundo Spark com o mesmo login eu consigo forçar o primeiro Spark reaparecer sua janela), detalhe que o openSUSE do desktop também é recém formatado, usei exatamente a mesma fórmula.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda continuo com o problema, lanço uma pergunta que talvez resolva:

 

- Como reduz a sensibilidade do clique do mouse? Me parece que está associado com o clique duplo (clique simples também não reabre na bandeja)

adicionado 33 minutos depois

Retificando:

 

Esse problema está associado ao clique duplo com mouse físico, no caso ele efetua muito bem no VirtualBox, pois eu estava no meu notebook acessando remotamente meu desktop com VirtualBox aberto, ou seja, eu consigo abrir na bandeja com touchpad muito bem, o problema é no mouse físico (testei com outros mouses).

 

Essa pra mim realmente é inexplicável, mas creio que não tenha nada a ver com a sensibilidade do mouse. Uma chatice diária do Linux pra variar, a gente tenta elogiar mais que o Windows, mas realmente é complicado assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 28/06/2017 às 05:01, SimPos disse:

A versão do Spark que já é antiga seria 2.6.3, não posso instalar o atual por herdar problemas com o Openfire, mas garanto que fica tudo ok no VirtualBox, e no desktop real só está faltando descobrir esse problema de ficar preso na bandeja (se eu abrir um segundo Spark com o mesmo login eu consigo forçar o primeiro Spark reaparecer sua janela), detalhe que o openSUSE do desktop também é recém formatado, usei exatamente a mesma fórmula.

 

Lembro de ter lido num de seus posts que na versão 2.8.3 funciona. Ou seja, é um bug no programa que foi consertado na versão mais nova. Talvez investigar o que impede migrar para a versão mais nova? Quem sabe atualizar o Openfire junto?

 

Outra alternativa é garimpar em

 

https://github.com/igniterealtime/Spark/commits/master

 

qual commit consertou isso. Depois dar um jeito de reconstruir o pacote com a correção. Como sou uma negação em Java, não tenho como ajudar.

 

Dificulta os desenvolvedores desse programa documentarem muito mal as modificações no código. :mad:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM Atualizar Openfire é com o analista, e ele não se mostra nem um pouco de vontade para trocar, e eu já pus o Spark 2.6.3 em muitos lugares, e tudo funciona, com Windows e Xubuntu, a bandeja também ok, o problema é o openSUSE que este sim parece ser bugado, mas só a bandeja mesmo, no resto tudo ok também.

 

Mas não é o primeiro defeito do openSUSE que encontro, sempre tem um erro novo aparecendo no zypper, é um sistema que cansa a paciência, e é o último release do openSUSE, além de atualizado, atualmente estou me desenrolando para esse problema do Spark, e o Chrome que não seta como navegador padrão nem indo no Yast, tenho que usar por obrigação mesmo, o bom e velho .deb nunca falha no Ubuntu, agora .rpm em Fedora e derivados é uma bela de uma buesta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, SimPos disse:

o problema é o openSUSE que este sim parece ser bugado, mas só a bandeja mesmo, no resto tudo ok também.

 

 

21 horas atrás, SimPos disse:

s não é o primeiro defeito do openSUSE que encontro, sempre tem um erro novo aparecendo no zypper, é um sistema que cansa a paciência,

 

 O Opensuse apesar de "teoricamente" ter uma grande empresa por trás, é uma das piores distros atualmente., e se for usar a versão rolling release.... ai sim tá lascado. 

  Não sei como estás conseguindo levar adiante.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Black Fox Pura obrigação e teimosia do responsável de TI que colocou o openSUSE em um meio pingado de PC's, e eu fico por trás dos bastidores tentando fazer as coisas funcionarem.

 

Segundo ele, ele quis optar pelo openSUSE porque a Microsoft tem uma associação com o Fedora e derivados, fazendo com que os arquivos dos suítes de produtividade abram com menos erros de formatações que do Ubuntu, no caso com o LibreOffice, agora não me pergunte se isso faz sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, SimPos disse:

Segundo ele, ele quis optar pelo openSUSE porque a Microsoft tem uma associação com o Fedora e derivados, fazendo com que os arquivos dos suítes de produtividade abram com menos erros de formatações que do Ubuntu, no caso com o LibreOffice, agora não me pergunte se isso faz sentido.

