Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gostaria de opiniões para UPGRADES


Posts recomendados

Olá, pessoal

Me chamo Rafael, sou designer e, atualmente por desafio, videomaker
Preciso da opinião de vocês quanto a upgrades futuros que farei em minha máquina. Falarei rapidamente aqui da linha do tempo de Janeiro até Junho de 2017, minha máquina atual e minha profissão atual.

LINHA DO TEMPO
Estava desempregado, recém formado e precisando de grana. Em janeiro fiz um investimento numa máquina base que me serviria muito bem pra Photoshop e Illustrator, que eram os softs que usava antes e, ao mesmo tempo, apta a upgrades. Porém em abril surgiu uma oportunidade de trabalho, mas além do que sei com imagem, teria de aprender também a mexer com vídeos! After Effects e Premiere, pra que te quero!

MÁQUINA ATUAL
PROCESSADOR
Intel Core i3-6100 Skylake 3.7 / 3MB cache / Dual-Core
To por dentro que não é melhor que eu poderia ter pegado, mas foi onde o bolso alcançou rs
COOLER
Cooler BOX Original
placa-mãe
H110M, Intel LGA 1151, 2 slots de memória
Pelo que li recentemente, é uma placa gamer de bom custo benefício. Nada demais, mas pelo menos suporta DDR4
MEMÓRIA
Kingston Hyperx Fury 8Gb(2x4) 2133Mhz DDR4
Fiz de tudo pra achar um na época que viesse apenas com uma placa de 8gb... porém, sem sucesso
PLACA DE VÍDEO
GeForce GTX 1050 2GB
Menos de 1 mês após comprar o PC, lançaram as versões TI que iriam ter saído pelo mesmo preço...
DISCO RÍGIDO
HD 1000GB Sata III 64Mb cache + HD 300GB do PC antigo
Falarei a respeito disso logo abaixo
FONTE
430W com Certificado 80 Plus e PFC Ativo

PROFISSÃO ATUAL
A máquina me supre muito bem ao trabalhar com imagens (Ps e Ai) e jogando (jogo casualmente). Porém para vídeos ela está precisando de upgrades! Não tinha noção que o mercado para videomakers tava tão interessantes e oportunidades estão surgindo.

Com base em tudo isso, pensei nos seguintes upgrades em ordem. Me deem críticas construtivas a respeito, por gentileza:
1. Monitor UltraWide 25" - Comprado. Necessário demais por causa da interface dos softs de edição de vídeo.
2. SSD 120GB - Julho. Pelo que pesquisei, a diferença para edição é absurda.
3. 1x8GB RAM ou 1x16GB RAM - Setembro. Aqui, quem usa esses softs vai poder me aconselhar melhor. No caso, eu tiraria um pente meu, colocaria um desses (ficando com 12GB ou 20GB RAM e venderia o outro pente).


E daqui em diante gostaria de opiniões!!

Obrigado desde já, galera!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rafaelsmelllo Ediçao de vídeo se beneficia com mais núcleos. Em águas passadas, recomendaria um upgrade pra i7, mas hoje qualquer Ryzen de 6 núcleos acaba com o i7 em tarefas desse gênero.

O ideal é que você venda sua placa-mãe e processador e compre um Ryzen 5 1600 + placa-mãe B350. Vai te custar 1400.

voce consegue uns 600 reais nos 2 itens, então no fim voce gastaria mesmo uns 800.

Mas pra dar mais dicas, diga o quanto pode ou pretende gastar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ian Cabral Se o @rafaelsmelllo tiver dinheiro para poder comprar um novo kit eu até recomendo, se não eu aconselho fazer apenas um upgrade nesse kit mesmo.

 

Se fosse recomendar para edição seria o i7 7700 ou o i7 7700k (caso a diferença entre eles seja muito pouco) e aumentar a RAM que eu me lembro que edição usa necessita. 

Se mas para frente pensar em trocar a placa de vídeo também: pegue uma GTX 1060 6gb ou até uma GTX 1070.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Erick Parreira  Monitor já está comprado. Excelente aquisição mesmo.

@Ian Cabral  Eu li a respeito disso mesmo. Mas confesso que isso me traria um pouco de atraso no trabalho. Eu preciso de algo mais prático. A venda pode não ser imediata do meu kit, entende!?

@Gabriel_Viana  Trocar pra um i7 pode vir a ser interessante mesmo, mas não da pra comprar algo desse nível por agora. Creio que um i7 de 5ª ou 6ª geração já me satisfaça legal.

