Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gargalo FX8320E + GTX 970 ? Estudando upgrade para Ryzen


Posts recomendados

Bom dia galera.

 

Estou com uma duvida que está me deixando de orelha em pé. 

Meu setup atual

 

FX 8320E Stock

GA-970A -d3p

16GB HiperX Fury 2X8GB 1866 DDR3

4x SSD 120 GB KINGSTON em RAID 0

FONTE AIRSTRIKE AEROCOOL 850W

VGA GTX 970 GALAX EXOC MINI ITX 4GB GDDR5

 

Então minha duvida é a seguinte.  
Comprei esse setup e não me preocupei com gargalo até porque desconhecia, ae comecei a ver vários videos na internet a respeito e vi com relação ao uso de GPU X Uso de CPU. E vi que a GPU tem que está sempre com o uso maior que o da CPU para não ser considerado gargalo. 

Pois bem fiz o teste com varios jogos junto com o msi afterburn + riva tuner e vi que estão equiparados na maioria dos jogos 80 ~85 de cpu e gpu 90 ~99% dando a entender que está a 100% de aproveitamento da GPU. 

porém no GTA V é diferente consigo rodar entre 56 fps a 80fps com uso de GPU por volta dos 65 ou 75% e CPU por volta tambem dos 60% aos 76%.

minha GPU no gta raramente fica a 100% e a CPU tambem não.

Minha Pulga é a seguinte.

Na maioria dos Forums que pesquisei dizem que essa CPU não leva a GTX 970 e eu já estou quase que vendendo esse kit para migrar para o Ryzen 5 1600 ou Core i5 7500 só que um gasto de quase 2K e estou com medo de não valer a pena. tanto pelo preço quanto pelo beneficio. 

E ae galera o que vocês acham ? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@rootslack

GTA V é um jogo CPU-Bound.

Processadores i5 e FX vão sofrer mesmo nesse jogo. Se quer um desempenho limpo, pense em Ryzen 5 ou i7.

Alternativa do FX é fazer OC, já que você está insatisfeito somente com esse jogo. Talvez não compense trocar todo kit por causa de um jogo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rootslack Cara, ta ruim de jogar? ou é só o contador de FPS que não esta a um milhão que esta te incomodando?

 

Faz o seguinte, primeiro, esquece essa historia de gargalo, por variar muito de configuração gráfica e sempre tem algo limitando em um PC, segundo, vai no GTA e coloca os filtros de MSAA em x2 ou x4 que o uso de GPU deve cravar a 100%.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi Apesar disso mesmo ele não usando 100% da minha GPU ainda roda acima dos 60. é mais um incomodo emocional de saber que minha vga não está atigindo os 100% 

 

Ryzen 5 1600 é um bom processador ? ou um 1500x ? 

Segura legal essa VGA ou uma 1080 caso futuramente eu queira. 

adicionado 1 minuto depois

@Atretador  contador de FPS que não esta a um milhão que esta te incomodando! exatamente isso. Reflexo MSAA ta desligado aqui inclusive soube que ele derruba performance. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, rootslack disse:

Apesar disso mesmo ele não usando 100% da minha GPU ainda roda acima dos 60. é mais um incomodo emocional de saber que minha vga não está atigindo os 100% 

Desliga o Afterburner então.. Ou o FRAPS ou qualquer programa que você usa de monitoramento e foque na sua experiência de jogo..

 

Se o jogo tá fluindo legal, o problema não é no PC..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, RS Faria disse:

Desliga o Afterburner então.. Ou o FRAPS ou qualquer programa que você usa de monitoramento e foque na sua experiência de jogo..

 

Se o jogo tá fluindo legal, o problema não é no PC..

kkkkkkkkkk boa resposta. gastar 2000 mil por causa de FPS que seu olho nem vai perceber é *****. mesmo

adicionado 1 minuto depois

@Atretador Eu uso um monitor ultrawyde da lg para jogos RTS  e FPS  a TV 4k@60hz para jogos de ação em terceira pessoa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, rootslack disse:

kkkkkkkkkk boa resposta. gastar 2000 mil por causa de FPS que seu olho nem vai perceber é *****. mesmo

É que eu tenho uma visão particular: se meu PC consegue empurrar um jogo em 60 FPS, numa qualidade legal, eu travo o V-Sync e vou aproveitar o jogo.. Tá que eu não jogo nada muito pesado, como um GTA V, mas não vejo necessidade de forçar o PC a gerar 300 FPS, se meu monitor só suporta 60..

 

O hardware opera mais folgado, gerando menos calor e consumindo menos.. O fato de não estar usando 100%, o tempo todo, e gerando mais de 60 FPS, mostra que seu PC tá sobrando, não faltando.. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...