Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Manutenção de Fonte ATX


New Nerd
Ir à solução Resolvido por BCP,

Posts recomendados

Boa tarde, estou tentando consertar uma fonte mas um transistor torrado está dificultando, não consigo ler a identificação do componente, estourou bem no meio, da pra ver só uma parte do que estava escrito.

Tentei substituir por outro componente semelhante que encontrei na sucata mas não deu certo.

Peço ajuda para identificar o componente, o que dá pra ler é:

C50??S

701

 

tmp_27165-_20170627_140409-1914539689.thumb.JPG.7245068f1486c8f424872b1f67294ed4.JPG

 

Posição na placa:

tmp_27165-sketch-14985825561291038814925.thumb.png.c16f5a945c115fd166b0264889a235dd.png

Testei os componentes próximos e já troquei os ruins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução

As fontes que já vi com essa inicial era o transistor 2SC5027 ou o KSC5027-S, Mas como esse transistor ai tem a aparência de um "BD" a base dele pode estar no lado oposto a do transistor 2SC5027, que é igual a de um "TIP".

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não vai compensar comprar um transistor novo.

Testei alguns transistores que tenho aqui que julguei serem semelhantes ao sugerido 2SC5027, soldei uns 3 diferentes pra ver se pelo menos pegava fogo, mas nem isso :lol:.

Pelo que vi aqui o terminal base do 2SC5027 parece coincidir com circuito, assim como coletor e emissor (se entendi direito).

O transistor deve ser esse mesmo, mas acho que deixei passar alguma coisa, deve haver algum outro componente com defeito...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim, ele não queima sozinho! Geralmente queima o transistorzinho perto dele e alguns resistores...

Não esqueça do diodinho zener ZD1 e verifique os diodos principais de entrada, é muito comum eles queimarem quando esse transistor entra em curto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 29/06/2017 às 23:22, Bcpetronzio disse:

Sim, ele não queima sozinho! Geralmente queima o transistorzinho perto dele e alguns resistores...

Não esqueça do diodinho zener ZD1 e verifique os diodos principais de entrada, é muito comum eles queimarem quando esse transistor entra em curto.

ZD1 apresenta a medida de 0,7V num sentido e 1,6V no outro mas não consigo ler no corpo do componente a  identificação, então não sei se isso pode estar certo. Está apagada a inscrição no componente. O transistor confirmo que é o KSC5027S mesmo, informação reforçada pelo que achei recentemente em um post num fórum russo. Estou tentando substituí-lo pelo C4517.

Preciso agora de uma segunda opinião sobre este ZD1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/10/2017 às 23:45, Bcpetronzio disse:

Teste esse diodinho fora da placa, e verifique se o catodo dele esta diretamente ligado a base do C5027, se sim ele é um diodo de 6,2V.

O catodo de ZD1 está ligado no optoacoplador e embaixo da placa tem um outro zener que está interligando ZD1 e a base do C5027 (catodo na base). Acho que fiz bagunça demais não sei se vai ter jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em fim boas notícias, consegui consertar!

Achei um resistor de 100R que estava dando 30K e troquei ele, não resolveu, tirei até o um dos transformadores pensando que talvez tivesse rompido algum enrolamento, também não; como já tinha testado tudo e não havia defeito em nada troquei pela segunda vez o opto acoplador e RESOLVEU! O primeiro que coloquei estava ruim :eek:.

 

Muito Obrigado@Bcpetronzio @Mestre88!!!

Acho que pode-se encerrar o tópico.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...