 

Não faz sentido algum. :mad:

 

Existem parece dois padrões para os aplicativos colocarem ícones no tray.

 

Xembed: padrão pré-histórico e ao que parece suportado nativamente pelo xfce4-panel.

 

StatusNotifierItem: padrão mais novo, desenvolvido pela Canonical, que foi adotado pelo KDE também (e GNOME?). Não suportado nativamente pelo xfce4-panel, mas existe um plugin que adiciona suporte: xfce4-indicator-plugin (usa a biblioteca libappindicator).

 

Então dê uma garimpada aí no openSUSE por esses pacotes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM Bom primeiramente virtualizei um novo opensuse limpo como sempre faço.

 

Encontrei este libappindicator para o 42.2, tentei instalar pelo rpm e não prossegue, e tentei adicionando repositório e ele não consegue.

https://software.opensuse.org/download.html?project=openSUSE%3ALeap%3A42.2&package=libappindicator

 

Como sou leigo, tentei na sorte adicionar este plugin, pesquei na sorte no Google

https://software.opensuse.org/package/vala-panel-plugin-sntray

Vou ver o que acontece... R: Não funcionou

 

Na real não como funciona esses plugins nativos do sistema, eu instalo e desativo antigo? Ou desinstalo o atual, e como trocar o plugin basta instalar que ele é substituído?

adicionado 26 minutos depois

Mas olha que interessante, meu amigo hoje colocou o Lubuntu atual, que está bem parecido com o próprio openSUSE sistema esse que é pesado, no Lubuntu sistema esse que é ou deveria ser o Ubuntu mais leve.

 

Bom ele já andou se irritando nos primeiros minutos, e novamente com o KDE de protagonista, sendo que no xfce tudo flui tão bem no Xubuntu, ainda tenho que instalar o openSUSE sob Gnome para tirar a limpo.

 

Também encontrei num fórum em inglês de gente reclamando de problemas semelhantes, só que no Dropbox, que também fica ali na bandeja, provavelmente o cara não consegue reabrir o programa.

 

Mas ainda to procurando o plugin correto do libappindicator.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei com o Gnome no openSUSE, mas realmente... essa interface é impraticável, tem que clicar ali e acolá só pra poder encontrar a raiz do sistema, essa interface é para quem quer fortes emoções, não para usuário final aos quais preciso destinar. Fora que o .sh do Spark não vira executável como no KDE, que deve precisar de mais outra lambada só para fazer abrir.

 

Tenho que me virar com essa tranqueira do openSUSE com KDE infelizmente, mas continuo com o ícone da bandeja engessado ali no canto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de postar na comunidade do Spark e Viva o Linux, e não obter resposta, eu me pergunto o que seria do Linux sem o Ubuntu... outros artigos que li já incitam a própria deficiência da Novell em melhorar os recursos para a comunidade.

 

Mas achei um comentário muito interessante de um forista, que parece que de uns tempos para cá, quanto mais ***** o sistema, melhor ele é, desde a geração Windows 8.1 para frente, quanto menos intuitivo e mais dificultoso, mas ele deve ser bem recebido para inflar o ego de saudosistas que gostam de dizer que o Linux é melhor que qualquer "porcaria" da Microsoft.

 

Não digo que a Microsoft é só elogios, mas se não fosse a vulnerabilidade do XP, estaria com ele até hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM Tentei por esse http://rpm.pbone.net/index.php3?stat=3&search=xfce4-indicator-plugin&srodzaj=3

 

Não sei se é por ser Fedora, mas tentei mesmo assim, tentei instalar pelo rpm, mas não deu uma nota de concluído.

 

Depois de inserido, o plugin deve ser alternado por algum painel para optá-lo?