 

Porém, sinceramente, penso que primeiro deve vir o SSD. Vocês não concordam?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rafaelsmelllo Sua placa-mãe suporta i7 da 6ª e 7ª geração com a atualização da bios, não 5ª. Pegue logo o de i7 de 7ª geração.

 

Acho que para edição, o processador vai ser mais importante do que você pegar o SSD primeiro. Afinal você possui um i3 atualmente, e não acho que ele seja muito bom para edição. Pegue o i7 7700 ou i7 7700k (se a diferença for pequena entres os dois, mesmo que a sua placa-mãe não suporte overclock) e depois compre o SSD. Aumente a RAM e mais pra frente se quiser, pode trocar a placa de vídeo por um GTX 1060 6GB ou GTX 1070.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rafaelsmelllo Chuto não, mas não sei responder com propriedade. Até onde imagino, o SSD ajuda no tempo de load do aplicativo, já que ele transfere a informaçao 10x mais rápido que um HD normal.

Porém na hora da renderizaçao, ele transforma um vídeo, exigindo processamento de dados, onde o SSD nao faz diferença alguma, já que quem faz isso é a CPU e a GPU em programas específicos como o premiere. Não sei se o tempo de load de um video é demorada, se for, pode aumentar a produtividade colocando o SSD. Em tempo de renderizaçao nao vai fazer diferença.

O encaixe 1151 só aceita a sexta e setima geraçoes, que estão quase com o mesmo preço, compensado assim ir para a setima. Os i7 mais antigos também nao custam menos de 1000 reais.

Compra seu kit parcelado no cartao então, e poe o seu pra vender. O preço do i7 hoje tá igual ao do R5 + placa-mãe B350.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel_Viana Foi o que pensei com base no que vocês comentaram e pelo que já sei de pesquisa. Mais núcleos, mais cache... 

 

Interessante que ta quase no mesmo valor do meu PC quando peguei hahahaha

 

+++EDIT+++

 

Agora vem outra situação que pensei aqui: será que cabe no meu gabinete? rs

Pelo que reparei do kit, é algo bem bacana e maior. 4 slots pra RAM, 2 pra GPU, 6 pra armazenamento... é isso mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rafaelsmelllo Nao vi o seu gabinete, mas a placa é tamanho ATX, padrão mesmo. Qualquer gabinete comum costuma aceitar placas ATX.

Faça seu estudo orçamentário, se puder pegar o R7 então, melhor ainda que o R5. O R7 em benchmarks sintéticos (basicamente o mesmo trabalho de render), é muuuuito melhor que os i7 Kaby Lake, se comparando com os i7 LGA de 5 mil reais, como o i7 6900k.

Ele tem 1 entrada em 16x, a outra em 4x. Mas hoje não compensa mais juntar 2 GPUS, já que existem modelos absurdamente potentes como as GTX 1080 TI, de 3 mil reais.

Agora 6 SATA e 4 slots de RAM é tudo de bom rs.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ian Cabral Provavelmente pegarei esse kit aí então. 

Meu gabinete é esse 

https://www.kabum.com.br/produto/84560/gabinete-onepower-spartacus-caps1-sem-fonte-

 

Meus planos de pegar RAM (16gb) + SSD (120gb) já estava dando por volta de 1.2k

Vou deixar pra pegar em agosto ou setembro então, pois pego à vista... 

 

E tenho outra dúvida, pessoal:

Pegando um KIT como esse, como fica a migração? Plugando tudo, ao ligar, tudo do HD será reconhecido e trabalhará sem problemas ou seria necessário um backup e tal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rafaelsmelllo Backup e formataçao. É perigoso o Windows nem iniciar sem isso, já que os drivers iniciais do sistema vão procurar pelo seu Intel. Mesmo que funcione, dá bug direto.

Mas é simples, tire a placa-mãe e o processador, e seus pentes de memoria. Monte o kit novo, dê o boot no pendrive com o W10 (só use W10 em Ryzen), limpe o HD e instale o Windows e pronto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a todos então que me auxiliaram aí. Acompanhando todas as orientações vejo que iria dar um passo maior que a perna, fazendo um investimento que não iria ser o melhor.

 

Penso em comprar o KIT R7 1700, em seguida SSD e depois RAM. Pode ser que algum desses eu inclua no combo, vai variar do caixa como estará rs

 

Caso alguém tenha uma opinião controversa, tenha algum dos itens citados pra venda ou indique um melhor lugar do que a Pichau pra comprar, aceito opiniões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...