 

Uma coisa que parece diferente, é que os ícones da bandeja do próprio sistema (Som, Impressora, Relógio) funcionam bem e com 1 clique já abrem, será que não dá para alterar a regra do sistema para abrir aplicativos em geral com 1 clique?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não tente instalar RPMs à esmo. Dificilmente funciona e você pode acabar quebrando sua instalação. Para pacotes críticos assim, fique só com o que tiver no repositório da distribuição.

 

Deixa eu dar uma olhada nesse tal Spark aqui. Me diga exatamente de onde baixou ele.

 

EDIT

Tentei instalar o 42.2 através da mídia netinst, porém, durante a configuração do GRUB, lá no final da instalação, ocorre um erro no YaST e o bootloader não é instalado. O processo completa, mas o sistema não inicializa depois de reiniciar. Não tenho tempo para brigar com uma distribuição que nem ao menos instala corretamente. Desculpe. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM Realmente o negócio é ruinzinho, mas eu utilizo a versão Leap, o mínimo por ora ele funciona, algumas unidades de saúde já estavam utilizando (não fui quem pus), e a funcionalidade de compartilhamento de impressora, e o rpm do Chrome também, digamos que está usável, exceto essa porcaria do Spark na bandeja.

 

Link da versão está na minha nuvem

https://drive.google.com/drive/folders/0B7OK2aG50dI8OWQ2S2c1WVR3aDQ?usp=sharing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse programa é escrito em Java. Traz uma cópia do JRE (em /usr/share/spark/jre). Não usa a versão do sistema.

 

Veja o conteúdo de /usr/bin/spark :

 

#!/bin/bash
SPARKDIR=/usr/share/spark/
/usr/share/spark/jre/bin/java -Dappdir=$SPARKDIR -cp $SPARKDIR/lib/log4j.jar:$SPARKDIR/lib/jdom.jar:$SPARKDIR/lib/fmj.jar:$SPARKDIR/lib/startup.jar:$SPARKDIR/lib/linux/jdic.jar:$SPARKDIR/resources org.jivesoftware.launcher.Startup

 

No Spark 2.6.3, a versão embutida é velha: Java 1.6.0_03.

 

Tente o seguinte:

 

- Instale o OpenJDK: zypper in java-1_7_0-openjdk

(existe a versão 1.8.0 também no repositório, mas a 1.7.0 é mais próxima da 1.6.0...)

 

- Edite a terceira linha de /usr/bin/spark, de forma que comece com /usr/bin/java ao invés de /usr/share/spark/jre/bin/java.

 

Se não funcionar com o OpenJDK, podemos partir para versões mais recentes do Java da Oracle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM Então amigo, fiz como mandou:

 

- Tentei instalar o java-1_7_0-openjdk, mas o sistema informou já havia: is already installed.

 

- Sobre a linha, eu editei como mostra na imagem abaixo, mas a característica defeituosa continua.

spark.JPG.1f66426e9601e4c87774944fd49ea3cf.JPG

 

Obs: Botei um Dropbox só para medir o problema, no caso, o systemtray dele funciona corretamente, talvez seja porque ele não utiliza Java, só para fins de testes mesmo, mas o Spark no Windows (já pus em XP, 7, 8.1, 10) e Xubuntu funciona a bandeja.

 

Adendo: Também mexi em todas as funções do mouse, mas também não tem nada a ver com velocidade de clique.

 

Adendo 2: Talvez ajude, quando deixa o mouse acima do ícone da bandeja, é exibido JavaEmbeddedFrame, talvez seja o nome do negócio que causa o problema.

 

Adendo 3: Procurei sobre o JavaEmbeddedFrame, e neste Fórum https://forums.opensuse.org/showthread.php/514008-JavaEmbeddedFrame-in-System-Tray-not-responsive o cara estava tendo um problema semelhante com um tal de Fanurio, ele disse que era um bug do Plasma 5, se caso você achar que não tem mais opções, seria possível trocar o Plasma 5 do KDE por outro? (Pelo tópico ele não respondeu o que fez pra resolver)

 

Adendo 4: Fui em https://www.rpmfind.net/linux/rpm2html/search.php?query=plasma5-workspace e instalei o último workspace 5.8.6-81, apenas alterou o plano de fundo e pôs alguma transparência aqui e acolá, mas o problema continua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, SimPos disse:

Adendo 3: Procurei sobre o JavaEmbeddedFrame, e neste Fórum https://forums.opensuse.org/showthread.php/514008-JavaEmbeddedFrame-in-System-Tray-not-responsive o cara estava tendo um problema semelhante com um tal de Fanurio, ele disse que era um bug do Plasma 5, se caso você achar que não tem mais opções, seria possível trocar o Plasma 5 do KDE por outro? (Pelo tópico ele não respondeu o que fez pra resolver)

 

Aí está o problema. Isso precisa ser consertado no KDE do openSUSE:

 

https://bugzilla.opensuse.org/show_bug.cgi?id=1026999

 

(é o bug downstream de https://bugs.kde.org/show_bug.cgi?id=362941 )

 

No bugzilla, o mantenedor menciona (para fins de teste) este repositório:

 

http://download.opensuse.org/repositories/home:/wolfi323:/branches:/OBS_Maintained:/plasma5-workspace/openSUSE_Leap_42.2_Update/

 

Você pode tentar utilizá-lo.

 

zypper ar http://download.opensuse.org/repositories/home:/wolfi323:/branches:/OBS_Maintained:/plasma5-workspace/openSUSE_Leap_42.2_Update/home:wolfi323:branches:OBS_Maintained:plasma5-workspace.repo

zypper -n --gpg-auto-import-keys dup

 

Teste numa máquina cobaia antes para ver se nada explodirá... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM Então amigo, fiz como solicitado...

 

- Sobre o KDE, pelo que lhe entendi, o bug já é reconhecido e sacramentado, e ainda está em processo de solução.

 

- Adicionei o repositório e executei o comando, foram mais de 600Mb, demorou pra burro, no fim causou esta mensagem5978430711b7c_spark2.JPG.c94a8fce911e0e66ba1a3f2eb78ebc8c.JPG

 

Acho que instalou a maioria, mas algo saiu dos eixos ali no Kernel, todavia, reiniciei o computador, e fui testar o Spark: O ícone continua com o mesmo diagnóstico, e por incrível que pareça, parece que pirou ao tentar reabrir  a bandeja no VirtualBox, pois repassando a característica... quando Spark no openSUSE direto no desktop, impossível abrir na bandeja com cliques rápidos... quando Spark no openS. aberto no VirtualBox consigo mas dando cliques extremamente rápidos... quando aberto remotamente pelo TeamViewer e acessando o VirtualBox, consigo abrir o Spark no "taime" que deveria ser...

 

...mas depois desse repositório, o "taime" está mais dificultoso. o que parece é que do modo que consigo abrir pelo TeamViewer, eu estou dando 2 cliques rápidos remotamente, e como não é em tempo real, estes 2 cliques navegam pela internet e chegam na máquina juntos simultaneamente ao mesmo tempo, tornando uma espécie de "2 cliques turbo", e se eu tento abrir diretamente no desktop meu clique duplo não é rápido como o "clique turbo", me parece que o problema é no "taime" do clique.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse é o problema de ficar adicionando repositórios para substituir pacotes críticos. Descarte essa instalação aí, pois virou um Frankenstein.

 

Basicamente você depende da competência dos empacotadores do openSUSE. Eles precisam resolver isso e disponibilizar uma nova versão do pacote plasma5-workspace no repositório "Updates".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM Bom então pelo jeito fim da linha, KDE+Java no haves

 

Negócio nem parece tão recente, se eu fosse um usuário querendo migrar, eu já não iria poder utilizar o JDownloader.

 

Ironicamente eu vi um openSUSE antigo em outra repartição essa semana, era 13 ou próximo, me deu uma ótima impressão, rápido, com caminhos mais óbvios, sem excesso de frescuras.

 

Creio que a melhor opção até agora foi Xubuntu com XFCE e Lubuntu com LXDE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...